Imagem de fundo

“Para uma abordagem histórica do fenômeno nazista, faz-se primordial desvendá-lo não co...

“Para uma abordagem histórica do fenômeno nazista, faz-se primordial desvendá-lo não como uma obra de meia dúzia de endemoninhados; é preciso alcançar a dimensão social de uma experiência originária de sérios embates, fruto da crise por que passava o mundo capitalista.”


(LENHARO, Alcir. Nazismo. O triunfo da vontade. São Paulo: Ática, 1986. p. 11)


Com base nos fundamentos ideológicos e práticas políticas do nazifascismo, assinale a afirmativa correta.


A

O nazifascismo baseava-se exclusivamente no socialismo revolucionário e visava à emancipação da classe trabalhadora.


B

Tanto o nazismo quanto o fascismo rejeitavam o nacionalismo e defendiam uma federação internacional dos povos.


C

O antissemitismo nazista não teve influência política real no regime, sendo apenas um discurso secundário, apesar de suas consequências práticas amenas.


D

O fascismo italiano e o nazismo alemão partilhavam uma lógica autoritária, anticomunista, ultranacionalista e de repressão violenta à dissidência.


E

O fascismo surgiu como um movimento espontâneo das massas camponesas contra o poder burguês liberal, tornando-se uma forma de resistência popular ao imperialismo e ao capitalismo ocidental.