Questões de Concurso sobre Florianópolis - SC

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
11 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A cidade de Florianópolis, atual capital de Santa Catarina, passou por diversas transformações históricas desde a colonização portuguesa. Originalmente chamada de Desterro, a cidade foi rebatizada após um episódio marcante da política nacional. Sobre a mudança do nome da capital catarinense, é correto afirmar que:


A

A cidade recebeu o nome de Florianópolis em referência ao presidente Floriano Peixoto, após a repressão violenta a uma revolta ocorrida no local.


B

A mudança ocorreu em apoio à Revolta da Armada, que defendia a autonomia da província de Santa Catarina.


C

O nome original da cidade era São José de Todos os Anjos, alterado por motivos religiosos após a Proclamação da República.


D

O nome Florianópolis foi adotado em homenagem ao imperador Dom Pedro II, após a visita imperial à cidade.

A criação do município de Itajaí se deu quando, em abril de 1859, a então chamada Freguesia de Itajaí foi desmembrada da cidade de:


A

Florianópolis.


B

Chapecó.


C

Blumenau.


D

Porto Belo.

Bombinhas é um município localizado no litoral centro-norte de Santa Catarina. Isso posto, analise as afirmativas a seguir:


I. Bombinhas é uma península que avança para o Oceano Atlântico.

II. Os colonizadores da região foram povos indígenas e, mais tarde, açorianos.

III. As principais atividades econômicas de Bombinhas são o turismo, a pesca artesanal e a maricultura (criação de mariscos e ostras).


É correto o que se afirma em:


A

I, II e III.


B

I, apenas.


C

III, apenas.


D

II e III, apenas.


E

II, apenas.

Florianópolis, a capital de Santa Catarina, possui um legado histórico que remonta à época colonial. Inicialmente chamada de Nossa Senhora do Desterro, a cidade passou a se chamar Florianópolis em 1894. Qual evento motivou a mudança de nome?


A

A construção da Ponte Hercílio Luz.


B

A chegada dos primeiros imigrantes alemães.


C

A visita do imperador Dom Pedro II à cidade.


D

A homenagem ao presidente Floriano Peixoto, após a Revolução Federalista.

Analise as afirmativas abaixo de acordo com as Considerações sobre prática no Componente Curricular de História apresentadas na Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016).


1. O professor é aquele que transforma o currículo formal – oficial – no currículo real, e assim questiona o outro, e a partir disso, o transforma.

2. Seu papel de incentivador na transformação do estudante em agente de seu conhecimento auxilia esse mesmo estudante a pensar historicamente o mundo sociocultural que habita.

3. Considera-se como modelo ideal, aquele professor e pesquisador eficaz que investe na formação de pessoas críticas e libertas de preconceitos de ordem étnica, econômica, cultural e de gênero.

4. Em busca de um conhecimento significativo para o estudante, visualiza-se a relação com a realidade sócio-histórica em que ele se encontra, trazendo tais elementos para a apropriação do conhecimento histórico.

5. Compreender o ensino de História numa perspectiva de pensamento crítico é conceber a sala de aula como um lugar onde o estudante possa participar, criar e criticar.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.


A

São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.


B

São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.


C

São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.


D

São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 4 e 5.


E

São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.

Ao que compete às Diretrizes Curriculares para a Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis - SC (2015), analise as afirmações a seguir e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__)Na organização de novos tempos e experiências educativas, os grupos geracionais têm um espaço de aprendizados assegurado, por isso a hierarquização entre as gerações é necessária. Entende-se que todo ser humano no interior de um dado grupo geracional tem competências à aprendizagem.

(__)Um trabalho pedagógico que toma a problematização como ponto de partida enriquece as experiências e permite aos estudantes atribuírem sentido aos conhecimentos e produtos culturais. Nesse sentido, os núcleos de ação pedagógica devem ser contemplados de modo fragmentado para, no fim, permitir uma abordagem global dos seus processos de aprendizagem.

(__)A instituição-comunidade tem se revelado central, dado o papel das instituições educacionais na organização social contemporânea. Esse elemento relacional pode consolidar a proposta de educação omnilateral. Nesse sentido, tal pressuposto amplia a ideia de prática pedagógica, além de reforçar o educar e o cuidar como indissociáveis.

Assinale a alternativa com a sequência correta:


A

F − V − F.


B

F − F − V.


C

V − F − V.


D

V − F − F.


E

V − V − F.

A renda de bilro é atividade exercida em Florianópolis desde o século XVII. Os bilros sendo pequenas bobinas de madeira, manejados aos pares pelas rendeiras em movimento rotativo.


(IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. http://portal.iphan.gov.br/noticias. Adaptado.)


A origem dessa prática cultural é


A

angolana.


B

nigeriana.


C

açoriana.


D

francesa.


E

tupinambá.

Ano: 2021
Prova: FURB - Prefeitura - Professor de Artes - 2021

O Mercado Público de Florianópolis é um patrimônio artístico, histórico e arquitetônico da Ilha de Santa Catarina. Seu prédio se destaca entre as principais construções do estado que carregam a marca da:


A

Arquitetura açoriana.


B

Concepção cubista.


C

Influência indígena.


D

Tecnologia chinesa.


E

Cultura popular.

Analise o texto abaixo.


Sílvio Coelho dos Santos, antropólogo com estudos relevantes sobre os povos indígenas de Santa Catarina, afirma que os primeiros europeus que aportaram no litoral foram recebidos amistosamente pelos habitantes da Ilha de Santa Catarina, os .................................

Porém, as atitudes dos visitantes revelam violência como raptos, ...................................., e escravização. A violência foi tal, que no século seguinte não havia mais índios na Ilha.


Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.


A

Tupi • furtos de alimentos


B

Carijó • abuso sexual das mulheres


C

Bugres • destruição de áreas da caça


D

Kaingang • deportação dos homens


E

Xokleng • assassinatos em massa

O município de Palhoça está localizado na região da Grande Florianópolis. Assinale a alternativa INCORRETA no que diz respeito ao referido município:


A

Os costumes folclóricos mais praticados em Palhoça são: Bandeira do Divino, Festa do Divino Espírito Santo, Boi-de-mamão, Pau-de-fitas, Terno-de-reis e o Pão-por-Deus.


B

Os primeiros colonizadores a chegarem à Palhoça foram os espanhóis, que se estabeleceram na Enseada de Brito e de lá espalharam-se pelas redondezas.


C

Abriga o acesso à área aberta à visitação do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.


D

Com forte potencial turístico, Palhoça é famosa principalmente entre os surfistas, por causa da praia da Guarda do Embaú.

Analise o texto abaixo:

O grupo indígena conhecido como Carijó chamava a capital dos catarinense de ___________________. Na segunda metade do século XVII, o bandeirante vicentista ___________________ tentou povoar o mesmo local, onde fundou a vila de Nossa Senhora do Desterro.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.


A
Jurerê-Mirim • Sebastião Caboto.

B
Ilha dos Patos • Nuno Manoel

C
Meimbipe • Dias Velho

D

Ilha de Santa Catarina • Agostinho da Trindade


E
Terra dos Papagaios • José da Silva Paes
 
 
Gerar simulado