Questões de Concurso sobre Modelo OSI/ISO

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.168 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 
Ano: 2020
Prova: FACET - Prefeitura - Agente Administrativo - 2020

Sobre as redes Wi-Fi, analise as assertivas abaixo:


I – Seu sinal opera na frequência da luz visível

II – Não necessita de meio material para transmissão dos dados

III – Pode ser afetado por interferência eletromagnética

IV – Seu sinal não é capaz de contornar obstáculos


Estão corretas apenas:


A

I e II


B

I e III


C

I e IV


D

II e III


E

II e IV

Protocolo aplicado na camada de rede e tem como função fazer a tradução dos endereços IP e Portas TCP da rede local para o mundo (Internet). Estamos falando de:


A

VPN


B

TCP


C

DNS


D

NAT


E

DHCP

Dado o endereço IPv4 192.168.0.0/16, informe, sucessivamente, qual o endereço do primeiro host válido, último host válido e o endereço de broadcast da rede:


A

192.168.0.0 – 192.168.255.254 – 192.168.255.255


B

192.168.1.0 – 192.168.255.254 – 192.168.255.255


C

192.168.0.1 – 192.168.255.254 – 192.168.255.255


D

192.168.1.1 – 192.168.255.254 – 192.168.255.255


E

192.168.1.1 – 192.168.254.254 – 192.168.255.255

Protocolos de rede (conhecidos também como protocolos de internet) nada mais são do que um conjunto de normas que permitem que uma máquina conectada à internet possa se comunicar com outra também já conectada à rede, permitindo a troca de arquivos entre usuários, envio de mensagens e etc. Trata-se de uma espécie de linguagem universal entre máquinas, independentemente do fabricante ou sistema operacional utilizado por elas. Diante disto, assinale qual das alternativas a seguir não corresponde a um protocolo de rede.


A

HTTPS.


B

TCP/IP.


C

FTP.


D

JCP.

Quantas e quais são as camadas do modelo OSI?


A

7 - Física, Enlace, Rede, Transporte, Sessão, Apresentação e Aplicação.


B

4 - Enlace, Internet, Transporte e Aplicação.


C

7 - Física, Enlace, Internet, Transporte, Sessão, Apresentação e Aplicação.


D

4 - Física, Transporte, Sessão e Aplicação.


E

5 - Enlace, Internet, Transporte, Apresentação e Aplicação.

Todo dispositivo conectado a uma rede de computadores que utiliza o protocolo de Internet para transmitir e receber dados tem um número atribuído a ele. É uma sequência numérica que indica o local de onde um determinado equipamento está conectado a uma rede privada, diretamente à Internet, ou o endereço do servidor pelo qual o dispositivo está se conectando a internet.


Como este número é conhecido?


A

POP3


B

Endereço IP


C

FTP


D

URL


E

SMTP

No Modelo OSI sua função é garantir que a informação fornecida pela camada de aplicação seja legível para outros sistemas, por isso, codifica e converte os dados para que o receptor possa entendê-los. Trata=se da camada:


A

Sessão.


B

Transporte.


C

Enlace.


D

Física.


E

Apresentação.

Um protocolo do modelo Open System Interconnection (OSI), da International Organization for Standardization (ISO), que apresenta as seguintes características: (1) é utilizado para envio de mensagens de correio eletrônico, por meio da Internet, entre dois dispositivos computacionais distintos (emissor e receptor); (2) utiliza a porta lógica de comunicação TCP 465, para conexão criptografada com SSL; e (3) tem a função somente de envio de dados, sendo necessário, para a leitura dos dados enviados, o uso de um software cliente de e-mail com suporte ao protocolo de leitura POP ou IMAP. Nesse caso, pode-se afirmar que tais características referem-se ao seguinte protocolo:


A

SMTP.


B

DNS.


C

HTTP.


D

FTP.


E

SNMP.

A Figura 1 exibe um IPv4, na base hexadecimal, que corresponde ao seguinte IPv4 na base decimal:


A

10.192.12.255


B

128.10.18.255


C

172.192.18.184


D

224.168.12.185


E

192.168.18.185

Quando um usuário acessa uma página na internet e lhe seja apresentado um certificado digital válido, criptografando a seção, é correto afirmar que o protocolo utilizado pelo usuário neste acesso é?


A

HTTPS


B

HTTP


C

SSID


D

WPA


E

SMTP

O protocolo _____________________ permite o monitoramento e gerenciamento remoto de dispositivos em rede, como por exemplo, roteadores, switches, hubs, nobreaks, servidores e impressoras. A partir deste protocolo, é possível monitorar, descobrir problemas e gerenciar remotamente qualquer dispositivo que possua suporte a este protocolo, tornando mais simples o trabalho de administração da rede.


Assinale a alternativa que preencha de forma CORRETA a lacuna:


A

SSH


B

SMTP


C

SNMP


D

NNTP


E

PING

Nos Sistemas GNU/Linux, as interfaces de redes se localizam no diretório /dev. Essas interfaces, em sua maioria, são criadas dinamicamente pelos softwares quando são requisitadas. A interface loopback é um tipo especial, permitindo que se faça conexão consigo mesmo. Assinale, a seguir, o endereço IP da interface loopback.


A

127.0.0.1


B

127.1.1.1


C

192.168.0.1


D

255.255.255.255

O modelo de camadas surgiu para reduzir a complexidade do projeto de arquitetura de redes, onde cada camada possui um conjunto de funções bem definidas. Relacione as camadas abaixo de acordo com sua finalidade:


I. Física.

II. Enlace.

III. Rede.

IV. Transporte.

V. Aplicação.


( ) Realiza o enquadramento dos bits, detecção e tratamento de erros, controle de fluxo e controle de acesso ao meio.

( ) Responsável pelo endereçamento IP, roteamento, fragmentação, qualidade de serviço e controle de congestionamento.

( ) Oferece serviços de WEB, correio eletrônico, transferência de arquivos e serviços de nomes.

( ) Responsável pela comunicação fim a fim, início e término de conexões lógicas e controle de fluxo fim a fim.

( ) Realiza a sinalização, interface com o meio de transmissão, sincronização e multiplexação.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


A

I, III, IV, V, II.


B

II, III, V, IV, I.


C

II, I, IV, V, III.


D

V, IV, III, II, I.


E

IV, III, II, I, V.

Sites do governo são acessados por meio do protocolo de comunicação “https”. A função desse protocolo é:


(Fonte: COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL. Cartilha de Segurança na Internet)


A

Permitir que senhas e dados sejam salvos.


B

Evitar que dados transmitidos na rede sejam visualizados por terceiros.


C

Aumentar a velocidade de navegação.


D

Apagar os dados após a navegação.

No IPv6, segundo a RFC 2374, uma mesma interface pode utilizar mais de um endereço, diferentemente do IPv4, onde tal característica só era possível em roteadores. Essa característica é importante porque na versão 6 algumas aplicações, em geral de controle, utilizam-se de endereços especiais. Quais são os três tipos de endereços utilizado para endereçamento das interfaces no IPv6?


A

Linkcast; Multicast; Unicast


B

Broadcast; Linkcast; Anicast


C

Anycast; Linkcast; Broadcast


D

Unicast; Multicast; Broadcast


E

Unicast; Multicast; Anycast

O Modelo OSI (Open Systems Interconnection) é um modelo de referência para o projeto de protocolos de rede. É uma forma de descrever o processo a que os dados são submetidos quando transmitidos através de uma rede, e recebidos por um dispositivo receptor. Como o próprio nome diz, se trata de um modelo, abstrato, e não de um protocolo de redes real. O modelo OSI é dividido em sete camadas, e cada camada cuida de um aspecto da comunicação em rede. Em cada camada devem estar localizados protocolos específicos que realizam trabalhos distintos, dependendo da necessidade.


( 1 ) Camada 1: É a Camada Física.

( 2 ) Camada 2: Camada de Link de Dados (Data Link).

( 3 ) Camada 3: Camada de Rede.

( 4 ) Camada 4: Camada de Transporte.

( 5 ) Camada 5: Camada de Sessão.

( 6 ) Camada 6: Camada de Apresentação.

( 7 ) Camada 7: Camada de Aplicação.


(__)Aqui, uma sessão de comunicação pode ser iniciada, mantida e finalizada quando não houverem mais dados a transmitir, ou quando uma das partes quiser encerrar a comunicação. Além disso, permite o sincronismo e restabelecimento de uma sessão de comunicações a partir do ponto onde houve um problema de interrupção na transmissão.

(__)Tem o papel de fornecer funções que permitam a comunicação entre processos de aplicações (softwares) entre computadores diferentes. Assim fornece um mecanismo pelo qual diversas aplicações distintas podem enviar e receber dados usando a mesma implementação de protocolos das camadas mais baixas.

(__)Esta camada introduz a capacidade de rotear o tráfego de um ponto da rede a outro, por meio de sub-redes, e por isso podemos chamar essa camada de camada de roteamento. Aqui, podemos aplicar um esquema de endereçamento lógico aos pontos de rede, como por exemplo o endereço IP.

(__)Esta camada trata da sinalização de rede, e da conversão de bits (advindos das camadas superiores) em sinais elétricos, ópticos ou ainda em ondas eletromagnéticas para envio pelos diversos meios de transmissão utilizados, carregando os dados de um ponto a outro da rede. Define os aspectos mecânicos e elétricos da rede. É o nível onde atuam as interfaces (placas) de rede.

(__)Nesta camada temos a organização dos dados a serem enviados em conjuntos de bits denominados Quadros (Frames), e é aqui que especificamos os endereços físicos das interfaces de rede envolvidas na comunicação (endereços MAC). Um endereço MAC é responsável pela identificação única dos dispositivos em uma rede, consistindo em um endereço gravado em uma memória ROM presente na própria interface física de rede.

(__)Esta é a camada de mais alto nível (conceitualmente), e é a responsável por fornecer os serviços de rede às aplicações que rodam no computador. Assim, seu navegador ou seu programa de e-mails acessa a rede pois é capaz de se comunicar com a camada de aplicação da pilha de protocolos.

(__)Esta camada lida com as técnicas de apresentação dos dados, o que significa basicamente que ela é responsável pela forma como os dados são reconhecidos e visualizados em seu destino. Como exemplos de suas atribuições, temos a codificação de caracteres, compressão e criptografia de dados.


Relacione as lacunas acima sobre cada camada e seu conceito, em seguida marque a alternativa CORRETA da sequência de cima para baixo.


A

1-2-7-6-5-4-3.


B

7-6-5-4-3-2-1.


C

5-4-3-1-2-7-6.


D

1-2-3-4-5-6-7.


E

5-4-1-2-3-7-6.

Assumindo que temos 4 LAN de 40, 50, 60 e 70 hosts em cada una delas, e que dispomos de IPs livres a partir do IP 10.10.0.0. Indique os endereços de rede de cada una das LANs.


A

10.10.0.0/26 - 10.10.0.64/26 - 10.10.0.128/26 - 10.10.1.0/25


B

10.10.0.0/22 - 10.10.0.64/26 - 10.10.0.128/24 - 10.10.1.0/23


C

10.10.0.0/26 - 10.10.0.64/26 - 10.10.1.128/26 - 10.10.1.0/25


D

10.10.0.0/26 - 10.10.0.64/26 - 10.10.0.128/26 - 10.10.1.0/24


E

10.10.0.0/26 - 10.10.1.64/23 - 10.10.0.128/26 - 10.10.1.0/25

Em relação à camada de enlace de dados, conforme Tanenbaum e Wetheral (2011), é CORRETO afirmar:


A

A camada de enlace de dados usa os serviços da camada de rede para enviar e receber datagramas pelos canais de comunicação. Ela tem diversas funções, entre as quais a de fornecer uma interface de serviço bem definido à camada inferior, a de tratar erros de transmissão e a de regular o fluxo de dados de tal forma que receptores lentos não sejam atropelados por transmissores rápidos.


B

A função da camada de enlace de dados é fornecer serviços à camada física. O principal serviço é transferir dados da camada de rede da máquina de origem para a camada física da máquina de destino.


C

Os principais serviços oferecidos pela camada de enlace de dados são: serviço não orientado as conexões sem confirmação; serviço não orientado as conexões com confirmação e serviço orientado as conexões com confirmação.


D

Os serviços orientados a conexão, utilizado na camada de enlace para transmissão de dados, não exige o estabelecimento de conexão, pois é empregado um meio físico (com fio ou sem fio) que interliga os equipamentos.


E

A evolução das redes sem fio propiciou melhoria dos equipamentos e a redução significativa de erros na transmissão de dados, portanto, atualmente, este tipo de rede não utiliza códigos de deteção de erros.

Sobre as redes de computadores, marque a alternativa CORRETA:


A

Uma rede baseada na família de protocolos TCP/IP, com máscara 255.255.255.252 permite endereçar 4 hosts.


B

O campo serviços diferenciados (originalmente chamado Classe de Tráfego), presente no cabeçalho do IPv6, é utilizado para identificar os serviços ofertados pela camada de rede para a camada de transporte.


C

No cabeçalho do IPv6 o campo Limite de hops (ou limite de encaminhamento) tem o mesmo objetivo do campo Tempo de Vida (TTL) no cabeçalho do IPv4, que é evitar que um pacote IP tenha duração eterna na rede.


D

O UDP é um protocolo de transporte fim-a-fim, orientado à conexão, que fornece um serviço de transferência confiável de dados entre aplicações.


E

O endereço IPv6 é formado por três partes distintas: endereço de rede, máscara de rede, endereço remoto. Esta arquitetura permite que um determinado host mantenha o mesmo endereço em cenários de mobilidade.

   
Gerar simulado