Questões de Concurso sobre Amazonas - AM

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
79 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Em 23 de julho de 1924 eclodiu um movimento militar com a finalidade de depor o governo do Estado do Amazonas.


As afirmativas a seguir caracterizam corretamente a “Rebelião de 1924”, à exceção de uma. Assinale-a.


A

A rebelião foi causada pela desestruturação dos seringais e das casas aviadoras de Manaus e Belém promovida pela legislação fundiária dos interventores.


B

O levante foi liderado pelo Tenente Alfredo Augusto Ribeiro Júnior e contou com a participação de outros capitães e tenentes, originários do sul e do nordeste do Brasil.


C

As lideranças apresentavam propostas antioligárquicas, como o saneamento dos salários atrasados por meio da cobrança de um imposto denominado “Tributo da Redenção”.


D

Os revoltosos exigiam o afastamento do grupo político do governador Rego Monteiro, sendo apoiados pelo funcionalismo público e pelos oposicionistas a esse governo.


E

A “Comuna de Manaus” foi sufocada por forças militares federais vindas de Belém, após um mês de seu início, aproximadamente.

As missões desempenharam um papel importante na ocupação territorial do vale amazônico durante o período colonial, mas as disputas entre elas exigiram uma intervenção da Coroa que, mediante cartas régias, fixou as áreas de atuação das principais ordens.


Assinale a afirmativa que relaciona corretamente a ordem religiosa à região em que atuou predominantemente.


A

Os mercedários instalaram aldeias missionárias no Baixo Amazonas, tendo como centro Gurupá.


B

Os capuchinhos ficaram com as missões do Urubu, Anibá, Uatumã e trechos do Baixo Amazonas.


C

Os carmelitas criaram fundaram missões e fazendas ao longo dos territórios dos rios Negro e Solimões.


D

Os jesuítas criaram as missões no “Cabo do Norte” (atual Amapá), instalando aldeamentos em Marajó e Norte do Rio Amazonas.


E

Os franciscanos de Santo Antônio ficaram com o sul do rio Amazonas até a fronteira com as possessões espanholas, abrangendo os rios Tocantins, Xingu e Madeira.

A chamada “Comuna de Manaus” fez parte da sequência de levantes tenentistas ocorridos no Brasil, entre os anos de 1920- 1930.


Sobre esse movimento, assinale a afirmativa correta.


A

Ocorreu durante o governo de Arthur Bernardes, sob a liderança do tenente Alfredo Augusto Ribeiro Júnior.


B

Diferenciou-se do tenentismo paulista por apoiar a manutenção das oligarquias ruralistas no poder.


C

Favoreceu-se com a retomada da expansão gomífera, que fortaleceu a elite local contra o governo federal.


D

Foi apoiado pela Polícia Militar e pelos representantes do judiciário local que ajudaram na tomada de Manaus.


E

Estendeu-se à região de Óbidos, no Pará, onde pretendia juntar-se à chegada dos rebeldes da Coluna Prestes.

Localizada à margem ______, Manaus teve origem em um pequeno arraial formado em torno da ______, criada para guarnecer a região de possíveis investidas dos inimigos, em 1669. Durante 114 anos, o forte manteve suas atividades de defesa da região (adaptado de AMAZONAS, 2022).


Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.


A

esquerda do rio Negro / Fortaleza de São José do Rio Negro


B

direita do rio Negro / Forte de São Marcelo


C

esquerda do rio Madeira / Real Forte Príncipe da Beira


D

direita do rio Madeira / Forte São Marcelo

Entre 1879 e 1912, durante o chamado ciclo da borracha, a cidade de Belém viveu seu primeiro grande surto de crescimento.


As reformas


A

modernizaram o núcleo urbano, com construções como o Theatro da Paz e o Mercado Municipal Adolpho Lisboa, cuja estrutura em ferro fundido foi projetada por Gustave Eiffel.


B

planejaram a acolhida de levas de imigrantes vindos de diversos países, com a criação da Hospedaria do Imigrante e o financiamento de moradias populares no centro urbano.


C

incluíram a arborização da cidade e o serviço de viação urbana por bondes elétricos, além de alargamento das ruas, construção de longas avenidas e de praças suntuosas.


D

conferiram prestígio aos barões da borracha, os quais construíam suas residências inspirados no Art Nouveau, com base nos ideais e na gramática formal greco-romanos.


E

fizeram de Belém a “metrópole da Amazônia”, uma cidade europeizada construída ao redor do centro histórico, restaurado para lembrar o passado colonial e imperial.

De acordo com o Decreto-Lei nº 288 de 1967, instituído para regular a Zona Franca de Manaus (ZFM), eram atribuições da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) as a seguir listadas, à exceção de uma. Assinale-a.


A

Aplicar e controlar os incentivos fiscais da área da ZFM como a suspensão do imposto de importação e sobre produtos industrializados, entre outros.


B

Aprovar os projetos para produção, beneficiamento ou industrialização de mercadorias que pretendam gozar dos benefícios fiscais.


C

Sugerir à Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e a outras autoridades pública as providências que julgar necessárias ao desenvolvimento da ZFM.


D

Elaborar e revisar o Plano Diretor Plurienal da ZFM, de maneira direta ou por meio de convênio com outras entidades.


E

Reprimir o contrabando internacional, exercendo a vigilância para impedir a saída de mercadorias da ZFM sem a autorização legal expedida pelas autoridades competentes.

Em Manaus, em 1954, é criado o Clube da Madrugada que produziu iniciativas como a Poesia de Muro, cujo Poema-slogan, criado por Aluísio Sampaio, é lançado em 1966:


FALA O HOMEM

PARA O MURO

FALA O MURO

PARA O HOMEM


(Poema-Slogan, in O Jornal, Suplemento Madrugada, 04.09.1966)


A respeito do Clube da Madrugada e do seu projeto literário Poesia de Muro, assinale a afirmativa correta.


A

É um movimento político libertário, protagonizado por escritores populares sem formação acadêmica.


B

Parte da necessidade de conduzir a poesia às ruas, ao povo, como fazia-se com o teatro, as artes plásticas e a música.


C

Valoriza o folclore regional e a tradição muralista e ceramista indígena, como a produzida pela cultura marajoara.


D

Resulta dos desdobramentos modernistas em âmbito regional, superando o paradigma da poesia concreta.


E

Segue a estrutura em sonetos alexandrinos no plano formal, em consonância com as vanguardas do resto do país.

A respeito do programa Zona Franca de Manaus (ZFM), estabelecido pelo Decreto-Lei 288/1967, analise as afirmativas a seguir.


I. Permitiu a construção de um parque industrial na região concentrado nos setores de televisão, informática, celulares motocicletas e eletrodomésticos, entre outros.

II. Contribuiu para o aumento de renda per capita do Amazonas e para um significativo afluxo demográfico para Manaus.

III. É administrado pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), órgão vinculado ao Ministério da Ciência e da Tecnologia.

IV. Compreende dois polos econômicos, o industrial e o tecnológico, dos quais o primeiro teve maior ascensão até o final de 1980, quando o Brasil adotava o regime de economia fechada.


Está correto o que se afirma em


A

I, II e III, apenas.


B

II, III e IV, apenas.


C

I e II, apenas.


D

III e IV, apenas.


E

I, II, III e IV.

A respeito da Zona Franca de Manaus (ZFM), analise as afirmativas a seguir e assinale V para a verdadeira e F para a falsa.


( ) A ZFM originou-se como uma política pública de orientação desenvolvimentista, tendo sido idealizada ainda nos anos 1950 e implementada em 1967, no governo militar.

( ) A partir da década de 1990, com a liberalização da economia e a ascensão dos Tigres Asiáticos, a ZFM passou a permitir a participação de capital estrangeiro, japonês, no Polo Industrial de Manaus.

( ) A partir da crise de 2008, com a retomada do protecionismo global, a ZFM voltou a atuar predominantemente no comércio e se tornou um polo de importação de produtos eletrônicos.


Assinale a opção que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


A

V – V – F.


B

V – F – V.


C

F – V – V.


D

V – F – F.


E

F – V – F.

O surgimento do Clube da Madrugada em Manaus (1954) coincidiu com o desejo de renovação estética vivida por um grupo de poetas, escritores, intelectuais e artistas plásticos que desejava mudar a situação de isolamento cultural em função de dificuldades econômicas e geográficas.


As iniciativas listadas a seguir caracterizam corretamente o Clube da Madrugada (1954-1972) como um movimento artístico e literário modernista do século XX, à exceção de uma. Assinale-a.


A

A intervenção na imprensa, através de publicação em periódicos e da criação de uma revista literária, para divulgar a atuação artística do grupo.


B

A boemia, como característica do Clube, marcou sua relação tanto com a política revolucionária quanto com a arte de vanguarda do período.


C

A realização de exposições e feiras de artes plásticas ao ar livre, em praças e outros espaços públicos, para aproximar o grande público da arte.


D

A oposição a qualquer espaço institucional para a arte, sobretudo à pinacoteca do Estado do Amazonas, vista como o baluarte da pintura neoclássica.


E

A organização de debates e conferências para divulgar a ideologia predominante do grupo, de caráter libertária.

Leia o trecho a seguir sobre uma das expedições europeias de conquista da Amazônia.


“As notícias que chegaram a Lima, através dos sobreviventes da expedição de 1545-1546 de Orellana, reavivaram no Peru a crença já existente de países fabulosamente ricos perdidos nas florestas equatoriais: o El Dorado, o Lago de Paititi, a Gran Omagua, o País das Esmeraldas. Nos anos seguintes, diversas expedições percorreram a vertente oriental dos Andes na procura inútil dessa miragem; a mais famosa, não pelo resultado, mas pelos dramas humanos que envolveu, foi a que desceu o Marañón e todo o Amazonas até o Atlântico, em 1560-61.”


(Adaptado de SANTOS, Francisco Jorge dos. História Geral da Amazônia, Editora MemVavMem, 2007, p. 37.)


Assinale a opção que identifica corretamente quem protagonizou a expedição “mais famosa” descrita no texto.


A

Pedro Teixeira.


B

Gonzalo Pizarro.


C

Vincente Pinzón.


D

Francisco de Orellana.


E

Pedro de Ursúa e Lope de Aguirre.

Partindo de São Luís do Maranhão, em dezembro de 1615, o capitão Francisco Caldeira Castelo Branco, liderou uma expedição dirigida à foz do rio Amazonas.


As afirmativas a seguir descrevem corretamente objetivos dessa expedição, à exceção de uma. Assinale-a.


A

Estabelecer uma fortificação que denominaram de Forte do Presépio, na região batizada de Feliz Lusitânia.


B

Constituir uma base para a penetração e ocupação do território que ficava a oeste do Forte do Presépio.


C

Expulsar eventuais estrangeiros, franceses, holandeses ou ingleses, que se tivessem estabelecido no Pará.


D

Erguer um forte que delimitasse a posse territorial lusa contra as reivindicações da Espanha no Amazonas.


E

Consolidar a presença ibérica na foz do Amazonas, ameaçada pela presença dos franceses em São Luís.

Pelo Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494, a região Amazônica não pertencia a Portugal. Mas desde o início do século XVII, no entanto, passou a ser alvo de incursões portuguesas. As disputas só se encerraram com a assinatura do Tratado de Madri, em 1750, que deu a Portugal a posse definitiva da região (adaptado de IBGE, 2022). Assinale a alternativa correspondente ao país que dominou a região Amazônica nos séculos XVI e XVII, de forma correta.


A

Rússia


B

França


C

Inglaterra


D

Espanha

Avalie se, a respeito da decadência da economia gomífera, pode-se afirmar que:


I. o declínio dos preços internacionais da borracha deveu-se à produção asiática que, pós 1910, aumentou de forma expressiva, tornando-se forte concorrente da produção amazônica e acarretando queda nas exportações.

II. a produção na Ásia foi feita com mudas brasileiras tecnicamente melhoradas, sobre as quais foi aplicado o modelo extrativista amazônico, que, em função do clima asiático, alcançou maior produtividade.

III. para enfrentar a crise, o governo central buscou promover a ocupação do espaço amazônico com a imigração da população e com investimentos, inclusive estrangeiros, como de Henry Ford para a Fordlândia, no Pará.


Está correto o que se afirma em


A

I, apenas.


B

II, apenas.


C

I e III, apenas.


D

II e III, apenas.


E

I, II e III.

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma.


( ) O processo de ocupação da região amazônica tem, a partir de meados do século XVII, predominância do domínio português em detrimento principalmente de holandeses e franceses.

( ) Ao lado da ocupação militar, as missões religiosas foram fundamentais para consagrar a presença portuguesa na região amazônica a partir do século XVII.

( ) As incursões de caça aos indígenas e a colheita de drogas do sertão foram empecilhos poderosos para retardar o processo de ocupação do interior do Maranhão e do Pará.

( ) A região amazônica passou a ser preocupação de uma política colonial mais bem definida, especialmente no que tange à sua produtividade, com a Reforma Pombalina em meados do século XVIII.

( ) A implantação de capitanias privadas a partir do século XVIII foi um fator que transformou o processo de ocupação da região amazônica, especialmente por se opor ao surgimento de vilas no território.


A sequência correta está apresentada em


A

V, V, F, V, V.


B

F, F, V, F, V.


C

F, V, V, V, F.


D

V, V, F, V, F.


E

V, F, F, F, V.

Leia o trecho da entrevista do escritor manauense Márcio Souza comentando um trecho de seu História da Amazônia (2019):


“Um movimento de veículos de toda a sorte, um vaivém contínuo, que parecia mais um grande centro europeu do que uma cidade tropical”, disse um viajante europeu sobre a Belém do fim do século 19. “A mais refinada das civilizações chegou até o rio Negro”, teria afirmado outro, em referência ao Teatro Amazonas, erguido em Manaus. Entre 1870 e 1910, o extrativismo da borracha trouxe prosperidade e europeização para as grandes cidades amazônicas. Algo, obviamente, desfrutado apenas por uma minoria. Por debaixo da opulência, se encontrava “a mais criminosa organização do trabalho que ainda engendrou o mais desaçamado egoísmo”, conforme a descrição de Euclides da Cunha das condições dos seringueiros em ‘À Margem da História’, citado em ‘História da Amazônia’.”


(https://www.nexojornal.com.br)


Assinale a afirmativa que interpreta corretamente os impactos do desenvolvimento da economia gomífera indicados no texto.


A

O auge da borracha atraiu massas de trabalhadores, impactando o sistema rodoviário de Belém e Manaus.


B

O sistema de trabalho nos seringais era similar ao das indústrias europeias, com longas jornadas e baixos salários.


C

Os seringueiros estavam à margem da história, pois não se beneficiavam com o progresso industrial de Belém e Manaus.


D

A exportação do látex amazônico custeou o embelezamento urbano de Manaus, transformada em “Miami brasileira”.


E

A prosperidade da borracha permitiu reestruturar em estilo europeu as principais cidades da Amazônia.

“Em meados do Século XVIII, com a inversão de posições das principais capitanias, o Pará passou a ser a "cabeça" do Estado do Grão-Pará e Maranhão. Esse processo foi acompanhado pela transferência de sede da nova unidade administrativa, dependente de Lisboa, da cidade de São Luís para a de Belém, e pela posse de Francisco Xavier de Mendonça Furtado como governador e capitão-general. Iniciava-se, assim, uma fase de retomada da colonização amazônica.”


(Adaptado de SANTOS, F. Vilaça dos, O "paraíso na terra" ou o Estado do Grão-Pará na segunda metade do século XVIII, in historiacolonial.arquivonacional.gov.br.)


Entre as características dessa “retomada da colonização amazônica” consta


A

a afirmação da soberania portuguesa em relação aos domínios anglo-holandeses na definição dos limites com a Guiana Inglesa.


B

o reforço da economia mercantilista com a criação da Companhia Geral de Comércio do Grão-Pará e Maranhão, responsável pelo abastecimento de escravos africanos.


C

a redefinição dos limites entre os territórios portugueses e espanhóis, com base em princípios étnicos e linguísticos adotados no Tratado de Madri.


D

o cancelamento das leis de liberdade dos índios defendidas pelos jesuítas em 1755, mediante as quais reivindicavam o controle exclusivo sobre os indígenas.


E

a determinação de que todos os índios que viviam nas vilas, cidades e aldeias coloniais deviam ser excluídos dos “Corpos de Milícias”, para evitar armar possíveis rebeldes.

A respeito da história do Amazonas, no contexto do sistema econômico, político e cultural brasileiro:


A

A Getúlio Vargas deve-se não apenas a primeira tentativa organizada de valorização regional da Amazônia, mas a definitiva consolidação militar e diplomática da soberania de Portugal sobre a área.


B

A “mexicanização da Amazônia” é conjuração em marcha, que vem desde o célebre Estatuto da Hileia Amazônica e desemboca em fatos recentes, os quais traduzem sintomas de traição nacional e corrosão da unidade de nosso povo.


C

Sob o lema latino In universa scientia veritas, o doutor Eulálio Gomes da Silva Chaves fundou, em 1922, a Escola Universitária Livre de Manaus, embrião da futura Universidade Federal do Amazonas.


D

No Século XIX, dois acontecimentos indicavam novos tempos para a economia do Amazonas; o primeiro, a abertura dos portos para todas as nações amigas, em 1847, e o segundo, relacionado ao primeiro, a criação da Companhia de Navegação e Comércio do Amazonas, por iniciativa do Barão de Mauá, em 1867.


E

Em 1839, com a descoberta por Goodyear, nos Estados Unidos, da vulcanização, viabilizou-se o desenvolvimento da indústria indígena dos sapatos impermeáveis, das bolas e das seringas, reveladoras das múltiplas utilidades e aplicações do precioso látex.

Em relação à história da região amazônica,


A

o Foro do Forte de São José da Barra do Rio Nero, atual Manaus, foi fundado pelo padre Francisco Gonçalves, religioso que se notabilizou pela oposição à escravidão dos indígenas.


B

a Província do Rio Negro, que politicamente definia o território que hoje compreende o Estado do Amazonas, não foi afetada pela Cabanagem, movimento político de caráter revolucionário que ocorreu durante o período de Regência no Império do Brasil, restringindo-se sua atividade à Província do Grão-Pará.


C

o Estado do Grão-Pará e Rio Negro foi incorporado ao território brasileiro no Século XVI, por conta do Tratado de Madrid, diante do processo de restauração da Monarquia Portuguesa.


D

ao tempo da Independência, em 7 de setembro de 1822, o Estado do Grão-Pará e Rio Negro constituía colônia portuguesa separada do Brasil, que permaneceria na condição de colônia até o final do período de Regência, em 1848, momento no qual passou a integrar politicamente o território do Império do Brasil.


E

a Cabanagem, movimento definido como uma guerra de libertação nacional, custou mais de trinta mil vidas, o que representava um quinto da população da região amazônica no período.

Márcio Souza, em seu livro História da Amazônia, afirma que


A

Felipe Patroni, editor do jornal O Paraense, foi o principal líder favorável à manutenção do colonialismo português no Estado do Grão-Pará e Rio Negro.


B

a emancipação dos escravos na cidade de Manaus foi proclamada em 24 de maio de 1884 e em todo o território da província do Amazonas, no dia 10 de julho de 1884.


C

a abolição da escravatura dos negros e dos índios no território amazonense ocorreu ao mesmo tempo que no resto do Império do Brasil, em 13 de maio de 1888, por força da Lei Áurea.


D

o movimento abolicionista amazonense foi duramente reprimido por forças militares lideradas pelo Presidente da Província, Theodureto Carlos de Faria Souto, que, por sua vez, somente reconhece a vigência da Lei Áurea em setembro de 1889.


E

o Amazonas foi alçado à categoria de Província autônoma em 1824, por força da Constituição Imperial de 1824.

   
Gerar simulado