Questões de Concurso sobre História dos Municípios

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
256 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Leia o trecho abaixo e complete a lacuna:

“Foi na condição de Santa Cruz de Canoinhas que em 1902 o lugar foi elevado a distrito judiciário de Curitibanos, embora se encontrasse em área contestada pelo Paraná e Santa Catarina, que disputavam a posse do território. A ________ e depois a madeira eram sustentáculos da incipiente economia local. Os interesses pelo domínio do território levaram o governo catarinense à criação do município de Santa Cruz de Canoinhas -SC, o que ocorreu em 12 de setembro de 1911, através da lei 907.”


A

erva doce


B

cana de açúcar


C

soja


D

batata doce


E

Nenhuma das alternativas.

Leia o trecho abaixo e responda :

A Cervejaria Canoinhense do município de Canoinhas - SC é a cervejaria artesanal mais antiga do país, foi fundada em ?


A

1854.


B

1908.


C

1971.


D

1896


E

Nenhuma das alternativas.

Em relação à história do município de Boa Esperança – ES, analise:


I- Seu passado colonial está ligado diretamente a São Mateus e a Nova Venécia;

II- Boa Esperança foi um município emancipado em um momento político bastante conturbado, dois meses depois do golpe militar que culminou na ditadura no Brasil e um momento econômico ruim do Estado, com a erradicação do café devido ao grande estoque excedente no comércio mundial;

III- Por ter sido um dos últimos locais na região onde a mata se mantinha intacta até o início do século XX, foi escolhida como refúgio pelos poucos índios botocudos, que conseguiam sobreviver à ocupação branca que se alastrava na região de São Mateus, Nova Venécia, Colatina, por conta da construção das estradas de ferro Vitória a Minas e Bahia a Minas e da ponte Florentino Avidos, em Colatina.


Dos itens acima:


A

Apenas o item I está correto.


B

Apenas os itens I e II estão corretos.


C

Apenas os itens I e III estão corretos.


D

Apenas os itens II e III estão corretos.


E

Todos os itens estão corretos.

Sobre a historia do município de Canoinhas – SC analise as afirmativas abaixo:


I- Segundo a tradição, foi Paula Pereira o fundador do arraial, onde posteriormente chegaram imigrantes alemães e poloneses, procedentes das localidades catarinenses de São Bento. Joinville, Campo Alegre e Blumenau.

II- Situado no território do Contestado, objeto de disputa entre Paraná e Santa Catarina. nos primeiros anos deste século, o povoado teve seu desenvolvimento prejudicado pelas agitações decorrentes do conflito.

III- Contudo. alcançou sua emancipação administrativa. Em 1902, era criado pela Prefeitura do Município de Curitibanos o distrito de Santa Cruz de Canoinhas, e êste foi elevado em 1911, pela lei estadual n.º 907, à categoria de Município. com a denominação de Santa Cruz de Canoinhas. Em 1916, superada a crise do Contestado, o Município foi incorporado, em definitivo, ao Estado de Santa Catarina.


Assinale a alternativa CORRETA.


A

Apenas I e II.


B

Apenas III.


C

I, II e III.


D

Apenas II.


E

Nenhuma das alternativas.

Como era chamada a passagem que originou o território de Ronda Alta e que foi o primeiro caminho que ligava Passo Fundo a Nonoai, por onde transitavam muitos tropeiros e animais?


A

Bocada dos Gados.


B

Linha dos Paulistas.


C

Passagem dos Pastos.


D

Boca da Picada.


E

Passagem dos Tropeiros.

O município de Catanduvas –SC foi colonizado principalmente por:


A

Italianos, portugueses e alemães.


B

Italianos, espanhóis e alemães.


C

Italianos, poloneses e alemães.


D

Nenhuma das alternativas.

Analise as informações a seguir sobre o município de Juazeiro do Norte.


I. É o terceiro município mais populoso do Ceará e um dos municípios maior população do interior do nordeste.

II. Assim como Aparecida (SP) Nova Trento (SC) é considerado um grande centro de religiosidade popular do Brasil.

III. Sua padroeira é Nossa Senhora das Dores.

IV. Possui somente dois distritos: Marrocos e Padre Cícero.


Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.


A

I – II – III – IV.


B

I – II – III.


C

II – III– IV.


D

III – IV.


E

I – IV.

A origem do nome Canas se deu em função da desapropriação por parte do governo de uma fazenda denominada “Fazenda Canas”. O dono dessa fazenda na ocasião da desapropriação era:


A

Coronel Antônio Andrada do Livramento.


B

Alferes Francisco Ferreira dos Reis.


C

Alferes Joaquim Inácio da Silva.


D

Coronel Francisco Antônio dos Santos.

Complete a lacuna:


A atividade legislativa municipal teve início com a eleição da primeira Câmara em 05 de janeiro de 1898. Empossados um mês depois e presididos por João Tibério Arruda, os vereadores elegeram _______ como o 1º Intendente de Massapê para governar por um ano.


A

João Adeodato Ferreira;


B

José Firmo Aguiar;


C

Antônio Descartes Carneiro;


D

Antônio Germiniano de Aguiar.

Foi o primeiro prefeito nomeado (1915 – 1918) de Massapê:


A

João Adeodato Ferreira;


B

João Arruda;


C

Dr. Aurismar Pontes;


D

Francisco Lopes de Aguiar Neto.

A “Fazenda Canas” foi desapropriada pelo governo em 1887 em razão de:


A

Cobrar impostos devidos, por causa da pouca produção canavieira.


B

Doá-las aos escravos negros que estavam na eminência da alforria.


C

Entregá-la a imigrantes italianos para o plantio da cana.


D

Construir armazéns para estocar a produção da cana.

No início do século 20 surgiu em Campos Novos (SC) o Monge José Maria, curandeiro que se tornou muito conhecido. O monge curandeiro, que não aceitava a desigualdade reinante, arrebanhou um grande número de simpatizantes e se estabeleceu em um acampamento que chamou de “Quadro Santo”.

O personagem descrito está associado a um conflito de grandes proporções ocorrido na região fronteiriça entre o Paraná e Santa Catarina, conhecido como:


A

Drang Nach Östen.


B

Guerra do Contestado.


C

Guerra dos Quilombos.


D

Revolução Farroupilha.


E

Revolução Federalista.

Segundo a história de Ronda Alta, a cidade desmembrou-se de Sarandi, mas, antes disso, sua área pertenceu ao município de _________ a partir de 1831, ao município de _________, em 1834, ao município de _________, a partir de 1857, e ao município de Sarandi, de 1939 até o momento da emancipação, no final de 1963.


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.


A

Erechim – Três Palmeiras – Rondinha


B

Rio Pardo – Cruz Alta – Passo Fundo


C

Rio Pardo – Rondinha – Erechim


D

Rondinha – Cruz Alta – Três Palmeiras


E

Três Palmeiras – Cruz Alta – Passo Fundo

Os primeiros habitantes que deram origem ao município de Novo Horizonte chegaram à região em busca de:


A

Minas de carvão.


B

Mudas de seringueiras.


C

Tribos indígenas para evangelizar.


D

Fontes de minério de ferro.


E

Terras férteis.

“Os mais velhos contam que a origem de Porteiras data do século XVIII, e que o município já foi uma grande lagoa chamada de Ariosa. Agricultores daquela época colocaram duas porteiras, uma na entrada do terreno e outra na saída, passando a chamá-las de Porteira de Fora e Porteira de Dentro.” Daniel Alberto Figueiredo, in O Povo On Line, 27/03/12. Sobre a denominação do município de Porteiras é correto afirmar:


A

Desde o começo de seu povoamento até os dias atuais sempre foi chamado de Porteiras;


B

Na sua fase inicial foi denominado como Conceição do Cariri;


C

O município já foi denominado como Lagoas;


D

O município foi chamado no inicio de Porteiras, depois alterado para Conceição do Cariri, e por último voltou a ser denominado Porteiras;


E

A denominação completa do município é de Porteiras da Ariosa do Cariri.

Leia o texto a seguir.


Foi preparado um intrincado plano de defesa. Primeiramente, restringindo o trânsito de automóveis nos arredores da Praça Cívica, em qualquer horário. Durante a noite, também pedestres foram proibidos de circular por ali. As exceções ficaram por conta de algumas pessoas devidamente credenciadas, que obtiveram senhas especiais, distribuídas pelos responsáveis pela segurança do Governador. Reforçaram-se as barricadas, guardadas por policiais, voluntários e soldados leais ao oficial Mauro Borges, que circulavam armados com metralhadoras, em prontidão permanente. Canhões foram colocados sobre a marquise do palácio.


SILVA, A. L.; GUARDA, J. J. da. Metralhadoras no telhado: aspectos da reação popular ao Movimento da Legalidade em Goiânia (1961). In: SILVA, A. L.; OLIVEIRA, E. C. de (Orgs.). Goiânia em Mosaico: visões sobre a capital do cerrado. Goiânia: Editora da PUC – GO, 2015. p. 49 – 73. p. 61.


O trecho citado descreve a defesa organizada pelo governador Mauro Borges do Palácio das Esmeraldas, sede do executivo goiano, durante o chamado Movimento da Legalidade. Mauro Borges era oficial do exército e possuía experiência militar. Esse importante evento político foi deflagrado


A

pela cassação do mandato do governador Mauro Borges, após a tomada do poder pelos militares no Golpe Civil-Militar de 1964.


B

pela tentativa de facções do exército brasileiro de impedir a posse do vice-presidente João Goulart, após a renúncia de Jânio Quadros.


C

pelo envolvimento pessoal do governador em campanhas militares, como a resistência à passagem da Coluna Prestes em Goiás.


D

pelo fortalecimento dos adversários políticos de Mauro Borges, cujo partido foi derrotado nas eleições majoritárias de 1960.


E

pela ameaça de prisão feita pelos militares goianos ao pai de Mauro Borges, o ex-governador Pedro Ludovico Teixeira.

Leia o texto a seguir.


A Goiânia dos anos 40 e 50 quase não afetava a vida cotidiana da maioria das pessoas que moravam em sua redondeza. Posteriormente, com o crescimento da capital, após a década de 60 e com o asfaltamento das rodovias que ligavam às cidades do entorno, intensificaram-se as influências culturais de Goiânia sobre as cidades circunvizinhas.


OLIVEIRA, E. C. de. História Cultural de Goiânia. Goiânia: Agepel / UEG, 2002. p. 44.


No contexto do longo processo de conurbação de Goiânia, a primeira iniciativa oficial visando à formação de uma identidade de sua região metropolitana ocorreu com a


A

criação da Empresa de Transporte Urbano de Goiânia (Transurb), em 1976, encarregada de facilitar a locomoção da população do entorno para a região central da capital.


B

fundação da Universidade Federal de Goiás, cuja missão era proporcionar formação superior a estudantes dos mais diversos municípios do entorno, de forma gratuita.


C

elaboração da Carta da Grande Goiânia, em 1979, documento que serviu de base para a promulgação da Lei Complementar n. 9, que criou o Aglomerado Urbano de Goiânia.


D

expansão dos loteamentos e transformação de zonas rurais em perímetro urbano, atraindo novas populações ao mesmo tempo em que favorecia a especulação imobiliária.


E

aprovação tardia, na Lei Orgânica do Município, em 1992, de um Plano Diretor voltado para as questões ambientais, como resultado do trauma sofrido pelo acidente com o Césio 137.

Observe as imagens.


Imagem associada para resolução da questão

Disponível em: <http://www.representacaodf.go.gov.br/post/ver/126551/goiania>.

Acesso em: 17 jan. 2018.


O Monumento a Goiânia, retratado nas fotos, é uma escultura em bronze e granito esculpida por Neusa Morais em 1967. Localizado no centro da Praça Cívica Doutor Pedro Ludovico Teixeira, o monumento é uma homenagem aos


A

grupos étnicos que deram origem ao povo goiano.


B

imigrantes que trabalharam na construção da capital.


C

escravos africanos que contribuíram para a grandeza do estado.


D

bandeirantes que ajudaram a desbravar o CentroOeste brasileiro.

Nos últimos anos, a cidade de Caldas Novas teve um grande crescimento em função dos atrativos turísticos de seus clubes e condomínios de águas termais. O turismo da cidade é marcado pelo modelo


A

fordista, caracterizado por visitações individualizadas com preço diferenciado e pela exclusividade dos serviços de um guia.


B

neofordista, cuja proliferação de pacotes diferenciados dão a impressão de se ter uma viagem individualizada.


C

segmentado, cuja personalização dos pacotes oferecem hospedagem do tipo all inclusive e visitação do tipo pay per wiew.


D

neossegmentado, caracterizado por pequenos grupos de turistas que pagam a hospedagem básica e consumação do tipo pay per wiew.

O crescimento acelerado dos municípios de Caldas Novas e Rio Quente levou à criação do Parque Estadual da Serra de Caldas Novas (Pescan) como forma de proteger toda a serra da ação antrópica. Uma das preocupações, quando da criação do parque, foi a questão da


A

preservação do gado que forma a bacia leiteira da região, presente no topo e nas encostas da serra.


B

adoção de grandes reservatórios nas residências e na área hoteleira.


C

perfuração indiscriminada de poços profundos na busca de águas termais.


D

destinação final do lixo urbano presente nas áreas do parque.

   
Gerar simulado