

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Em relação aos fundamentos históricos do município de Dionísio Cerqueira/SC o território ocupado hoje pelo município fazia parte da:
Região denominada de Palmares.
Região denominada da grande capital.
Região denominada "ex-Contestado".
Região denominada dos Farrapos.
A fundação do povoado de Nossa Senhora das Graças do Rio São Francisco, atual São Francisco do Sul, pode ser corretamente relacionada à(s) ao:
Migrações europeias do século XIX.
Crescimento da pesca da baleia.
Expansão do cultivo do café.
Povoamento Açoriano.
Povoamento Vicentista.
Acerca da colonização do planalto, do centro-oeste e oeste do território catarinense, a partir do século XVIII, é correto afirmar:
A atividade da pecuária ovina foi muito incentivada na Capitania de Santa Catarina, para atender e abastecer a região mineradora, com a criação de animais para a tração ou transporte.
Ao longo do caminho das tropas, do sul até o sudeste do Brasil, surgiram vários povoados na Capitania de Santa Catarina, dentre os quais podemos destacar Lages, Curitibanos, São Joaquim e Campos Novos.
Com o crescimento da atividade econômica da mineração na região nordeste do Brasil, concentrando-se principalmente em Minas Gerais, os portugueses preocuparam-se em abastecer essa região com provimentos que vinham do sul, em especial carne e couro de gado bovino.
Foram abertos caminhos pelo interior da Capitania de Santa Catarina ligando o sul do Brasil à região nordeste, onde o gado era comercializado. Dessa forma surgiu o tropeiro, indivíduo responsável pelo transporte do gado que abastecia a região de Minas Gerais.
A instalação de um posto de cobrança de impostos às margens do Rio Negro, onde os tropeiros eram obrigados a parar, contribuiu para a formação de mais um núcleo de povoamento açoriano nas cidades de Rio Negrinho, Mafra e Canoinhas.
Acerca do processo colonizatório alemão, desenvolvido em Santa Catarina, a partir das primeiras décadas do século XIX, é correto afirmar:
Os alemães, vindos de Bremen, se instalaram por volta de 1829 na região de São Pedro de Alcântara, fundando a primeira colônia alemã em Santa Catarina.
A Sociedade Colonizadora de Hamburgo, em 1849, adquiriu 8 léguas quadradas de terras na região norte de Santa Catarina, fundando colônias como Blumenau, Itajaí e Gaspar.
Por volta de 1850, sob financiamento da Sociedade Colonizadora de Hamburgo, e ainda com o incentivo financeiro do governo brasileiro, Herman Blumenau deu início à colonização alemã às margens do rio Itajaí-Açu.
Muitos fatores favoreceram a vinda de colonos alemães durante o século XIX para o Brasil, dentre os quais se destacam: a explosão demográfica e a falta de alimentos na Europa, o enriquecimento dos camponeses e sua notória qualificação profissional e o mito do eldorado das Américas.
A colônia de Joinville foi resultado da migração de alemães oriundos de Magdeburg, incentivados pelo governo brasileiro a se instalarem na região para o desenvolvimento da indústria têxtil.
A história do nome do município converge com a homenagem ao general Dionísio Evangelista de Castro Cerqueira. O mesmo ocupava um importante cargo e foi ele quem demarcou a fronteira entre Brasil e Argentina, ele era:
Embaixador.
Governador.
Ministro das Relações Exteriores.
Presidente.
Os colonizadores do território do município de Santa Helena/SC, chegaram àquelas terras com o objetivo de alcançarem melhores condições financeiras. Qual era a atividade que lhes proporcionaria esse desenvolvimento?
A extração de madeiras.
O cultivo do café.
O cultivo de cana-de-açúcar.
A extração de pedras preciosas.
Analise os excertos abaixo sobre o município de Concórdia/SC:
Excerto I:De acordo com a história, o município de Concórdia/SC a primeira autoridade a assumir como prefeito da cidade foi o Coronel José Luiz de Castro.
Excerto II:Até o ano de 1935 o município de Concórdia/SC se chamava Vila Queimados.
Excerto III:O Brasão das armas adotado pelo município é um escudo alemão.
Sobre os excertos acima, podemos afirmar que:
Apenas o excerto I está correto.
Apenas o excerto III está correto.
Os excertos I, II e III estão corretos.
Apenas o excerto II está correto.
Os excertos I e II estão corretos.
Muitos dos estilos arquitetônicos das edificações encontradas no território catarinense refletem a cultura dos colonizadores, como aquele trazido pelos imigrantes alemães. Indique a alternativa que cita o estilo arquitetônico originário da cultura alemã, encontrado em Santa Catarina.
Gótico.
Barroco.
Enxaimel.
Neoclássico.
A região onde se formou o município de Belmonte/SC teve sua participação na história, quando em 1925 por ali passaram:
Os integrantes da Coluna Prestes, liderada por Luís Carlos Prestes.
Os holandeses, que aqui chegaram com o objetivo de tomar o país de Portugal.
Os indígenas travaram a maior batalha da história do Brasil, com os colonizadores da região.
Os sertanistas que penetraram no interior da América do Sul em busca de riquezas minerais, chamados de bandeirantes.
Antes de se tornar município, o território onde hoje se encontra Anchieta/SC pertenceu a três cidades, são elas:
São Miguel do Oeste, São José do Cedro e Guaraciaba.
Chapecó, São Miguel do Oeste e Guaraciaba.
São José do Cedro, Palma Sola e Chapecó.
São José do Cedro, Guaraciaba e Palma Sola.
"Em 1940, um grupo de imigrantes italianos chegou à região onde se localiza o município de Lindóia do Sul em busca de terras férteis para plantar. Ao avistarem o Rio Engano, em forma de serpente, entre as matas verdejantes do vale, os desbravadores teriam exclamado: "Lindo! Olha!" - daí o nome da cidade. A região tinha (...), tornou-se a principal atividade econômica à época. Lindóia do Sul foi distrito de Concórdia e emancipou-se em 1990."
Disponível em: https://lindoiadosul.sc.gov.br/pagina-5074/
O trecho acima fala um pouco da história do município de Lindóia do Sul/SC, que no período de colonização teve seu desenvolvimento econômico baseado nas atividades de:
Extração de madeira e agricultura.
Agroindústria e extração mineral.
Indústria alimentícia e agricultura.
Indústria alimentícia e extração de madeira.
Extração de madeira e de minérios.
Em meados do século XVIII a Coroa Portuguesa, por decisão do Conselho Ultramarino, estimulou a emigração de açorianos para ocupar e colonizar pontos estratégicos no Brasil, como a ilha de Santa Catarina e terras próximas ao continente. A população de Santa Catarina, especificamente, mais do que dobrou por conta da presença dos açorianos.
Assinale a alternativa que representa corretamente as contribuições culturais desse povo ao Estado.
Artesanato em palha e danças folclóricas como a valsa.
Gastronomia à base de frutos do mar e artesanato em palha.
Danças folclóricas como a valsa e técnica construtiva do enxaimel.
Sincretismo religioso e uso do óleo de baleia e pedra como elemento construtivo.
Uso do óleo de baleia e pedra como elemento construtivo e gastronomia à base de frutos do mar.
Colonizada principalmente por alemães e italianos, Santa Catarina teve sua primeira colônia europeia instalada no território em:
Marque a opção CORRETA.
Chapecó.
São Pedro de Alcântara.
São Bento do Sul.
Angelina.
Quanto à história de Santa Catarina e do Município de Agronômica, é incorreto afirmar:
Agronômica permaneceu poucos anos como Distrito de Rio do Sul, quando alcançou esta categoria, em poucos anos foi emancipada.
Agronômica tem na agricultura seu principal pilar, com reconhecimento internacional na produtividade de arroz irrigado.
A colonização em Santa Catarina por europeus se deu a partir da chegada no Vale do Itajaí de Dr. Hermann Blumenau, no início do século XVIII.
Ano que vem (2024), Agronômica completará 60 anos de emancipação política-administrativa.
Antes de 1943, quando passou a ser chamada, definitivamente, de Jaborá, a localidade onde hoje se encontra esta cidade catarinense teve outros nomes, entre os quais NÃO consta:
Jatobá.
Sede dos Poyer.
Rio Bonito.
São Roque.
Lajeado Bonito.
A Guerra do Contestado foi um conflito ocorrido na fronteira dos estados do Paraná e Santa Catarina, entre os anos de 1912 e 1914, envolvendo a disputa de terras naquela região rica em erva-mate e por onde seria construída a estrada de ferro ligando São Paulo ao Rio Grande do Sul.
Acerca desse conflito, é correto afirmar:
Correspondeu em um conflito bélico que foi motivado por uma disputa entre os estados do Paraná e Santa Catarina, pelo controle político e econômico da região contestada, rica em minérios, madeira e erva mate.
Trata-se de um conflito político envolvendo os estados de Santa Catarina e Paraná, devido aos interesses econômicos dos dois governos em torno do capital estrangeiro, alocado na construção da estrada de ferro que ligaria Santa Catarina ao Rio Grande do Sul.
Embora motivados pelo messianismo religioso, que explorava a fé da população, e pela insatisfação popular com a situação econômica e social do país, o movimento do contestado foi rapidamente controlado pelos benefícios sociais gerados pelos empregos que a empresa Brazil Railway Company trouxe para a região, com a construção da estrada de ferro que ligaria São Paulo ao Rio Grande do Sul.
Correspondeu a um evento de cunho político, social e econômico, envolvendo os estados do Paraná e Santa Catarina, os quais apresentavam-se unidos contra as elites políticas da região sudeste do Brasil, em torno do fim da República Velha, marcada pela Política do Café com Leite.
Teve como principal motivação os desdobramentos econômicos e sociais gerados pela desapropriação de terras dos moradores da região do Contestado para a construção da ferrovia que ligaria São Paulo ao Rio Grande do Sul, desenvolvida pela empresa Brazil Railway Company. O conflito foi agravado pelo direito de exploração da madeira e da erva-mate dessa região, concedido para a empresa Southern Brazil Lumber & Colonization.
O Boi de Mamão é uma manifestação tradicional do folclore catarinense que representa o ciclo agrícola e a fertilidade da terra. Envolve uma série de cantos, danças e representações teatrais. Diante disso, assinale a alternativa correta:
O Boi de Mamão é um exemplo de patrimônio cultural imaterial, pois inclui objetos físicos e locais que tenham significado cultural e histórico.
O Boi de Mamão é um exemplo de patrimônio cultural material, pois inclui objetos físicos, locais e expressões artísticas de Santa Catarina.
O Boi de Mamão é um exemplo de patrimônio cultural imaterial, pois é uma manifestação de práticas, expressões, conhecimentos e tradições transmitidos de geração em geração dentro da comunidade catarinense.
O Boi de Mamão é um exemplo de patrimônio cultural material, pois ocorre no Centro Histórico de São Francisco do Sul, notável patrimônio cultural de Santa Catarina.
O Boi de Mamão é um exemplo de patrimônio cultural material, pois inclui músicas, danças, rituais, celebrações, formas de expressão oral, técnicas artesanais, entre outros.
A colonização do território onde hoje se encontra a cidade de Iporã do Oeste/SC, se iniciou quando os primeiros colonos alemães e italianos chegaram à região, então chamada de:
Vila Pinhal.
Pinheiral.
Vila dos Pinhos.
Pinheirinho.
Marque alternativa falsa quanto ao Município de Apiúna:
O Município de Apiúna se originou de desmembramento do Município de Ascurra.
O primeiro Prefeito foi Nicanor Morro.
Tem forte ligação histórica com a malha ferroviária catarinense, que já passava nestas terras.
Os primeiros colonizadores chegaram há mais de 140 anos.
Qual era a origem dos povos vindos do Rio Grande do Sul para colonizar o território onde hoje se encontra a cidade de Jaborá/SC?
Italiana.
Inglesa.
Ucraniana.
Holandesa.
Polonesa.