Questões de Concurso sobre Linux

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
2.930 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Um Administrador de sistemas está trabalhando em um computador com sistema operacional Linux. Caso ele deseje verificar a quantidade de espaço utilizado pelo disco rígido instalado nessa máquina, ele deve utilizar o comando:


A

ls


B

df


C

cd


D

top


E

ping

Um usuário de um computador, com sistema operacional Linux, precisa acessar o diretório no qual estão os arquivos de configuração para esse computador. Esse diretório é o:


A

/opt


B

/lib


C

/etc


D

/bin

Usando o Linux, em sua configuração original, assinale a alternativa correta sobre o resultado do comando a seguir, considerando que o usuário tem todas as permissões para executá-lo.


ls > arquivo.txt


A

Procura no diretório pelo arquivo arquivo.txt no diretório.


B

Procura no diretório por arquivos com tamanho maior do que o arquivo arquivo.txt.


C

Exibe o conteúdo do arquivo arquivo.txt.


D

Armazena a listagem do conteúdo do diretório em uso no arquivo arquivo.txt.


E

Marca o arquivo arquivo.txt como apenas leitura.

Assinale a alternativa que indica o comando que é utilizado, no sistema operacional Linux, para mudar a proteção de um arquivo ou diretório.


A

Ls


B

Chmod


C

Top


D

Mkdir


E

Rm

Em 2019, aproximadamente 78% da fatia de mercado de Sistemas Operacionais estava sob controle da detentora de direitos de um Sistema operacional de computadores. Assinale abaixo o SO em questão.


A

Ubuntu.


B

macOS.


C

Windows.


D

Kali Linux.


E

Fedora.

Precisa-se utilizar o sistema operacional Linux. Verifica-se que o Linux possui as seguintes características:


A

monotarefa e multitarefa


B

monotarefa e monousuário


C

multiusuário e monotarefa


D

multitarefa e multiusuário


E

monousuário e multiusuário

Assinale a alternativa que melhor define o que é um diretório raiz em um sistema de arquivos.


A

O primeiro diretório criado em um sistema de arquivos


B

O diretório que contém todos os arquivos de sistema


C

O diretório que contém todos os arquivos de usuário


D

O diretório que contém todos os arquivos de configuração

Acerca do comando utilizado para concatenar arquivos no Linux, assinale a alternativa CORRETA:


A

cat.


B

concat.


C

concatenate.


D

concatFILE;

O sistema de arquivo é parte fundamental de um sistema operacional, sendo ele responsável pelo gerenciamento de arquivos em dispositivos de armazenamento, por exemplo: HDs e SSDs. Considerando os respectivos sistemas de arquivos dos Sistemas Operacionais Windows e Linux, relacione adequadamente as colunas a seguir.


1. NTFS (New Technology File System).

2. Ext4 (Fourth extended Filesystem).

3. ReFS (Resilient File System).

4. XFS (Extended Filesystem).

5. FAT (File Allocation Table).


( ) Criado para ser usado nos servidores da empresa Silicon Graphics. Em 2001, foi integrado ao kernel do Linux e, atualmente, é suportado pela maioria das distribuições Linux. Trata-se de um sistema de arquivo otimizado para suportar arquivos e volumes muito grandes (8 Exabytes).

( ) É o sistema de arquivo mais recente desenvolvido pela Microsoft; foi introduzido no Windows 8. Sua arquitetura difere dos outros sistemas de arquivos do Windows por ser organizada na forma de árvore B+.

( ) Introduzido em 1993 com o Windows NT e, atualmente, é o sistema de arquivos mais utilizado no Windows. Neste sistema de arquivos, os arquivos são armazenados como um descritor em uma tabela de arquivo-mestre (Master File Table – MFT).

( ) Tornou-se o sistema de arquivos padrão do Linux em 2008. Ele suporta até 16 terabytes de tamanho máximo de arquivos.

( ) Foi desenvolvido para o MS-DOS e usado em versões do Windows até o Windows 95. A maioria dos sistemas operacionais suportam esse sistema de arquivos.


A sequência está correta em


A

1, 4, 2, 5, 3.


B

5, 1, 4, 3, 2.


C

4, 3, 1, 2, 5.


D

2, 5, 3, 1, 4.


E

3, 2, 5, 4, 1.

Em um servidor com sistema operacional Linux CentOS, o seguinte comando foi emitido em um terminal:


systemctl status firewalld


A saída obtida pela execução do comando consta a seguir. Por questões de espaço, cada linha exibida na saída foi enumerada e desmembrada em múltiplas linhas.


1 ● firewalld.service - firewalld - dynamic firewall daemon

2 Loaded: loaded (/usr/lib/systemd/ system/firewalld.service; enabled; vendor preset: enabled)

3 Active: active (running) since Thu 2023-09-07 19:14:55 EST; 4h 12min ago

4 Docs: man:firewalld(1)

5 Main PID: 825 (firewalld)

6 CGroup: /system.slice/firewalld. service

7 └─825 /usr/bin/python -Es /usr/sbin/firewalld --nofork --nopid

Com base nessas informações, é correto concluir que


A

a execução do comando causou a inicialização do serviço de firewall.


B

o serviço de firewall do sistema está ativo há mais de 4 horas.


C

o serviço de firewall do sistema esteve ativo por 4 horas e 12 minutos no mês de agosto.


D

o arquivo /usr/sbin/firewalld possui permissão de acesso 825, utilizando a notação octal do comando chmod.


E

o arquivo executável binário correspondente ao serviço de firewall do sistema é /system.slice/firewalld.service.

O arquivo cpuinfo, presente em sistemas operacionais Linux, contém informações do processador, como o tamanho do seu cache. Esse arquivo está localizado dentro do diretório:


A

/bin


B

/etc


C

/proc


D

/boot


E

/root

Em redes de computadores, o comando ping é usado para criar um backup de arquivos importantes em um servidor.


C

Certo


E

Errado

Sobre o Grub é correto dizer que:


A

É um tipo de sistema de arquivos do Windows XP e ou superiores


B

É um tipo de sistema de arquivos das distribuições Linux


C

É um gerenciador de inicialização de “boot” do Windows XP e ou superiores


D

É um gerenciador de inicialização de “boot” das distribuições Linux


E

É um editor de textos multiplataformas

No que diz respeito ao Linux, uma distribuição (“distro”) Linux é um sistema operacional constituído do kernel Linux, ferramentas do GNU, programas adicionais e um gerenciador de pacotes. Dois exemplos de “distros” são


A

Ubuntu e Fedora.


B

Nautilus e Dolphin.


C

Dolphin e Ubuntu.


D

Fedora e Nautilus.

No Ubuntu, assim como nas demais distribuições Linux, o ponto de montagem é uma opção que o usuário pode ativar/desativar; caso esta opção não esteja ativada, quando o sistema for desligado, todos os dispositivos serão desmontados (umount).


C

Certo


E

Errado

Qual sistema operacional de código aberto é baseado no Kernel Linux e é amplamente utilizado em servidores e sistemas embarcados?


A

Windows.


B

MacOS.


C

Unix.


D

Android.


E

Linux.

Um usuário de um computador com sistema operacional Linux precisa utilizar um comando, usando linha de comandos, para encontrar o caminho para o diretório atual (da pasta) em que ele se encontra, retornando um caminho completo. Esse comando é o:


A

pwd


B

mkdir


C

rmdir


D

locate

Um usuário de um sistema Linux precisa saber quais são os arquivos que estão no diretório atual. Para isso, ele pode usar o comando:


A

vi


B

ln


C

wc


D

ls

   
Gerar simulado