

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Quando os portugueses chegaram ao Brasil, além de receberem incursões de outros grupos tribais, o território catarinense já era habitado por: Gês (Jês) e Tupis-Guaranis. Os Tupis-Guaranis, chamados de “carijós”, no litoral, onde predominavam, eram sedentários, praticavam a agricultura e a pesca. Ao tronco linguístico Gês (Jês) pertencem os Xoklengs e os Kaingangs.
Sabemos que muito antes dos europeus aportarem no continente chamado hoje de América, no século XV, muitos povos já habitavam esse território. Assim como no continente e no território nacional, o Estado de Santa Catarina, à época da colonização europeia, era habitado, e ainda é, apesar de ser uma parcela bem menor, por povos indígenas.
PERES, Jackson Alexsandro. Entre as matas das Araucárias: Cultura e história Xokleng em Santa Catarina (1850-1914). Recife: Editora UFPE, 2014. p.10.
Analise as afirmativas abaixo em relação ao assunto.
1. Para entender as culturas dos povos indígenas que habitavam e ainda habitam o sul do Brasil, é possível dividir esses povos em três grupos principais: os Guaranis, do tronco linguístico Tupi, os Kaingangs e os Laklãnõ-Xoklengs, estes últimos pertencentes ao tronco linguístico Jê.
2. Durante a ocupação portuguesa, os Guaranis eram muito confundidos com os indígenas Tupinambás, que também ocupavam a região litorânea, só que mais ao norte, entre os atuais estados de São Paulo e Ceará.
3. Além dos Guaranis, o povoamento do território atual de Santa Catarina contou também com o movimento milenar dos Kaingangs e dos Laklãnõ-Xoklengs. Os Kaingangs e os Laklãnõ-Xoklengs fazem parte do mesmo tronco linguístico “Gê” ou “Jê”, motivo pelo qual eram confundidos, tendo em vista essa semelhança linguística.
4. Outra semelhança entre os Kaingangs e os Laklãnõ-Xoklengs pode ser verificada pelo simbolismo em torno dos umbigos dos recém-nascidos, os quais são enterrados como forma de vinculação à terra e para proporcionar saúde à criança indígena.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.