

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O padrão SATA III permite, teoricamente, taxas de transferências de até quantos MB por segundo?
100
300
600
1200
1500
Dos componentes de um sistema de computação, aquele que se utiliza de uma interface do tipo SATA são os/as:
Pen Drives.
Scanners.
Monitores.
Discos Rígidos.
Mouses.
Os componentes identificados por D1 E D3 são conhecidos, respectivamente, por slots:
DDR e SATA;
DDR e IDE;
DDR e HDMI;
PCI e IDE;
PCI e SATA.
Juntamente com o processador e os dispositivos de memória, os módulos de entrada e saída (E/S) também são um elemento-chave de um microcomputador digital. Dispositivos de armazenamento de massa de dados, como discos rígidos magnéticos, discos ópticos e de estado sólido, são acessados através de módulos de E/S.
A interface serial com unidades de disco, amplamente utilizada nos microcomputadores, capaz de atingir taxas de transferência de até 6,0 Gbps, é:
Modbus
Fieldbus
PCI
BIOS
SATA
Sobre componentes de computador, trata-se de equipamento para armazenamento, EXCETO:
Solid State Drive.
Hard Disk Drive.
Serial AT Attachment.
Electrically-Erasable Programmable Read-Only Memory.
Digital Versatile Disc.
Observe as assertivas abaixo que tratam sobre a comunicação entre a unidade de disco rígido e o sistema de computação. A seguir, aponte a alternativa CORRETA.
I - É o nome dado à tecnologia que incorporou a interface controladora à própria unidade de disco, diminuindo, assim, o ruído de conexão.
II - Trata-se de um padrão de comunicação que possibilita altas taxas de transferência de dados e permite o “Hot-Plugging”.
As assertivas I e II tratam, respectivamente, de:
IDE e ATA.
IDE e SCSI.
SCSI e ATA.
IDE e SATA.
Em relação aos dispositivos SATA e à sua interface de comunicação, assinale a alternativa INCORRETA.
O conector de alimentação de um disco SATA é diferente ao usado no disco IDE.
Os discos rígidos SATA e, eventualmente, as placas mãe com esse tipo de interface são fornecidos com um adaptador de fonte. Também existem fontes de alimentação com conectores para discos SATA.
Os cabos apropriados para a conexão SATA são diferentes às interfaces IDE.
Os discos SATA apresentam taxas de transferência externa menor que o IDE.
A respeito de dispositivos de armazenamentos, marque a alternativa INCORRETA:
SATA Express (SATAe) – SATAe é uma implementação híbrida, que pode usar tanto o PCI Express quando o SATA. SATAe que usam PCI Express chegam facilmente à marca do 780 MB/s, chegando até 1580 MB/s com PCIe 3.0.
SATA M.2 – Assim como o SATA Express, o SATA m.2 é uma implementação híbrida, que pode usar tanto o PCI Express quanto o SATA.
Assim como os demais, (SATA Express e SATA M.2) o NVMe (Non-VolatileMemory Express) é um conector híbrido que suporta implementações distintas em diferentes placas-mãe. De um lado, ele é perfeitamente retro compatível com o padrão SATA III. De outro, mais interessante, ele funciona como uma conexão para as conexões PCI Express da placa-mãe, as mesmas utilizadas para conectar placas de vídeo e periféricos mais rápidos.
Nenhuma das alternativas.
Na comparação com os padrões SATA e SCSI, em relação aos parâmetros tipo de transmissão / taxa de transmissão máxima / quantidade de dispositivos por cabo / tipo do cabo conexão / consumo, os discos SAS suportam, respectivamente, os seguintes valores típicos:
full-duplex / 600 MBs / 16 / de 7 pinos / 250 mV
full-duplex / 375 MBs / 4 / de 32 pinos / 800 mV
half-duplex / 600 MBs / 4 / de 7 pinos / 800 mV
half-duplex / 375 MBs / 16 / de 32 pinos / 250 mV
A figura a seguir ilustra um tipo de conexão existente nas placas-mãe dos microcomputadores atuais.

Esse tipo de conexão é conhecido pela sigla:
IDE
SATA
PCI-E
SCSI
Assinale a alternativa que apresenta o nome dado ao cabo descrito a seguir:
“Não prejudica o fluxo de ar dentro do gabinete. Os cabos podem ter até um metro de comprimento e cada porta suporta um único dispositivo.”
Par trançado.
IDE.
Coaxial.
Flat.
SATA.
O SATA é um barramento serial, em que é transmitido um único bit por vez em cada sentido. Isso elimina os problemas de sincronização e interferência encontrados nas interfaces paralelas, permitindo que sejam usadas frequências mais altas. Graças a isso, o cabo SATA é bastante fino, contendo apenas 6 pinos.
Certo
Errado
“Os HDs SATA, por possuírem conectores menores e mais versáteis, oferecem mais espaço dentro do gabinete de um computador desktop. Esse padrão também permite o uso de cabos muito mais longos, com comprimento até de um metro.”
Disponível em: https://canaltech.com.br/hardware/saiba-a-diferenca-entre-hd-sata-e-hdata-e-os-detalhes-dos-discos-rigidos-68541/ Acesso em: 18/06/2018.
O que não se pode afirmar sobre as características relacionadas ao HD SATA?
Link Power Management – recurso para auxiliar na economia de energia elétrica por meio de status de utilização.
Hot Plug – permite que o HD seja conectado ao computador quando o sistema operacional estiver em funcionamento.
Opera com 160 MHz de frequência e 16 dispositivos conectados, tendo uma taxa de transferência chegando a 640 MB/s.
Staggered Spin-UP – possibilita ativar ou desativar discos adicionais sem que os demais sofram interferências.
Qual tecnologia foi adicionada ao SATA II, que permite ao hard disk organizar as solicitações de leitura ou gravação?
Link Power Management.
Native Command Queuing.
Hot Plug.
Staggered Spin-Up.
Em relação às interfaces utilizadas como meio de conexão com os HDs, é correto afirmar que:
Controladoras SATA 300 são popularmente chamadas de SATA IV.
O cabo IDE possui dois encaixes, um ligado na placa-mãe e o outro em um HD.
Placas-mãe com 4 portas IDE permitem até 6 drives.
SATA é um barramento serial.
Um cabo IDE é mais fino que um cabo SATA.
Considere as seguintes afirmativas sobre itens de hardware:
I. O cooler é um dos componentes que tem a finalidade de controlar a temperatura do processador.
II. A memória ROM tem a característica de armazenar dados de forma dinâmica, permitindo a leitura e escrita de dados de forma constante.
III. IDE, SATA e DDR são interfaces de controle de discos rígidos.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
I.
II.
III.
I e II.
O padrão SATA é uma tecnologia para discos rígidos, unidades ópticas e outros dispositivos de armazenamento de dados. Com relação a este padrão assinale a alternativa correta:
A transferência de dados é realizada de forma serial a partir da versão SATA II.
A transferência de dados é realizada de forma paralela
A transferência de dados é realizada de forma serial.
A transferência de dados é realizada de forma serial a partir da versão SATA III.
A transferência de dados é realizada de forma serial somente na versão PATA I.
Cada vez mais as empresas no mundo todo estão buscando soluções tecnológicas para continuarem competitivas no mercado, e nesse contexto também vem crescendo a importância dos microcomputadores como recurso indispensável ao aumento da produtividade. Ainda, fazendo parte desse cenário, os discos rígidos mais modernos empregam uma tecnologia com melhor desempenho e as impressoras são conectadas aos microcomputadores por meio de um barramento que possibilita maiores taxas de transferência. Essa tecnologia e esse barramento são conhecidos, respectivamente, por quais siglas?
DDR e USB.
DDR e AGP.
SATA e USB.
SATA e AGP.
SATA e AUI.
Em uma placa mãe, os slots denominados SATA (Serial ATA) são utilizados para conectar que tipo de dispositivo?
Disco rígido.
Placa de vídeo.
Memória RAM.
Periféricos externos de comunicação.
Com relação aos dispositivos SSD (Solid State Drive) são realizadas as seguintes afirmações:
I. Um SSD é um dispositivo que utiliza chips de memória não volátil no lugar de discos magnéticos.
II. É comum encontrar dispositivos do tipo SSD utilizando interfaces do tipo Serial ATA (SATA).
III. São dispositivos voláteis, o que significa que não é necessário usar baterias ou deixar o dispositivo constantemente ligado na tomada para manter os dados nele armazenados.
Em relação a estas afirmações, assinale a alternativa correta:
Somente a afirmação I está correta.
Somente a afirmação II está correta.
As afirmações I, II e III estão corretas.
Somente as afirmações I e II estão corretas.
Somente as afirmações II e III estão corretas.