

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Considere o texto a seguir:
A pecuária sempre funcionou, economicamente, de forma integrada à economia do açúcar e do algodão. Além de animal de tiro, o couro servia para o transporte de açúcar (os pães de açúcar de couro) e os “surrões” para o transporte de algodão descendo o Parnaíba, ou o Itapecuru.
(Adaptado de: MARCONDES, R. L. e FALCI, M. B. Escravidão e reprodução no Piauí: Oeiras é Teresina Ribeirão Preto: FEA-USP, 20, p. 6)
O papel da pecuária piauiense, durante o período colonial
representava uma atividade secundária na província e na região, uma vez que a economia estava concentrada na produção agrícola e aurífera.
competia com outros produtos cultivados no sistema de plantation, muito mais rentáveis por utilizarem mão de obra escrava.
possuía um claro viés de exportação para o mercado europeu, uma vez que estava atrelada a produtos com esse fim e muito lucrativos.
tinha um vínculo estreito com as demandas da economia local e com as necessidades do mercado em nível regional e nacional.
estava condicionada à proximidade do litoral, uma vez que era motivada pela necessidade de transporte de mercadorias.