Imagem de fundo

Leia o texto a seguir. Uma das atribuições presentes na...

Leia o texto a seguir.


Uma das atribuições presentes na descrição sumária do cargo de Guarda Civil Municipal de Santa Helena de Goiás envolve “exercer a vigilância diuturna interna e externa do patrimônio público municipal”. Conceitos de Informática são essenciais nesse contexto, visto que muitas vezes é necessário utilizar equipamentos eletrônicos para, por exemplo, realizar o registro e a gerência de patrimônio tombado. As informações desse tipo podem ser armazenadas em uma planilha como as do LibreOffice, sendo possível enumerar os patrimônios gerenciados com identificadores em ordem crescente.


Se numa planilha as células A1, A2 e A3 possuem, respectivamente, os identificadores P001, P002 e P003, existe uma ação que possibilita que os próximos 97 identificadores sejam criados de forma ágil nas células verticais da coluna A imediatamente seguintes. Tal comando consiste em


A

selecionar a célula A1 com duplo clique, realizar o comando de copiar e colar 30 vezes modificando o sufixo do identificador para o patrimônio até a célula A100.


B

selecionar a célula A1, clicar com botão direito para abertura de menu e acionar o comando “gerar identificadores”, indicando que sejam gerados até a célula A100.


C

selecionar as células de A1 a A3, acessar o Menu “Tabela” e utilizar o recurso de gerar automaticamente conteúdo de célula até atingir a célula A100.


D

selecionar as células de A1 a A3, posicionar o cursor no canto inferior direito da última célula selecionada até ele se tornar uma cruz e arrastar até a célula A100.