Questões de Concurso sobre Unidades, Periféricos, Dispositivos de Entrada e Saída e Acessórios - Página 4 | Gran Questões

Questões de Concurso sobre Unidades, Periféricos, Dispositivos de Entrada e Saída e Acessórios

 
 
Disciplina 1
Assunto 24
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
866 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A configuração e uso de periféricos como impressoras, scanners, dispositivos multimídia e modems envolvem processos de instalação, conexão e configuração no sistema operacional. Em relação à configuração e uso de periféricos, marque verdadeiro (V) ou falso (F) nas afirmativas abaixo:


(__)Impressoras a laser utilizam toner em pó, sendo geralmente mais rápidas e econômicas para grandes volumes de impressão.

(__)Scanners convertem documentos físicos em arquivos digitais por meio de sensores ópticos.

(__)O CD-ROM é um dispositivo de leitura e gravação regravável ilimitadas, substituindo o DVD.

(__)Modens são dispositivos responsáveis por modular e demodular sinais, possibilitando a conexão à internet.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.


A

F, F, V, V.


B

F, V, V, F.


C

V, V, F, V.


D

V, V, F, F.

Os dispositivos de entrada e saída, também conhecidos como periféricos, são os componentes de hardware que permitem a interação do usuário com o computador e a comunicação do computador com o mundo exterior. A escolha e a correta compreensão do funcionamento desses dispositivos, como impressoras e scanners, são cruciais para a montagem de um ambiente de trabalho ou de um laboratório de informática funcional. Com base nas características técnicas dos dispositivos de entrada e saída, assinale a alternativa correta.


A

A impressora a jato de tinta funciona aquecendo um pó de toner que é depositado no papel por um cilindro, sendo a opção mais econômica para impressões em preto e branco em grande escala, como em ambientes corporativos com alta demanda.


B

O scanner é um dispositivo de saída de dados cuja principal função é converter arquivos de texto digitais em imagens impressas de alta resolução por meio da tecnologia de Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR).


C

O monitor do tipo CRT (Tubo de Raios Catódicos), por sua tecnologia mais moderna e ausência de cintilação, oferece maior conforto visual e consome menos energia do que os monitores de tela plana, como os de LCD e LED.


D

A impressora a laser utiliza um pigmento em pó chamado toner, que é transferido para o papel por meio de um cilindro fotocondutor e fundido pelo calor, sendo uma tecnologia caracterizada pela alta velocidade e pelo baixo custo por página para grandes volumes de impressão de texto.

Em uma estação de trabalho voltada à digitalização de acervos históricos, foram utilizados os seguintes componentes:


  1. scanner de mesa para captura de documentos físicos;
  2. monitor para conferência visual do material digitalizado;
  3. unidade SSD interna para armazenamento local;
  4. unidade de fita magnética (LTO) para cópias de segurança;
  5. impressora a laser para geração de cópias físicas.


Considerando a classificação correta desses dispositivos quanto às suas funções no fluxo de dados, assinale a alternativa correta:


A

Todos os dispositivos citados são de entrada e saída, pois podem enviar e receber dados do sistema.


B

Scanner, SSD e fita magnética são dispositivos de entrada e saída; monitor é apenas de saída; impressora é apenas de armazenamento.


C

O Scanner e o monitor possuem armazenamento primário; SSD é entrada/saída; fita magnética é apenas de saída; impressora é entrada.


D

Scanner é dispositivo de entrada; monitor e impressora são dispositivos de saída; SSD e fita magnética são dispositivos de armazenamento.


E

Scanner e impressora são dispositivos de entrada; monitor é armazenamento; SSD e fita magnética são dispositivos de saída.

O que caracteriza um dispositivo de saída em um computador?


A

Unidade que executa cálculos e controla componentes internos do computador.


B

Equipamento que torna perceptíveis ao usuário os resultados do processamento do sistema.


C

Equipamento que envia dados do usuário para o sistema.


D

Equipamento que capta imagens ou sons do ambiente para processamento.

Analise as seguintes afirmativas sobre periféricos de um computador:


I. Periféricos de entrada são dispositivos que permitem ao usuário inserir dados no computador, como o teclado e o mouse.

II. Periféricos de saída são responsáveis por exibir ou reproduzir os resultados do processamento, como o monitor e a impressora.

III. Periféricos de entrada e saída, como as multifuncionais, realizam tanto a função de inserir quanto a de extrair informações do computador.


Assinale a alternativa correta:


A

Apenas a afirmativa I está correta.


B

Apenas as afirmativas II e III estão corretas.


C

Apenas as afirmativas I e II estão corretas.


D

Apenas a afirmativa III está correta.


E

Todas as afirmativas estão corretas.

A Prefeitura Municipal de João Ramalho disponibiliza para os seus colaboradores diversos equipamentos de tecnologia como computadores desktop, notebooks e até mesmo servidores, para que seja possível a operacionalização das atividades diárias. Considerando que há uma grande diversidade de equipamentos, que foram adquiridos em diferentes momentos pela administração municipal, analise as afirmativas a seguir.


I. O microfone e o mouse são considerados periféricos de entrada utilizados, respectivamente, para capturar sons, enviando-os ao computador, para mover o cursor (ponteiro) interagindo com elementos na tela.

II. O monitor e o fone de ouvido são periféricos de saída utilizados, respectivamente, para exibir graficamente as informações ao usuário e reproduzir sons enviados pelo computador diretamente aos ouvidos do usuário.

III. A impressora multifuncional é considerada um dispositivo híbrido (entrada e saída) dada a sua capacidade de digitalizar textos/imagens e também transferir informações do meio digital para a folha de papel.


Está correto o que se afirma em


A

I, II e III.


B

I e II, apenas.


C

I e III, apenas.


D

II e III, apenas.

O funcionamento de um computador depende da interação entre seus componentes físicos e lógicos, responsáveis por processar, armazenar e transmitir informações. Acerca dos conceitos fundamentais de hardware, software e dispositivos de entrada e saída, julgue as afirmativas a seguir e marque V (verdadeira) ou F (falsa):


(__)O processador (CPU) é considerado o "cérebro" do computador, pois realiza operações lógicas e aritméticas, além de coordenar o funcionamento dos demais componentes.

(__)A memória RAM é um tipo de armazenamento permanente, que mantém os dados mesmo após o desligamento do computador.

(__)O disco rígido (HD) e as unidades de estado sólido (SSD) são exemplos de memórias secundárias, utilizadas para armazenamento de longo prazo.

(__)Dispositivos como mouse, teclado e scanner são classificados como periféricos de saída, pois exibem informações processadas pelo computador.

(__)O monitor, a impressora e o projetor são exemplos de dispositivos de saída, responsáveis por apresentar os resultados ao usuário.

(__)O software é a parte física do computador, responsável por realizar o processamento das informações.

(__)O hardware é composto pelos elementos tangíveis, como placa - mãe, memória, processador, entre outros, que interagem com os programas instalados.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta (V ou F):


A

V, F, V, F, V, F, F.


B

V, F, F, V, F, V, F.


C

V, F, V, F, V, F, V.


D

F, V, F, V, V, F, F.

Os dispositivos de entrada e saída permitem a comunicação entre o usuário e o computador, desempenhando funções essenciais para a captação e exibição de informações. Considerando as características e funções dos dispositivos de entrada e saída, assinale a alternativa correta.


A

As caixas de som e o monitor são dispositivos de entrada, pois capturam informações do usuário e as transmitem ao processador para que sejam convertidas em comandos digitais.


B

O teclado e o mouse são dispositivos de saída, pois permitem ao usuário visualizar as informações na tela, controlando o funcionamento do computador de forma interativa.


C

Equipamentos multifuncionais, como algumas impressoras modernas, podem atuar tanto como dispositivos de entrada, ao digitalizar documentos, quanto como dispositivos de saída, ao imprimir arquivos.


D

Dispositivos híbridos não existem no mercado, pois cada periférico tem uma função exclusiva de entrada ou saída, não sendo possível realizar ambas as operações no mesmo equipamento.

Considerando princípios fundamentais ligados ao funcionamento de computadores, aos periféricos de entrada e saída e ao uso básico de impressoras e scanners, analise as afirmativas a seguir e marque V (verdadeiro) ou F (falso):


(__)A memória RAM é responsável por armazenar temporariamente informações necessárias para que os programas em execução funcionem, sendo apagada quando o computador é desligado.

(__)O monitor, embora costume ser tratado como dispositivo de saída, também pode atuar como dispositivo de entrada quando integrado a tecnologias sensíveis ao toque.

(__)O funcionamento das impressoras a jato de tinta depende de cartuchos que liberam microgotas sobre o papel, enquanto impressoras a laser utilizam toner fixado por calor.

(__)O scanner funciona capturando luz refletida do documento para gerar uma imagem digital, o que caracteriza sua função como dispositivo de saída.

(__)O mouse é considerado um periférico de entrada por transmitir ao computador movimentos e comandos do usuário.

(__)Em um computador comum, o disco rígido (HD ou SSD) tem a função de armazenar dados de forma permanente, mesmo quando a máquina é desligada.


Assinale a alternativa com a sequência correta de V (verdadeiro) e F (falso) de cima para baixo:


A

V, F, V, F, F, V.


B

V, V, V, F, V, V.


C

V, V, F, V, V, F.


D

F, F, V, V, F, V.


E

V, F, V, V, V, F.

Em um supermercado moderno, o operador de caixa utiliza um dispositivo específico para ler as barras dos produtos e registrar seus preços no sistema. Esse aparelho converte a informação visual do código de barras em dados que o computador pode processar e armazenar.


Esse dispositivo é classificado como um periférico de:


A

Processamento.


B

Saída.


C

Entrada.


D

Entrada e Saída.


E

Armazenamento.

Este periférico de entrada é fundamental para a digitalização de documentos e imagens. Ele funciona capturando uma representação visual de um objeto físico, como uma fotografia ou uma página de texto, e a convertendo em um formato digital que pode ser processado, armazenado ou editado pelo computador. Marque a alternativa CORRETA que corresponde ao periférico descrito.


A

Webcam.


B

Impressora.


C

Microfone.


D

Plotter.


E

Scanner.

Os periféricos são dispositivos que permitem a interação do usuário com o computador e o armazenamento de informações. Considerando os diferentes tipos e funções desses dispositivos, assinale a alternativa correta:


A

O monitor, a impressora e as caixas de som são exemplos de periféricos de saída, pois exibem ou reproduzem as informações processadas pelo computador.


B

O scanner e a webcam são periféricos de saída, usados para visualizar informações e imagens geradas pelo computador.


C

O teclado e o mouse são periféricos de saída, já que permitem ao computador enviar comandos ao usuário.


D

Os dispositivos de armazenamento, como HDs e SSDs, não são considerados periféricos, pois fazem parte exclusivamente da unidade central de processamento.


E

A placa mãe e o processador são classificados como periféricos de entrada, pois processam e interpretam dados inseridos pelo usuário.

No uso cotidiano do computador, existem equipamentos responsáveis por permitir que o usuário interaja com o sistema e envie comandos, como ocorre ao digitar textos ou movimentar o cursor na tela. Esses dispositivos, a exemplo do teclado e do mouse, são chamados de:


A

Unidades de armazenamento.


B

Mídias ópticas.


C

Periféricos mistos.


D

Periféricos de saída.


E

Periféricos de entrada.

Analise as afirmativas a seguir sobre noções básicas de funcionamento de computadores, periféricos de entrada e saída, e o funcionamento de impressoras e scanners:


I.O monitor e a impressora são exemplos de periféricos de saída, pois exibem ou materializam as informações processadas pelo computador.

II.O teclado e o mouse são considerados dispositivos de entrada, já que enviam comandos e dados para o computador.

III.O scanner captura imagens e documentos físicos e os transforma em arquivos digitais.

IV.O gabinete é um periférico de entrada, pois serve para conectar o usuário diretamente ao processador do computador.

V.Uma impressora jato de tinta utiliza cartuchos com tinta líquida e projeta pequenas gotas sobre o papel para formar textos e imagens.


Assinale a alternativa correta:


A

Apenas as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.


B

Apenas as afirmativas I, II, III e V são verdadeiras


C

As afirmativas I, II, III, IV e V são verdadeiras.


D

Apenas as afirmativas I, III e V são verdadeiras.


E

Apenas as afirmativas I, II e III são verdadeiras.

Durante a manutenção de um laboratório de informática, um técnico precisa substituir um periférico que realiza exclusivamente a função de entrada de dados. Considerando os conceitos de periféricos e suas funções específicas, o periférico que atende a essa característica é


A

o monitor LED de alta resolução que reproduz imagens geradas pela placa de vídeo.


B

a impressora a laser que transforma documentos digitais em cópias físicas.


C

o teclado mecânico que envia comandos e informações para o computador.


D

o projetor multimídia que amplia a visualização de conteúdos em telas externas.


E

o fone de ouvido sem fio que reproduz sinais de áudio processados pelo sistema.

Sobre periféricos e dispositivos, analise os itens a seguir em verdadeiro (V) ou falso (F):


( ) Periféricos podem ser de entrada, saída ou entrada/saída.

( ) Impressora é um dispositivo de entrada.

( ) Monitor é considerado dispositivo de saída.

( ) Mouse é um periférico de entrada.

( ) Scanner é um periférico de saída.


Pode-se afirmar que a sequência correta, de cima para baixo, é:


A

V - F - V - V - F


B

V - F - F - V - V


C

F - F - V - F - F


D

F - V - F - V - F


E

V - F - F - V - V

Um assistente de atendimento precisou instalar um novo leitor de código de barras e uma impressora multifuncional em seu posto de trabalho. Esses dispositivos, que se conectam ao computador para expandir as suas funcionalidades, são denominados periféricos.


Com base nessa situação hipotética, assinale a opção que apresenta um dispositivo que pode ser classificado como periférico de entrada e saída de dados simultaneamente.


A

impressora a laser, utilizada para emitir relatórios de cobrança


B

tela touchscreen, utilizada para registro e confirmação de dados


C

mouse ergonômico, usado para a navegação no sistema


D

projetor de vídeo para apresentação de resultados mensais


E

microfone de mesa, usado para gravações de áudio interno

No operação com microcomputadores e notebooks, é comum utilizar dispositivos que atuam na entrada dos dados a serem processados pela máquina, como na saída dos dados já processados. Dois exemplos de dispositivos que operam exclusivamente na entrada dos dados são, respectivamente:


A

mouse e plotter


B

teclado e mouse


C

plotter e pendrive


D

pendrive e teclado

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado