Questões de Concurso sobre DNS (DOMAIN NAME SYSTEM) - Página 2 | Gran Questões

Questões de Concurso sobre DNS (DOMAIN NAME SYSTEM)

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
109 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Assinale a alternativa que apresenta o protocolo de rede criptográfico que é utilizado para a troca de informações entre um cliente e um servidor remoto, na Internet, de forma segura.


A

FTP (File Transfer Protocol)


B

HTTP (Hypertext Transfer Protocol)


C

DNS (Domain Name System)


D

SSH (Secure Shell)


E

SMTP (Simple Mail Transfer Protocol)

O e-mail, assim como todo recurso utilizado na Internet, baseia-se no protocolo TCP/IP (protocolo é um conjunto de regras que estabelece como algo deve ocorrer) e em protocolos especificamente criados para realizar a troca de mensagens. Sobre os protocolos do correio eletrônico analise as afirmativas abaixo:


I.O protocolo POP3, é utilizado quando se deseja acessar e gerenciar um servidor de correio eletrônico que contenha mensagens de uma conta ou usuário, usando um dispositivo para o acesso.

II.O protocolo IMAP, é o protocolo pelo qual se realiza a transferência de conteúdo de uma conta de e-mail para um dispositivo de usuário, como por exemplo, um smartphone ou notebook.

III.O protocolo SMTP, é o protocolo que é utilizado quando uma mensagem é transferida de um remetente para um destinatário.

IV.O protocolo DNS é utilizado em grandes quantidades de trocas, nas quantidades de mensagens e contas existentes, introduzindo alguns elementos para indexação de todos os dados.


Assinale a alternativa CORRETA.


A

Apenas as afirmativas I, II e III são verdadeiras.


B

As afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras.


C

Apenas a afirmativa III é verdadeira.


D

Apenas as afirmativas III e IV são verdadeiras.


E

Apenas a afirmativa IV é verdadeira.

Qual é o objetivo do protocolo DNS (Domain Name System) na Internet?


A

Transmitir vídeos em tempo real.


B

Realizar chamadas de voz.


C

Mapear nomes de domínio para endereços IP.


D

Realizar chamadas de vídeo.


E

Compartilhar arquivos.

Como na internet é impossível ter dois endereços iguais, porque cada um vai armazenar informações referentes a um site. Qual o nome do “lugar” onde ficam registrados os nomes e os ip’s dos sites?


A

Sistema CMS.


B

Protocolo IP.


C

Servidor TCP.


D

Servidor DNS.


E

Cliente HTTP.

Com o crescimento da internet, armazenar arquivos em outros locais, que não seja o computador como, por exemplo, na nuvem, se tornou uma tarefa relativamente fácil, diante de todos os recursos que se tem na atualidade. Transferir arquivos de, e para qualquer lugar, usando a rede de computadores é muito comum, assim como baixar arquivos da web. Para realizar essa ação um protocolo é utilizado; assinale-o.


A

POP (Post Office Protocol).


B

FTP (File Transfer Protocol).


C

DNS (Domain Name System).


D

DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol).

Código numérico atribuído a cada dispositivo conectado em uma rede. Como esse número é único para cada aparelho, ele pode ser encarado como um endereço desse equipamento. Por exemplo, se a sua rede doméstica tem cinco dispositivos conectados, cada um deles terá um código diferente para essa rede. As características descritas referem-se ao endereço de:


A

IP.


B

DNS.


C

HTTP.


D

POP.

O protocolo que permite que você usuário, ao digitar o nome de um domínio como: http://mec.gov.br/ na barra de endereços, traduza este endereço em um endereço associado, é o protocolo?


A

TELNET


B

HTTP


C

SSH


D

IPV4


E

DNS

A Internet disponibiliza alguns serviços para os usuários e os principais serviços são:


- Correio Eletrônico

- Transferência de Arquivos (FTP)

- Acesso Remoto

- Servidor de Nomes (DNS)

- World Wide Web


A função do serviço “Servidor de Nomes (DNS)” é:


A

o serviço Internet que tem como objetivo principal a conversão de nomes de máquinas em endereços IPs e vice-versa. As máquinas são agrupadas em domínios, que podem estar contidos em outros domínios, formando assim uma estrutura hierárquica.


B

serviço baseado em hipertextos, que permite ao usuário buscar e recuperar informações distribuídas por diversos computadores da rede. Documentos estruturados como hipertextos são interligados através de um conjunto de termos pré-selecionados.


C

serviço que permite ao usuário conectar-se a um computador remoto interligado à rede. Uma vez feita a conexão, o usuário pode executar comandos e usar recursos do computador remoto com se estivesse localmente.


D

o serviço básico de transferência de arquivos na rede. Usando FTP, um usuário da rede pode carregar (upload) arquivos de seu computador para outro ou descarregar (download) arquivos de um dado computador para o seu.


E

o serviço básico de comunicação em rede. O correio eletrônico, e-mail, permite que usuários troquem mensagens via computador, usando um endereço eletrônico como referência.

De acordo com TANENBAUM, em relação à função do Sistema de Nome de Domínio (DNS), assinalar a alternativa CORRETA:


A

Permitir a comunicação remota entre computadores conectados em rede, utilizando criptografia.


B

Conceder endereços IP e outros parâmetros dinamicamente para estações de trabalho.


C

Pedidos e respostas entre o cliente e o servidor na internet, podendo ser acessado off-line.


D

Sistema de gerenciamento de nomes hierárquico e distribuído; permite acessar outro computador na rede sem ter conhecimento do endereço IP.

Considerando os tipos de registros DNS, relacione as colunas e assinale a alternativa correta.

1 – CNAME ( ) Define uma zona DNS

2 – MX ( ) Controla o roteamento de e-mail

3 – SOA ( ) Conversão de nome para endereço

4 – A ( ) Conversão de endereço para nome

5 – PTR ( ) Apelidos ou aliases para um host


A

5 – 4 – 2 – 3 – 1


B

3 – 2 – 4 – 5 – 1


C

2 – 4 – 1 – 3 – 5


D

3 – 2 – 1 – 4 – 5

Com relação as Topologias lógicas e físicas, os protocolos TCP/IP, DNS, TELNET, FTP e HTTP e aos serviços (DHCP, WINS, DNS), julgue os seguintes itens e assinale a alternativa correta:


I. O protocolo TCP/IP é dividida em quatro camadas, sendo que a camada física do modelo OSI não é especificado pelo TCP/IP.

II. O DNS é estruturado sobre dois pontos básicos, a organização da Internet em domínios e a distribuição dos servidores de DNS na Internet.

III. Por medidas de segurança e disponibilidade, usa um FTP mirroring, que disponibiliza cópias de um dado repositório em mais de um servidor FTP.


A

Somente o item I está correto.


B

Somente o item II está correto.


C

Somente os itens I e II estão corretos


D

Todos os itens estão corretos.

Assinale a alternativa que se refere a descrição e função dos termos descritos abaixo:

I. É um dos serviços mais importantes da internet. É um sistema de gerenciamento de nomes hierárquico e distribuído e responsável pela conversão do nome das páginas web para endereços IP.

II. É utilizado na web para acesso de arquivos remotos, e em servidores de arquivos locais em uma empresa. Quando estamos fazendo o download de um arquivo, normalmente utilizamos esse protocolo.


A
I. FTP; II. HTTP

B
I.DNS; II. FTP

C
I. SSH; II. SMTP

D
I.SMTP; II. DNS

O acesso à Internet, por exemplo, para a navegação em páginas web, é realizada utilizando-se os nomes de domínio ao invés dos endereços IPs. O serviço de rede de computadores que realiza o relacionamento entre um nome de domínio e o respectivo endereço IP é denominado


A

DHCP.


B

DNS.


C

HTTP.


D

TCP.


E

UDP.

   
Gerar simulado