Questão de concurso
1
Q1485541
Informática Conceitos sobre Processamento de Dados
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2016
Banca: Instituto Quadrix - Quadrix
Prova: Quadrix - CRB 5 Regiao - Conselho Regional de Biblioteconomia da 5ª Região - Assistente Administrativo

Atualmente, devem-se considerar alguns aspectos relevantes para atingir a eficiência e a eficácia dos sistemas informatizados desenvolvidos, a fim de atender a seus usuários nos mais variados domínios de aplicação: automação de escritórios, sistemas de apoio a decisões, controle de reserva de recursos, controle e planejamento de produção, alocação e estoque de recursos, entre outros.

Na arquitetura do Banco de Dados Cliente-Servidor, o cliente (front_end) executa as tarefas do aplicativo, ou seja, fornece a interface do usuário (tela, e processamento de entrada e saída). O servidor (back_end) executa as consultas no Data Base Management System (DBMS) e retorna os resultados ao cliente. Apesar de ser uma arquitetura bastante popular, são necessárias soluções sofisticadas de software que possibilitem: o tratamento de transações, as confirmações de transações (commits), desfazer transações (rollbacks), linguagens de consultas (stored procedures) e gatilhos (triggers). A principal vantagem desta arquitetura:

A

é manter todos os fatos, detalhados e sumariados na mesma tabela.

B

é a divisão do processamento entre dois sistemas, o que reduz o tráfego de dados na rede.

C

está no fato de ser mais precisa e poder ser usada facilmente para especificar restrições estruturais.

D

é permitir que muitos usuários manipulem grande volume de dados e facilitar a recuperação das informações dos níveis mais altos.

E

está no alto desempenho das consultas, uma vez que todos os níveis da cadeia de servidores devem ser acessados.