

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Assinale a alternativa que faz referência a um MAC Adress (Endereço MAC) de computador.
C8-3A-35-09-97-35
192.168.100.1
FEDC:2D9D:DC28:7654:3210:FC57:D4C8:1FFF
DR18R19-UF3MMK9-7GH9ZCV-D43WEV6
Em geral, duas estações em comunicação não utilizarão a capacidade total de um enlace de dados. Para sua eficácia, teria de ser possível compartilhar essa capacidade. Um termo genérico para esse compartilhamento é a multiplexação. Nesse contexto, assinale a alternativa correta.
O Demultiplexador combina (demultiplexa) dados das n linhas de entrada e transmite por meio de um enlace de dados de capacidade mais alta. O multiplexador aceita o fluxo de dados multiplexado, separa (multiplexa) os dados de acordo com o canal e os distribui para as linhas de saída apropriadas.
A multiplexação por divisão de frequência é uma forma já em desuso de multiplexação, por transportar múltiplos canais de vídeo em um único cabo.
Com a multiplexação por divisão de comprimento de onda, a luz fluindo por meio da fibra consiste em muitas cores, ou comprimentos de onda, todos transportando o mesmo canal de dados simultaneamente.
Uma aplicação comum da multiplexação é na comunicação de longa distância. Os troncos em redes de longa distância são enlaces de fibra óptica, coaxial ou microondas de alta capacidade. Esses enlaces podem transportar simultaneamente grandes quantidades de transmissões de voz e dados usando multiplexação.
Um sistema de multiplexação por divisão de comprimento de onda tem arquitetura totalmente diferente da do sistema de multiplexação por divisão de frequência, uma vez que diversas origens geram um feixe de laser em diferentes comprimentos de onda aplicados e codificados apenas na multiplexação por divisão de frequência.
Em uma empresa, com rede interna ambiente Windows, os modelos de documentos oficiais estão centralizados na pasta Modelos compartilhada em modo Leitura aos usuários do domínio, no servidor de arquivos SERVDOC. Qual é o endereço para acessar o modelo oficio.dotx, no Windows Explorer, num computador com Windows 7?
Apesar de existirem diversos tipos de redes de computadores, existem poucos padrões de ligação em rede com a finalidade de facilitar a interconexão entre os dispositivos, sendo que todos esses padrões são compatíveis.
Certo
Errado
Quanto aos conceitos básicos sobre redes de computadores, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. a Internet é a expressão atribuída a grande rede formada por computadores e dispositivos dispersos por todo o mundo, também conhecida pela sigla PAN (em inglês).
II. redes conhecidas como wireless fazem a cobertura de uma grande área geográfica, geralmente, um país.
III. uma das facilidades que podem ser obtidas através de uma rede de computadores é o compartilhamento de impressoras.
IV. redes locais em que a distância varia, em média, de 10 m a 1 km, também são conhecidas pela sigla LAN (em inglês).
apenas as afirmativas a I e II são tecnicamente verdadeiras
apenas as afirmativas a II e III são tecnicamente verdadeiras
apenas as afirmativas a III e IV são tecnicamente verdadeiras
apenas as afirmativas a I e III são tecnicamente verdadeiras
apenas as afirmativas a II e IV são tecnicamente verdadeiras
A necessidade de compartilhar arquivos e impressoras motivou o surgimento das primeiras redes de computadores. Existem diversas formas de disponibilizar arquivos através da rede. Sobre compartilhamento de arquivos, é correto afirmar que
O protocolo CIFS (Common Internet File System) é utilizado para compartilhar arquivos e impressoras em redes Microsoft. No Linux, temos o Samba, que é uma implementação que contém praticamente as mesmas funções.
O SMB (Server Message Block) governa o compartilhamento de arquivos e impressoras em redes Novell, incluindo o estabelecimento de conexões e a transferência de dados.
O protocolo CIFS (Common Internet File System) é utilizado para compartilhar arquivos em servidores UNIX.
O Samba é uma implementação para compartilhamento de arquivos, desenvolvido exclusivamente para ser instalada no Windows 10.
O protocolo CIFS (Common Internet File System) é usado para compartilhar arquivos e impressoras em redes Microsoft. No Linux, temos o SDM, que é uma implementação que contém praticamente as mesmas funções.
Qual opção entre as listadas a seguir é um recurso que pode ser realizado com a máscara de sub-rede?
Mudar o tipo de acesso ao meio físico.
Mudar a topologia.
Mudar a quantidade de máquinas em uma rede.
Mudar o grupo da rede local.
A transmissão e a recepção dos dados se fazem através dos meios de comunicação, conectando os terminais e equipamentos da rede de dados (hardware), somados aos protocolos e serviços da rede (software). Com base no hardware e software da rede de dados, assinale a afirmativa INCORRETA.
Os endereços IP de 192.168.0.0 a 192.168.255.255 pertencem à classe C.
A internet utiliza protocolo HTTP para a exibição de páginas de hipertexto, que é um protocolo originado na camada de transporte da arquitetura TCP/IP.
O modem ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line) permite a transmissão de sinais em banda larga através da rede telefônica por meio de multiplexação FDM.
O cabo STP se difere do cabo UTP por possuir uma blindagem metálica contra interferências, e ambos utilizam conectores RJ45 para conectarem equipamentos de rede aos computadores.
Em redes de computadores, um _________________ é um sistema ou uma aplicação que age como um intermediário para requisições de ___________ demandados por ___________ , como um arquivo, conexão, página web ou outros recursos disponíveis de outros ______________.
A alternativa que apresenta as palavras que completam de forma CORRETA as lacunas do texto acima, é:
Servidor Proxy, serviços, clientes, servidores
Servidor de Webpage, clientes, tarefas, sites
Programa, dados, clientes, computadores
Servidor de Webpage, dados, programas, computadores
Site, links, clientes, servidores
Quando o assunto são novas tecnologias, qual nova tecnologia refere-se a um extenso conjunto de pontos utilizados para acessar aplicativos e informações ou para interagir com pessoas, redes sociais, governos e empresas, incluindo dispositivos móveis, wearables (tecnologias para vestir), aparelhos eletrônicos de consumo e domésticos, dispositivos automotivos e ambientais – tais como os sensores da Internet das Coisas (IoT)?
Malha de dispositivos.
Experiência ambiente-usuário.
Impressão 3D.
Aprendizagem avançada de máquinas
Agentes e equipamentos autônomos.
Em relação aos ambientes Linux e Windows e os fundamentos de redes de computadores, é INCORRETO afirmar:
Formada por blocos com funcionalidades bem diversas, a interface do Windows 8, denominada Metro, pode ser usada tanto em um computador desktop como em um tablet ou qualquer dispositivo com tela touch.
A Internet é uma rede WAN (Wide Area Network) que conecta diversas outras redes em todo o mundo, através de backbones. A Intranet é uma rede que baseia-se na Internet, utilizando os protocolos TCP/IP, porém seus serviços são acessíveis somente através do acesso à rede privada.
A configuração ponto a ponto é mais adequada para redes com no máximo 10 computadores. Não há servidores dedicados nem hierarquia entre os computadores, que podem compartilhar e utilizar recursos, operando de forma igual, atuando como cliente e servidor ao mesmo tempo.
Redes baseadas em servidor possuem um ou mais servidores, que são otimizados para atender aos pedidos da rede rapidamente, garantindo a segurança de arquivos e diretórios. Os recursos compartilhados estão centralizados e há maior controle do nível de acesso sobre os mesmos.
Não é possível fazer um vírus para um sistema operacional baseado em Linux, devido à sua forte política de segurança, implementada no próprio kernel do sistema, que detecta um malware e o envia para uma pasta de quarentena.
Considere os seguintes procedimentos de registro: a) identidade do usuário; b) protocolos utilizados; c) endereços IP e URL´s acessadas; d) quantidade de dados transmitidos e recebidos; e) data, hora e tempo de permanência das conexões.
Esses procedimentos são realizados com a intenção de
analisar o grau de risco para acesso aos sistemas internos.
promover a auditoria e o controle do acesso a Internet.
educar o colaborador sobre o uso correto do recurso de TI.
verificar o controle de carga sobre os sistemas corporativos.
proporcionar a criação do plano de continuidade em um ambiente de TI.
Assinale a alternativa que apresenta a forma como ocorre a solução de problemas no Help Desk de nível 1.
Por meio de análise especializada no assunto em questão.
Por meio do acionamento de fornecedores de serviço, acompanhando a solução até o seu encerramento.
Por meio de visita pessoal ao local onde o problema foi detectado.
Por meio de um script de atendimento previamente definido.
Por meio de acesso remoto ao computador do usuário e pelo uso do seu conhecimento especializado no assunto em questão.
Correlacione a coluna A, contendo os quatro pilares da segurança dos pontos de extremidade de uma rede, com a coluna B, contendo seus respectivos objetivos e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Coluna A
1. Proteção do ponto de extremidade.
2. Resiliência do ponto de extremidade.
3. Priorização da rede.
4. Resiliência da rede.
Coluna B
( ) Proteger a largura de banda.
( ) Proteger o ponto de extremidade contra ataques.
( ) Tornar a rede autorrecuperável.
( ) Tornar o ponto de extremidade autorrecuperável.
3/ 2/ 1/ 4
3/ 1/ 4/ 2
2/ 1/ 3/ 4
1/ 4/ 2/ 3
1/ 2/ 3/ 4
A associação de uma pasta compartilhada, em uma rede de computadores, a uma letra de unidade disponível em um computador local é denominada
atalho de rede.
compartilhamento.
mapeamento.
drive remoto.
conexão.
Sobre as características que um software de Help Desk normalmente apresenta, analise as assertivas abaixo.
I. O software deve controlar a abertura, o acompanhamento e o fechamento de chamados.
II. O software deve controlar equipamentos.
III. O software deve controlar entrada e saída do profissional de Help Desk.
É correto o que se afirma em
I e II, apenas.
I, II e III.
I, apenas.
II, apenas.
II e III, apenas.
Sobre transferência de arquivos na rede, qual das alternativas abaixo indica um tipo de transferência de arquivos entre computadores na rede?
Compartilhamento de arquivos.
Abstração de arquivos e diretórios.
Formatação de diretórios.
Junção de arquivos.
Desfragmentação de arquivos.
Considere seus conhecimentos básicos de hardware, softwares e redes, e assinale a alternativa correta.
Os Desktops (computadores de mesa) e os Notebooks necessitam de sistemas operacionais para funcionarem, o que não ocorre com os Tablets.
Os Tablets são dispositivos de armazenamento providos de tela touch, de forma que é possível visualizar os dados ali armazenados.
As redes de computadores podem conectar Desktops, Notebooks, Tablets e dispositivos, como Impressoras.
Pendrives são dispositivos de armazenamento que não disseminam arquivos infectados por vírus.
Um HD externo pode ser utilizado apenas para o armazenamento de fotos digitais, músicas e vídeos digitais, não servindo para ser utilizado em backups.
O _____ é usado por provedores de acesso sem fio na formatação de páginas Web para serem visualizadas em dispositivos de mão móveis, denominados “handhelds”.
- A palavra que preenche a lacuna do texto acima é
WAP.
TELNET.
FTP.
EMAIL.
Considere um arranjo de dois ou mais computadores conectados fisicamente por meio de cabos. Dentre as palavras abaixo, selecione aquela que melhor descreve esse cenário.
Rede
WAN
Wireless
Ponto de Acesso
Servidor