Questões de Concurso sobre História do Brasil

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
9.552 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Quando ocorre a emancipação político-administrativa de um município, um distrito deixa de estar subordinado ao município de origem, tornando-se um novo município com total independência. Isso ocorreu com o município de Pinhais, que se emancipou de


A

Piraquara.


B

Colombo.


C

Curitiba.


D

São José dos Pinhais.


E

Quatro Barras.

“Música e dança típica de Mato Grosso. Do modo como é apresentado hoje é uma das mais importantes expressões culturais do estado. Teve origem à época dos jesuítas, quando era executado dentro das igrejas. Mais tarde, após a vinda de outras ordens religiosas, caiu na marginalidade e ruralizou-se” (GOVERNO DE MATO GROSSO, 2022).


Assinale a alternativa que apresenta o nome da manifestação cultural citada no texto, de forma correta.


A

Cururu


B

Frevo


C

Carimbó


D

Maracatu

A Constituição Federal de 1988 ficou conhecida como Constituição Cidadã em razão do amplo debate que envolveu não apenas o Congresso Nacional, mas amplos setores da sociedade civil, contrastando com o período anterior.


C

Certo


E

Errado

“Após a Proclamação da República, em 1889, uma nova bandeira foi criada para representar as conquistas e o momento histórico para o país. Projetada por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, com desenho de Décio Vilares, foi inspirada na Bandeira do Império, desenhada pelo pintor francês Jean Baptiste Debret.”


(Disponível em: https://www.gov.br/planalto.)


Sobre as disposições das cores da Bandeira do Brasil, assinale a alternativa INCORRETA.


A

Esfera azul celeste.


B

Quadrilátero verde e amarelo.


C

Losango amarelo em campo verde.


D

Zona branca, em meio à esfera azul, em sentido oblíquo e descendente da esquerda para a direita.

A construção da nova capital teve início em 1956, no comando do presidente ______. Com a criação da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (NOVACAP) e o projeto de lei 2.874, o governo lançou o edital do Concurso Público para a construção do Plano Piloto. ______ foi o vencedor do projeto urbanístico e ______ o autor dos principais projetos arquitetônicos da cidade. No dia 21 de abril de 1960, a estrutura básica da cidade está edificada e Brasília então é inaugurada (adaptado de IBGE, 2022).

-

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.


A

Juscelino Kubitschek / Paulo Mendes Rocha / Oscar Niemeyer


B

Getúlio Vargas / Lúcio Costa / Carlos Motta


C

Juscelino Kubitschek / Lúcio Costa / Oscar Niemeyer


D

Getúlio Vargas / Paulo Mendes Rocha / Carlos Motta

   
Gerar simulado