

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
“Após uma marcha de doze dias rumo às fronteiras do norte do Ceará, chegam ao riacho Corrente. Ali o senhor (...) teve notícias um ataque indígena à fazenda Lages, nas proximidades de Piracuruca, onde foram mortas 14 ou 15 pessoas e fizeram muitos estragos (...) a informação levou a tropa a mudar de direção. (...) O inimigo foi alcançado cinco dias depois e nele se fez bastante estrago. Este novo choque se deu nas proximidades do que lhe deram o nome de Batalha.
(Adaptado de FILHO,1997)
O trecho acima conta a história da origem do município de Batalha – PI. Qual o nome do personagem histórico que liderou esse ataque contra os nativos Alongases?
Francisco Dias D’Ávila.
Bernardo Carvalho de Aguiar.
Nicolau de Rezende.
Vidal Afonso Sertão.
Domigos Afonso Mafrense.