Imagem de fundo

“A Igreja bem cedo estabeleceu um compromisso entre...

“A Igreja bem cedo estabeleceu um compromisso entre escravidão e cristianismo, encontrando na tradição ocidental os argumentos para justificar a escravidão de negros”. (COSTA, Emília Viotti da, 1999). Refletindo sobre esse contexto, analise as afirmativas e marque a resposta correta.

I. Durante o período colonial, a guerra justa foi o instrumento necessário para legitimar a escravidão daqueles que se opunham ao cristianismo.

II. Em um mundo governado pela providência divina, onde era sagrada a hierarquização social, os negros deviam aceitar a sua condição de escravos.

III. A Igreja recomendava que os senhores castigassem severamente seus escravos, para que eles fossem purificados das transgressões cometidas tanto no passado quanto no presente.


A
somente I está correta

B
somente II está correta

C
somente III está correta

D
somente I e II estão corretas

E
somente II e III estão corretas