Questões de Concurso sobre Memória Cache

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
690 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Assinale a alternativa que apresenta um tipo de memória primária com sua respectiva informação correta.


A

CACHE: Memória volátil.


B

RAM: Memória não volátil.


C

SCSI: Memória SSD.


D

PEN DRIVE: Memória Flash.

Um arquivo é definido como uma unidade lógica de informação criada, exclusivamente, pela memória virtual.


C

Certo


E

Errado

Qual dos dispositivos abaixo constituem uma memória de alta velocidade.


A
Registradores

B
Pendrive

C
Disco rígido

D
Fita magnética

Em relação à memória do cache de computadores, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


(---) As palavras de memória usadas com mais frequência são mantidas na cache.

(---) Quando a CPU precisa de uma palavra, ela examina em primeiro lugar a cache. Mesmo se encontrar, a CPU recorre à memória principal para buscar de forma redundante.

(---) O princípio da localidade se baseia no fato de que, num intervalo de tempo, os endereços virtuais gerados por um programa tendem a ficar restritos a pequenos conjuntos do seu espaço.

(---) Memórias principais e caches são divididas em blocos de tamanho variável e aleatório.


A

C - C - E - E.


B

E - E - C - C.


C

C - E - C - E.


D

C - E - C - C.

Os processadores possuem memória cache em um ou mais níveis (indicados por L1, L2 e assim por diante). Sobre memória cache de processadores, assinale a alternativa INCORRETA:


A

Em um processador com dois níveis de memória cache (L1 e L2), a cache L1 sempre tem um tamanho maior que a L2.


B

O objetivo da memória cache é de obter velocidades de acesso maiores com custo reduzido.


C

Em um processador com três níveis de memória cache (L1, L2 e L3), a cache L2 é mais lenta que a cache L1 e a cache L3 é mais lenta que a cache L2.


D

A memória cache contém cópias de partes da memória principal.


E

Acerto de cache (cache hit) é o nome dado à situação quando uma informação solicitada pelo processador é encontrada na memória cache.

O SSD é um dispositivo para armazenamento de dados, em que é possível escrever apenas uma vez os seus dados, porém pode-se ler o seu conteúdo várias vezes.


C
Certo

E
Errado

Na implementação da memória virtual em sistemas operacionais, é necessário definir, dentre outros elementos, a política de substituição de páginas. Esses algoritmos escolhem qual página deverá deixar a memória real (chamada página vítima) e voltar ao meio secundário de armazenamento, a fim de ceder espaço à outra página requisitada pelo processador e atender à requisição de falha de página. Uma das formas de implementação desses mecanismos de substituição de páginas prevê a utilização de bits auxiliares associados às páginas.

Nesse contexto, qual a função do bit de sujeira (dirty bit)?


A
Evitar a utilização de um algoritmo de substituição de páginas da classe local.

B
Evitar que uma página seja eleita como “vítima”, ou seja, tenha de deixar a memória.

C
Indicar quando uma página foi alterada durante a execução de um processo.

D
Indicar se a página é candidata à ocorrência de trashing.

E
Indicar se a página foi referenciada dentro de um intervalo de tempo.
Um funcionário está usando um computador com o sistema operacional Windows 7, em português, e deseja saber a quantidade total de memória RAM e quanto de memória está livre naquele momento. Para isso, ele deve

A
acessar o menu “Memória” a partir do Windows Explorer.

B
pressionar as teclas Windows + E e acessar a aba “Memória” do Gerenciador de Tarefas.

C
pressionar a tecla Windows, digitar cmd seguido de Enter e digitar mem seguido de Enter.

D
acessar o menu “Sistema” a partir do Windows Explorer.

E
pressionar as teclas Ctrl+Alt+Delete e acessar a aba “Desempenho” do Gerenciador de Tarefas.
Para que os computadores de uma rede possam trocar informações entre si é necessário que todos os computadores adotem as mesmas regras para o envio e o recebimento de informações. Este conjunto de regras é conhecido como:

A
Sistema de Correio Eletrônico

B
FTP – Transferência de Arquivos

C
Protocolo de Comunicação

D
Criptografia

Atente às seguintes afirmações a respeito das memórias e processadores de computadores.

I. O armazenamento em HDD é feito através de discos ópticos/magnéticos, enquanto em SSD é composto por circuitos integrados.

II. A Unidade de Controle de um processador tem como função realizar as operações aritméticas e lógicas de um processamento.

III. A memória cache tem como objetivo potencializar o desempenho do processador, aumentando a velocidade de transferência com a memória principal.

IV. O barramento de dados é um dispositivo através do qual são efetuadas as trocas de informações e dados no computador.

Está correto o que se afirma em


A
I, III e IV apenas.

B
II, III e IV apenas.

C
I e II apenas.

D
I, II, III e IV.
Que utilitário do Windows 10 em português permite ao usuário verificar o uso corrente de memória RAM do computador?

A
Sistema

B
Painel de Controle

C
Gerenciador de Tarefas

D
Gerenciador de Dispositivos

E
Painel de indicadores e informações do Windows

Determinada instituição recém-criada ainda não conseguiu implantar um sistema corporativo de backup para os dados armazenados diariamente. Em situação precária e de emergência, foi solicitado a cada colaborador que providenciasse a rotina diária de backup para a proteção dos dados, principalmente dos arquivos de trabalho.


Considerando essa situação hipotética, principalmente no aspecto da segurança e do sigilo da informação, assinale a alternativa correta.


A

Para facilitar a rápida utilização dos arquivos em backup, em caso de necessidade, é aconselhável colocar os arquivos do backup no mesmo ambiente dos computadores de que foram gerados.


B

Com o objetivo de reduzir gastos, é aconselhável fazer o backup nos discos rígidos dos próprios computadores onde estão os dados a serem protegidos.


C

Nessa situação, somente os arquivos em forma de documentos podem ser preservados por meio do backup.


D

O armazenamento em nuvem ainda não se apresenta como uma alternativa eficiente para a realização de backup na situação descrita.


E

Para essa situação, em relação ao armazenamento, os pen drives levam vantagem em relação aos cd-rom, pois há pen drives com maior capacidade de armazenamento que os cd-rom.

Em relação aos tipos de memórias de um computador, o registrador é um tipo de memória

A
volátil localizada no processador e possui baixa capacidade de armazenamento.

B
não volátil localizada no processador e possui baixa capacidade de armazenamento.

C
não volátil localizada no HD e possui alta capacidade de armazenamento.

D
volátil localizada no processador e possui alta capacidade de armazenamento.

E
volátil localizada no HD e possui alta capacidade de armazenamento.

Memória de acesso randômico mais rápida que armazena os dados mais utilizados pelo processador. Este é o conceito de:


A

disco rígido.


B

memória ROM.


C

memória RAM.


D

memória cache.


E

memória flash.

Uma mídia de armazenamento de dados utilizada em microcomputadores e que emprega a tecnologia óptica para armazenar e ler os dados é o

A
mouse.

B
pen drive.

C
DVD.

D
ponteiro laser.

E
disco flexível.
Um disco Blue Ray de uma camada (single layer) e tamanho padrão (12 cm) possui capacidade de armazenamento de, aproximadamente,

A
1 TB.

B
1,44 MB.

C
4,7 GB.

D
25 GB.

E
700 MB.
   
Gerar simulado