Questões de Concurso sobre Intranet

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
640 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Qual das seguintes tecnologias é frequentemente utilizada para conectar uma intranet à internet, permitindo o acesso seguro a recursos internos a partir de fora da rede corporativa:


A

NAT (Network Address Translation)


B

VPN (Virtual Private Network)


C

DNS (Domain Name System


D

DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol

Com relação aos conceitos de internet e intranet analise as proposições abaixo e assinale a alternativa correta:


I - A internet se refere a uma comunicação entre redes que apresenta maior nível de segurança.


Porque


II - A intranet é cerceada a limites internos de uma instituição, permitindo o compartilhamento de informações, de serviços e da própria utilização de sistemas dentro de uma mesma rede.


A

Apenas I está correta.


B

Apenas II está correta.


C

I e II estão corretas, sendo II a justificativa adequada de I.


D

I e II estão corretas, não sendo II a justificativa adequada de I.


E

I e II estão incorretas.

A Internet é uma das maiores revoluções tecnológicas da história, conectando pessoas, empresas e dispositivos ao redor do mundo. Seu funcionamento envolve uma vasta gama de tecnologias e conceitos que permitem a transmissão de informações de forma rápida e eficiente. Sobre noções de Internet, analise as afirmativas a seguir:


I.O protocolo HTTP é usado para transferir páginas web entre um servidor e um cliente, sendo responsável por garantir a segurança dos dados transmitidos.

II.Computação em nuvem permite que os usuários acessem e armazenem dados e aplicativos pela Internet, sem a necessidade de instalar ou manter infraestrutura local.

III.Um roteador é um equipamento responsável por conectar diferentes redes e direcionar o tráfego de dados entre elas, utilizando tabelas de roteamento.

IV.A intranet e a extranet são redes privadas; no entanto, a intranet é acessível apenas por usuários autorizados dentro de uma organização, enquanto a extranet permite o acesso a usuários externos autorizados, como fornecedores ou parceiros.


Assinale a alternativa correta:


A

Apenas as afirmativas I, III e IV são verdadeiras


B

Apenas as afirmativas II, III e IV são verdadeiras


C

Apenas as afirmativas III e IV são verdadeiras


D

As afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras


E

Apenas as afirmativas I, II e III são verdadeiras

Qual das alternativas a seguir sobre tecnologias relacionadas à internet e intranet, protocolos web, World Wide Web e navegadores de internet está correta?


A

A intranet é uma rede privada que utiliza protocolos de internet, como o TCP/IP, para conectar computadores e dispositivos dentro de uma organização e permitir o compartilhamento aberto de informações e recursos para usuários externos através do protocolo WinAcess.


B

O Mozilla Firefox foi o primeiro navegador de internet a ser lançado e introduziu o conceito de abas de navegação para permitir a visualização de várias páginas em uma única janela.


C

A World Wide Web (WWW) é uma parte da internet que consiste em uma coleção de servidores de e-mail que permitem o envio e recebimento de mensagens eletrônicas.


D

O HTTPS (Hypertext Transfer Protocol Secure) é uma versão mais segura do HTTP que utiliza uma conexão criptografada para proteger a integridade e a confidencialidade dos dados transmitidos pela internet.

A intranet funciona como uma versão mais limitada da internet, mantendo a lógica de conectar usuários e dispositivos como computadores, mas restrita a um espaço físico específico. Em uma empresa, por exemplo, os funcionários podem se comunicar, compartilhar informações entre os computadores e acessar dados corporativos apenas quando estão utilizando um computador dentro da rede corporativa. O acesso fora desse ambiente não é possível. Dentro da empresa, o acesso à intranet requer registro e autorização com login e senha para cada usuário.


C

Certo


E

Errado

Qual é a principal característica que diferencia a Internet da Intranet?


A

Ambas são redes públicas, mas a Internet é mais segura.


B

A Intranet é utilizada apenas para navegação na web, enquanto a Internet suporta redes locais.


C

A Internet é uma rede pública de computadores interconectados globalmente, enquanto a Intranet é restrita a uma organização.


D

A Intranet é uma rede privada que opera globalmente, enquanto a Internet é restrita a uma organização.


E

A Internet é uma rede privada utilizada por empresas, enquanto a Intranet é de acesso público.

Sobre a intranet, é correto afirmar que:


A

A intranet é uma rede pública, acessível a qualquer pessoa com conexão à internet.


B

Em uma intranet, cada usuário pode definir suas próprias restrições de acesso.


C

A função de uma intranet é servir exclusivamente como um local de armazenamento de documentos da empresa.


D

A intranet pode ser utilizada para realizar treinamentos e capacitações online para os funcionários.

Você já deve ter ouvido ou lido em algum artigo de jornal, revista, blog etc. que existem dois tipos mais comuns de espaços virtuais: a INTERNET e a INTRANET. Sobre este assunto, analise as alternativas seguintes assinalando a CORRETA:


A

a INTERNET é uma rede de computadores pública, totalmente independente e desvinculada do ambiente chamado “NUVEM”;


B

a INTERNET é uma rede de computadores privada, que somente pode ser acessada através de utilização de senha fornecida pelos criadores de conteúdo;


C

a INTRANET é uma rede de computadores pública, comumente chamada de “NUVEM”;


D

a INTRANET é uma rede de computadores privada, que pode estar alocada na “NUVEM” ou em servidores próprios, acessada através de credenciais fornecidas por seus proprietários.

A intranet permite realizar muitas das mesmas funções da internet, como enviar e-mails, compartilhar vídeos, arquivos, realizar chamadas, entre outras atividades. No entanto, essas funcionalidades estão limitadas aos computadores que fazem parte da intranet específica da empresa, não sendo acessíveis externamente.


C

Certo


E

Errado

Geralmente, em pesquisas sobre ambientes de trabalho conectados, surgem os termos internet, intranet e extranet, que são basicamente redes de computadores, e o que os diferencia é a sua função. Analise as afirmativas a seguir sobre esse assunto.


I. Possui conexão normal, porém seu objetivo é permitir o acesso aos dados restritos de uma organização de qualquer lugar.

II. É uma rede restrita, o que significa que os seus usuários conseguem se comunicar apenas com quem está conectado a ela.

III. A maioria da população mundial usa essa rede, pois se refere à conexão de computadores ao redor do mundo.


Assinale a alternativa que apresenta os serviços descritos nas afirmativas, considerando-as de cima para baixo.


A

Intranet, extranet, internet.


B

Extranet, intranet, internet.


C

Extranet, internet, intranet.


D

Intranet, internet, extranet.


E

Internet, intranet, extranet.

As tecnologias de Internet e Intranet utilizam diversos protocolos para facilitar a comunicação e o compartilhamento de informações entre dispositivos conectados. Sobre os protocolos utilizados em redes de Internet e Intranet, assinale a alternativa correta.


A

O protocolo HTTP é usado exclusivamente para transferir arquivos entre dispositivos na rede.


B

O protocolo FTP é usado para acessar e transferir páginas da web.


C

O protocolo HTTPS é uma versão segura do HTTP, utilizado para proteger a transmissão de dados sensíveis na web.


D

O protocolo SMTP é utilizado para acessar sites web.

Qual é o tipo de rede que permite que os usuários de uma instituição tenham acesso a recursos de informática compartilhados, como arquivos, impressoras e softwares?


A

Internet.


B

Intranet.


C

Extranet.


D

WAN.


E

LEN.

Os conceitos de tecnologias relacionadas à intranet incluem protocolos de rede como TCP/IP, serviços como servidores web e aplicativos de colaboração, e práticas de segurança como VPN e firewalls.


C

Certo


E

Errado

Qual alternativa melhor exemplifica uma vantagem de utilizar uma Intranet Corporativa?


A

Permite acesso a Internet por todos os colaboradores sem restrições.


B

Garantir que a empresa esteja visível nos motores de busca para atrair novos clientes.


C

Aumentar a produtividade interna através da centralização de recursos e comunicação segura entre funcionários.


D

Sem intranet não é possível uma corporação fornecer e-commerce.


E

Disponibilizar informações da empresa para o público geral de forma rápida e eficiente.

Analise as afirmações a seguir:


I. Um navegador, como o Firefox, permite ao usuário acessar a internet e visualizar páginas da web, enquanto um Sistema Operacional como o Windows 10 fornece a plataforma para executar aplicativos, incluindo navegadores.

II. A LGPD é uma lei mundial, criada em 2010 e aplicada no Brasil desde 2018, que visa proteger a privacidade e os dados pessoais dos indivíduos, regulamentando como as empresas podem coletar, usar e armazenar dados pessoais.

III. Intranet é similar à internet, apenas se distingue por sempre utilizar o protocolo HTTPS, tornando-a mais segura.


É correto o que se afirma em:


A

II, apenas.


B

I, apenas.


C

III, apenas.


D

I e III, apenas.


E

I, II e III.

Das afirmações a seguir, identifique aquela que não está alinhada com os benefícios de implementar uma Intranet em uma empresa.


A

Melhoria na comunicação e colaboração entre os funcionários.


B

Centralização e compartilhamento de informações e documentos.


C

Aumento da produtividade e eficiência dos processos internos.


D

descentralização e compartilhamento de informações e documentos criptografados.

Assinale a alternativa que corretamente identifica o conceito de intranet:


A

Uma rede global que conecta indivíduos ao redor do mundo para o compartilhamento livre de informações.


B

Uma rede P2P criptografada, usada exclusivamente dentro de empresas para comunicações seguras.


C

Uma infraestrutura de rede projetada exclusivamente para sistemas operacionais Unix e Linux, não acessível por dispositivos externos.


D

Um sistema que facilita o acesso remoto a recursos corporativos por meio de protocolos de segurança.


E

Uma rede privada que utiliza tecnologias de Internet para compartilhar informações e recursos dentro de uma organização, acessível apenas a membros autorizados.

Sobre conhecimentos gerais acerca da informática, analise as afirmações a seguir e assinale a correta:


A

Intranet é similar à internet e apenas se distingue por sempre utilizar o protocolo HTTPS, tornando-a mais segura.


B

O uso de senhas iguais para várias contas é a melhor prática para manter a segurança dessas contas.


C

Um navegador, como o Firefox, permite aos usuários acessar a internet e visualizar páginas e aplicativos da web, enquanto um Sistema Operacional, como o Windows 10, fornece a plataforma para executar aplicativos, incluindo navegadores.


D

Em informática, utilizam-se bytes para medir velocidade de processamento e hertz para quantificar a velocidade de processamento.


E

Os sistemas operacionais Android e iOS não diferem significativamente, pois constituem o mesmo sistema operacional móvel com customização por fabricantes distintos.

Sobre Internet e Intranet, qual das seguintes afirmações é verdadeira sobre suas diferenças e aplicações?


I. Enquanto a internet é uma rede amplamente acessível que facilita a comunicação global sem restrições inerentes de acesso, a intranet utiliza protocolos de segurança específicos, como TCP/IP, para garantir a privacidade e segurança dos dados corporativos.

II. A intranet, ao contrário da internet, pode ser acessada de qualquer localização sem restrições, promovendo uma plataforma universal para compartilhamento e colaboração.

III. A capacidade de uma intranet em fornecer serviços personalizados e específicos aos seus usuários se baseia na utilização de tecnologias web semelhantes às da internet, porém com restrições de acesso que limitam o uso a membros autorizados da organização.


A

I e II são verdadeiras, apenas.


B

Apenas II é verdadeira.


C

Apenas III é verdadeira.


D

I, II e III são verdadeiras.


E

Apenas I e III são verdadeiras.

   
Gerar simulado