Imagem de fundo

A crise do século III d.C. no Império Romano foi um...

A crise do século III d.C. no Império Romano foi um fenômeno multifatorial que alterou as estruturas da Antiguidade Tardia. Um dos eventos jurídicos mais significativos desse período foi a promulgação da Constitutio Antoniniana (212 d.C.). O objetivo primordial desse édito foi:


A

Instituir o Cristianismo como religião oficial para pacificar as revoltas camponesas na Gália e na Britânia.


B

Ampliar a base de arrecadação tributária, ao conceder cidadania romana a quase todos os habitantes livres do Império, visando sustentar os crescentes gastos militares.


C

Abolir a escravidão por dívidas, substituindo-a pelo sistema de colonato de forma imediata em todas as províncias senatoriais.


D

Reestruturar a administração das províncias sob o modelo da Tetrarquia, dividindo o poder entre dois Augustos e dois Césares.