

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O marco inicial do surgimento do município de Triunfo - PE é em 1801, com a chegada à região do capuchino italiano Frei Nelson Bernardes Martins, com o objetivo de catequizar os Índios Caetés, habitantes originais da região.
Certo
Errado
A Revolução Praieira ocorreu em 1848 em Pernambuco, liderada pelas mais camadas pobres da população, que estavam insatisfeitas com o sistema político imperial e estavam e protestavam contra a carestia de gêneros alimentícios e a pobreza geral da província.
Certo
Errado
Analise as informações a seguir:
I. Na página https://toritama.pe.gov.br/vacinas-covid-19/ , pesquisada em 10/07/2023, a Secretaria Municipal de Saúde de Toritama informa que, em relação à vacina de COVID-19, foram distribuídas 35.321 vacinas com a 1ª dose, 30.825 vacinas com a 2ª dose, 19.584 vacinas com dose de reforço e 401 vacinas de dose única. Ao somarmos todas as vacinas distribuídas, informadas neste texto, é correto afirmar que o seu total é de 86.311 vacinas.
II. Em 29 de dezembro de 1953, Toritama emancipou-se de Taquaritinga do Norte, sendo elevada à cidade. Desta forma, em 2023, Toritama completa 70 anos de emancipação.
Marque a alternativa CORRETA:
As duas afirmativas são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
As duas afirmativas são falsas.
Sebastião José de Carvalho e Melo, mais conhecido como Marquês de Pombal, foi o ministro mais importante do reinado de D. José I, entre os anos de 1750 a 1777. Sobre as principais medidas que foram implementadas por ele durante esse período com relação ao Brasil, é correto afirmar:
Recriou o sistema de capitanias hereditárias no Brasil e limitou a escravidão indígena ao Estado do Grão Pará e Maranhão.
Aboliu o sistema de capitanias hereditárias e transferiu a sede do governo colonial de Salvador para o Rio de Janeiro.
Implementou medidas de caráter liberal como a extinção de todas as companhias de comércio monopolistas existentes no Brasil.
Aboliu definitivamente a escravidão dos negros africanos no Brasil. Com isso, ele pretendia incorporar os negros à sociedade colonial.
Transferiu a capital da colônia do Rio de Janeiro para Salvador, pois assim, a nova capital estaria mais próxima da região mineradora.
Na antiga capitania de Pernambuco (que incluía seis estados do Nordeste atual) foi colocado em prática um projeto de colonização agrícola, com o plantio de cana de açúcar e montagem dos engenhos. Além disso, foi possível estabelecer acordos no Velho Continente para escoar a produção do açúcar e ao mesmo tempo obter recursos para o financiamento dos engenhos, muitas vezes com cristãos-novos. A capitania também era fonte de tabaco e algodão, produtos tropicais valorizados na Europa (SILVA, 1990).
Quanto à economia no Brasil colonial, considere os itens a seguir:
I- As chamadas drogas do sertão eram especiarias na sua maioria nativas da região amazônica e que se tornariam muito cobiçadas no Velho Continente. Urucum, cravo, canela, pimenta, castanha, noz de pixurim, salsa, gergelim, guaraná, anil e o cacau eram os principais objetos de desejo dos portugueses e, por anos, uma lucrativa fonte de renda.
II- No início da colonização, as lendas acerca dos metais preciosos que poderiam ser encontrados no Novo Mundo fizeram com que a Coroa enviasse grupos de exploradores para adentrarem o território em busca de riquezas.
III- Na antiga capitania de Pernambuco (o mesmo território do Pernambuco atual) foi colocado em prática um projeto de colonização agrícola, com o plantio de cana de açúcar e montagem dos engenhos.
IV- A região de Pernambuco e Bahia estava inserida na economia do sistema atlântico por meio da produção de açúcar e do contato frequente com as embarcações que vinham da África e da Europa.
É CORRETO o que se afirma em:
I, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e IV.
No município de Triunfo - PE está localizado o edifício do Theatro Cinema Guarany, inaugurado em 1922, e construído em torno do Lago João Barbosa Sitônio.
Certo
Errado
Quando elevado à categoria de município, em 1991, Lagoa do Carro foi desmembrado de que cidade?
Ibimirim.
Tupanatinga.
Venturosa.
Caetés.
Carpina.
Na história do município de Pombos, em Pernambuco, destaca-se como uma figura histórica relevante o padre Galdino Soares Pimentel, que, juntamente com os habitantes da região, construiu a capela dedicada a Nossa Senhora dos Impossíveis.
Certo
Errado
O povoado que deu origem ao município de Pombos (PE) era, originalmente, denominado de Tubibas.
Certo
Errado
A Revolução Pernambucana de 1817 foi um movimento revolucionário que ocorreu na Capitania de Pernambuco, no nordeste do Brasil, no contexto das lutas pela independência do país. Sobre esse tema, analise os itens abaixo:
I.A Revolução Pernambucana ocorreu em meio ao processo de descontentamento com o domínio colonial português e à crescente influência das ideias iluministas e liberais na região.
II.As causas da revolução incluíam a insatisfação com a administração colonial portuguesa, a carga tributária pesada, a falta de representatividade política, a restrição ao comércio e o desejo por uma república independente.
III.A revolução teve o apoio de setores da sociedade, como o dos militares, dos comerciantes, dos intelectuais e até mesmo dos escravos.
IV.A revolução teve início em 6 de março de 1830, com a tomada do Forte do Brum, no Recife, pelos rebeldes. Eles proclamaram a República e estabeleceram um governo provisório.
Está(ão) correta(s) a(s) proposição(ões):
I e IV, apenas.
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II e III, apenas.
O Conde Maurício de Nassau realizou diversas benfeitorias em Pernambuco durante o período de domínio holandês, incluindo a construção de pontes, canais de irrigação e estradas. Essas medidas agradaram bastante a Companhia das Índias Ocidentais, pois pacificou os colonos insurgentes.
Certo
Errado
Sobre a Revolução de 1817 em Pernambuco, é incorreto afirmar:
Foi um movimento marcado pela defesa e garantia dos direitos individuais e indisponíveis, visando a conquista da liberdade ao abolir a escravidão.
A Revolução de 1817 foi influenciada pelas ideias iluministas.
O Governo Provisório era composto por membros que representavam as classes dominantes.
A Revolução Pernambucana de 1817 foi motivada pela crise econômica que atingia o comércio, a forte seca que assolava a região e as despesas com a Corte Portuguesa.
O município de Triunfo - PE tem como importante elemento folclórico e cultural a figura do “Careta”, que desde o início do Século XX sai pelas ruas e ladeiras da cidade, chamando a atenção do público por suas máscaras, roupas e chapéus coloridos, além de uma tabuleta com chocalhos levados nas costas. O careta carrega nas mãos o relho, uma espécie de chicote.
Certo
Errado
No fim do século XVII, a primitiva área do município de Tacaratu era ocupada por uma maloca ou ajuntamento de índios Pankararus, do grupo linguístico Cariri. Essa maloca denominava-se “Cana-brava”. Posteriormente, os índios foram aldeados no lugar chamado Brejo dos Padres, onde fora organizada uma missão dirigida por padres da Congregação de São Felipe Nery. A partir daí, iniciou-se o povoamento da antiga vila de Tacaratu.
Certo
Errado
A data de 01 de outubro de 1991, para o município de Lagoa do Carro/PE corresponde a:
Comemoração da padroeira da cidade.
Implantação do hino do município.
Aniversário de morte do fundador da cidade.
Fundação do município.
Instalação dos primeiros habitantes.
O município de Pombos localiza-se no estado de Pernambuco e a ocupação desta região remonta ao século XVIII.
Certo
Errado
O acordo de paz e amizade celebrado entre Portugal, de um lado, e França e Espanha de outro, reconhecendo definitivamente o direito espanhol à posse da Colônia do Sacramento e dos Sete Povos das Missões recebeu o nome de:
Tratado de Tordesilhas.
Tratado de Badajoz.
Tratado de Petrópolis.
Tratado de Peruíbe.
Tratado de Utrecht.
Durante a ocupação holandesa, a economia de Pernambuco floresceu. A produção açucareira aumentou em aproximadamente um terço, de 1624 a 1636, chegando a quase 26 mil toneladas. Além disso, os holandeses modernizaram a infraestrutura portuária do Recife, tornando-o um importante centro comercial no Atlântico Sul.
Certo
Errado
Entre as causas que conduziram à Insurreição Pernambucana de 1817, podemos destacar a crise económica, política e social que atingia a região. A economia agrícola estava em declínio, a cobrança de impostos era elevada e as relações entre as elites locais e a metrópole portuguesa estavam desgastadas.
Certo
Errado
Ao pesquisar a história de Jaboatão dos Guararapes, município em que estudam, os alunos descobriram que a origem do nome “Jaboatão” é indígena e que “Guararapes” refere-se à batalha travada contra o domínio holandês no século XVII, perto dos Montes Guararapes. O povoado de Jaboatão foi constituído no final do século XVI na confluência de dois rios (Jaboatão e Duas Unas) e cresceu pela expulsão dos índios Caetés, considerados responsáveis por devorar o primeiro bispo do Brasil, Dom Pero Fernandes Sardinha. Uma vez expulsas as tribos indígenas, as terras foram ocupadas com engenhos de açúcar, responsáveis pela riqueza da região durante o período colonial.
Adaptado de https://jaboatao.pe.gov.br/jaboatao-dos-guararapes/
Após a pesquisa, em roda de conversa, o docente solicita que os alunos reflitam sobre a história de Jaboatão do ponto de vista indígena e considerem as seguintes afirmações:
I. A riqueza da produção açucareira foi possível pela tomada das terras dos Caetés, depois concedidas na forma de sesmarias a fidalgos portugueses.
II. O canibalismo indígena gerava terror entre os europeus, pois era comum os Caetés se alimentarem de carne humana quando a caça era infrutífera.
III. Contingentes de índios participaram da Batalha dos Guararapes, tanto aliados das forças holandesas como das portuguesas, em função de seus interesses específicos.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.