

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Quem foi o primeiro presidente do Brasil?
Rainha Elizabeth.
Bill Clinton.
Luiz Inácio Lula da Silva.
Deodoro da Fonseca.
A ocupação das terras do atual município de Bom Jardim/RJ está diretamente ligada à ocupação das terras auríferas de Cantagalo/RJ. Os municípios da região tiveram a colonização influenciada por descendentes de:
Suecos, italianos, portugueses, alemães e turcos.
Libaneses, franceses, suecos, italianos e portugueses.
Alemães, suíços, franceses, portugueses e libaneses.
Portugueses, turcos, espanhóis, suíços e alemães.
Entrelaçando a história do Brasil, da região sul e do estado de Santa Catarina, consta a ocorrência de um dos conflitos armados mais expressivos do país. Qual das opções abaixo cita esse conflito?
Revolta da Chibata.
Revolta de Canudos.
Revolução Farroupilha.
Guerra dos Mascates.
No que relata a história de Belmonte-SC até a ano de 1947, já havia algumas famílias que habitavam o território do município. Das alternativas abaixos qual a única NÃO se trata de umas dessas famílias relatadas na história de Belmonte-SC pelo contexto acima:
Piaseski.
Wronski.
Niewinski.
González.
Originário da Colônia Santo Ângelo, de imigração alemã, instalada em 1857, o Município de Agudo nasceu de um movimento instaurado em 1957. A sua emancipação ocorreu em 16 de fevereiro de 1959. O território, de 536 km², foi desmembrado a partir de:
Caçapava do Sul e Cachoeira do Sul.
Cachoeira do Sul e Sobradinho.
Restinga Sêca e Salto do Jacuí.
Salto do Jacuí e Santa Maria.
Santa Maria e Sobradinho.
Analise as assertivas abaixo, considerando o processo histórico a respeito da história do munícipio de Três Passos e sua configuração:
I. Em 1879, foi iniciado o processo do “ente” municipal a partir da criação da Colônia Militar do Alto Uruguai.
II. Faz parte da configuração histórica municipal a criação de um mecanismo de defesa pelo Império Brasileiro com objetivo de conter o interesse que os argentinos possuíam pela região.
III. A criação do munícipio foi efetivada no cenário da Segunda Guerra Mundial.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas I e III.
Apenas II e III.
I, II e III.
A participação dos negros nas tropas republicanas trouxe uma reposta do próprio “ente” republicano, no ano de 1838, em que os imperialistas propuseram:
Criar a lei da “Chibatada”, delimitando o uso a todos os escravos rebeldes e perigosos que infringissem a lei.
Liberar todos os escravos que tivessem causando perigo ao império.
Criar um sistema de conduta, um conjunto de regras e normas com a presença de negros nas análises internas.
Criar um processo baseado em um código de virtudes e participação social para liberação das cartas de alforrias.
Liberar todos os escravos que pagassem um valor ao império e aos proprietários de engenhos.
Farroupilha é um município localizado na região metropolitana da Serra Gaúcha e considerado o berço da imigração italiana no estado. A cidade conta com diversos símbolos que representam sua história, como a bandeira e o brasão municipais. A bandeira de Farroupilha possui:
Cores verde, vermelho e amarelo em diagonal e um círculo branco no centro com o brasão da cidade, no qual aparece um cacho de uva.
Cores verde, vermelho e amarelo em diagonal e um círculo branco no centro com o brasão da cidade, no qual aparecem três cachos de uva.
Cores verde, vermelho e amarelo em vertical e um círculo branco no centro com o brasão da cidade, no qual aparecem quatro cachos de uva.
Cores verde, vermelho e amarelo em horizontal e um círculo branco no centro com o brasão da cidade, no qual aparecem dois cachos de uva.
Cores verde, vermelho e amarelo em vertical e um círculo branco no centro com o brasão da cidade, no qual aparece um cacho de uva.
No que se refere à história e geografia do Município de Braga, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A Lei de Criação do município de Braga é de 15 de dezembro de 1965. Porém, somente em 08 de maio de 1966 se deu a sua instalação oficial – data que consta no brasão do município.
( ) De acordo com o IBGE, o território de Braga é classificado pelo bioma Mata Atlântica.
( ) Os primeiros colonizadores viviam da exploração da erva-mate, que era abundante na região, e também cultivavam pequenas lavouras de milho, feijão e mandioca.
( ) A exploração de madeira foi decisiva para o desenvolvimento do município, que transportava a matéria-prima para outras regiões em balsas pelo Rio Turvo, o que, por outro lado, contribuiu para o crescente desaparecimento das florestas.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
V – V – V – F.
V – V – V – V.
V – F – V – F.
F – V – F – V.
F – F – F – V.
A cartografia do norte do atual estado do Amapá configurou-se no decorrer de séculos de litígio territorial entre franceses e portugueses.
A respeito das disputas relativas à formação da fronteira franco-brasileira, é correto afirmar que
o tratado de Utrecht, assinado entre Portugal e França, atendeu ao propósito português, estabelecendo que o rio Oiapoque era o limite entre seu domínio e o da França.
em 1897, Brasil e França confiaram a resolução do Contestado à arbitragem internacional, o que favoreceu as reivindicações francesas de navegação fluvial exclusiva na fronteira entre os dois países.
em 1900, o Laudo de Berna confirmou a posição do Barão do Rio Branco, que, mediante mapas e registros de navegantes, provou o domínio luso dos rios Araguari e Jari, delimitando as fronteiras com o Suriname.
após a assinatura do Laudo Suíço, a área do atual estado do Amapá foi anexada ao estado do Amazonas, já que o governo federal considerava a região como um vazio demográfico e econômico.
a independência do território do Amapá e sua desvinculação administrativamente da União, ocorreram em 1943, por ocasião da criação do Território Federal do Amapá, pelo então presidente Getúlio Vargas.
Assinale a opção que menciona corretamente uma das consequências da decadência da economia aurífera no norte goiano, no século XIX.
Os escravos indígenas, com a decadência das atividades de prospecção, voltavam a ser empregados na agricultura e na coleta de drogas do sertão.
O desenvolvimento da economia industrial, em função do desvio da aplicação de capital das lavras de ouro para a produção têxtil.
O aumento demográfico dos centros urbanos, promovido pelo esvaziamento das minas e lavras situadas no sertão e nas áreas de mata.
O expansionismo geográfico pelo território brasileiro, em busca de ouro aluvional, à medida que as antigas lavras se esgotavam.
O incremento da navegação fluvial pelo Araguaia, conectando a região à outras capitanias do norte da colônia para fins comerciais.
O Quilombo dos Palmares foi um dos muitos quilombos da era colonial brasileira e sua origem remonta a 1580, de acordo com muitos historiadores. Palmares era o refúgio dos escravizados que conseguiram fugir de engenhos, principalmente das Capitanias de Pernambuco e da Bahia.
Certo
Errado
A história da imigração (...) no Brasil é, sobretudo, a história das experiências de povoamento realizadas ao longo do século XIX até a metade do século XX. Elas desencadearam um processo importante, tanto no que diz respeito ao desenvolvimento e composição étnica da população, especialmente do sul do país, quanto à transformação social, através da difusão de novas relações de trabalho e de mercado que influenciaram as práticas tradicionais no campo e nas cidades. (Nelson Boeira e Tau Golin (coords. geral). História do Rio Grande do Sul. vol 2/Império. Passo Fundo: Méritos, 2007, p.279).
A região Sul é a região brasileira que mais sofreu influência europeia em seu processo de povoamento e constituição de seu quadro demográfico. Além dos colonizadores portugueses, vários grupos de imigrantes vieram para a região. Dentre esses grupos, os mais numerosos são os descritos corretamente na alternativa:
Alemães, italianos e eslavos.
Eslavos, franceses e alemães.
Holandeses, franceses e austríacos.
Italianos, alemães e holandeses.
Analise o excerto abaixo.
Em texto famoso, o pernambucano Frei Caneca, ideólogo de princípios liberais, questiona: “Como agora podeis jurar uma carta constitucional, que não foi dada pela soberania da nação, que vos degrada da sociedade de um povo livre e brioso, para um valongo de escravos e curral de bestas de carga?”
(MELLO, Evaldo Cabral de (org.). Frei Joaquim do Amor Divino Caneca. São Paulo: Editora 34, 2001, p. 565-566).
O questionamento de Frei Caneca relaciona-se ao contexto da formação do Estado brasileiro na primeira metade do Séc. XIX e refere-se
aos enfrentamentos das militâncias políticas derivados do processo de abolição da escravatura no império.
à Independência do Brasil que provocou uma fragmentação político-territorial de modo a projetar conflitos entre os estados emancipados.
à aceitação dos moldes da formação do império brasileiro que seguiu os princípios liberais federalistas.
ao cenário conflituoso do Brasil imperial que opôs projetos políticos divergentes entre elites dirigentes envolvidas.
As dimensões continentais de um país como o Brasil e as diferenças históricas e linguísticas deram origem a grandes regiões que agrupam os estados da federação. Qual das alternativas abaixo se refere a um estado da região Norte do Brasil?
Mato Grosso do Sul.
Minas Gerais.
Rondônia.
Sergipe.
Espírito Santo.
Com o objetivo de promover um debate acerca das transformações urbanas da Cidade de São Paulo no passado e no presente, o docente disponibiliza dois documentos aos estudantes.
I. “Fiquei sem o terreiro da escola / Já não posso mais sambar / Sambista sem o Largo da Banana / A Barra Funda vai parar Surgiu um viaduto, é progresso / Eu não posso protestar / Adeus, berço do samba / Eu vou-me embora / Vou sambar noutro lugar”.
Geraldo Filme, “Vou sambar noutro lugar” (1974).
II.

Cartaz do movimento “Estação Saracura/Vai-Vai” (2022).
Assinale a afirmativa que avalia corretamente a estratégia pedagógica do docente, considerando o uso das fontes em função do objetivo da aula.
Abordar o tema das reformas urbanas no presente, associando-as a situações similares no passado, é inapropriado, por incorrer em anacronismo.
Ambas as fontes expressam como a propaganda oficial mostra os paulistanos se acomodando naturalmente ao contínuo processo de crescimento da metrópole paulista.
O samba de 1974 e a atual campanha do movimento “Estação Saracura/Vai-Vai” permitem refletir sobre as relações entre a ideologia do progresso e a expulsão de populações negras de São Paulo.
Comparar os diferentes momentos da história da urbanização em São Paulo explicita o caráter fortuito do processo de destruição de espaços significativos para a memória de alguns grupos sociais.
Os dois documentos mostram como a população imigrante de origem mais pobre, vinda para trabalhar nos cafezais, é a principal vítima da descaracterização de seus lugares de memória.
A “causa paulista” foi abraçada com um fervor cívico que ainda não se conhecia no estado, e o entusiasmo feminino superou as expectativas: milhares de mulheres, ricas e pobres, doaram suas joias atendendo ao chamado da campanha Ouro pelo Bem de São Paulo, lançada sob o pretexto de conseguir lastro para pagar os custos de guerra. Entre julho e setembro, por volta de 90 mil alianças de casamento foram entregues ao governo estadual, por suas proprietárias, para serem derretidas.
(Schwarcz, Lilia Moritz; Starling, Heloisa Murgel. Brasil: uma biografia (p. 616). Companhia das Letras. Edição do Kindle)
O acontecimento histórico abordado pelo texto refere-se ao movimento conhecido como
Revolução de 1930, em que os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul levaram Getúlio Vargas ao poder.
Revolução Constitucionalista de 1932, que mobilizou forças de diversas camadas da população contra o governo provisório de Getúlio Vargas.
Revolta dos 18 do Forte que, em meados de 1922, se constituiu como a primeira ação do movimento tenentista contra Vargas.
Intentona Comunista, de 1935, que foi um levante armado liderado por Luís Carlos Prestes, com o apoio de setores insatisfeitos com o governo Vargas.
Estado Novo, iniciado em 1937, em que o governo Vargas buscou mobilizar apoio popular para a entrada do Brasil na Segunda Guerra.
O Tratado de Rio Branco foi um acordo firmado entre o Brasil e a Bolívia em 1933, que definiu os limites entre os dois países na região do atual estado do Acre. O tratado estabeleceu que a Bolívia renunciaria às suas reivindicações territoriais sobre a região em troca de uma compensação financeira por parte do Brasil.
Certo
Errado
Sobre a colonização de Nova Itaberaba, é correto afirmar que:
I. Se iniciou na década de 30 com a migração de caboclos do Rio Grande do Sul e Oeste de Santa Catarina.
II. As terras pertenciam ao Estado, portanto, não houve interferência das colonizadoras.
III. Com a instalação das famílias foi criada primeiramente a Sede Nova.
IV. Em 1956 criou-se o distrito de Itaberaba, que pertencia a Chapecó.
Assinale a alternativa correta, com base nas afirmativas acima.
Todas as afirmativas estão corretas.
Apenas a afirmativa III está incorreta.
Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
As afirmativas II e III estão corretas.
Todas as afirmativas estão incorretas.
Em seu texto Viajando pela Vila de Barbacena: possibilidades de história regional para Minas oitocentista sob o olhar dos viajantes (2005), Adriano Braga Teixeira diz que “Barbacena nos idos de 1822-1823 era um local agradável, contava com cerca de duzentas casas e uma população de aproximadamente 2.000 pessoas”, e que segundo cronistas contemporâneos estava inserida nos circuitos mercantis regionais, exportando alimentos variados e manufaturados para o Rio de Janeiro, produzindo queijo e carne, com plantações de cereais e frutas variadas e comerciando produtos importados da Inglaterra. Tal perfil caracteriza
o declínio das Gerais pós-ciclo do ouro.
o reordenamento econômico nas primeiras décadas do séc. XIX.
a continuada dependência da exploração mineradora.
a opção pelos contatos econômicos com a província de Goiás.
a industrialização primitiva da região.