O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) tem uma preocupação especial com os pedestres e os condutores de veículos não motorizados.
Sobre esse tema, assinale a alternativa que NÃO está de acordo com o CTB.
É assegurada ao pedestre a utilização dos passeios ou passagens apropriadas das vias urbanas e dos acostamentos das vias rurais para circulação, podendo a autoridade competente permitir a utilização de parte da calçada para outros fins, desde que não seja prejudicial ao fluxo de pedestres.
Nas áreas urbanas, quando não houver passeios ou quando não for possível a utilização destes, a circulação de pedestres na pista de rolamento será feita com prioridade sobre os veículos, pelos bordos da pista, em fila única, exceto em locais proibidos pela sinalização e nas situações em que a segurança ficar comprometida.
O ciclista desmontado empurrando a bicicleta equipara-se ao pedestre em direitos e deveres.
Nas vias rurais, quando não houver acostamento ou quando não for possível a utilização dele, a circulação de pedestres, na pista de rolamento, poderá ser feita, mas a prioridade é dos veículos que se encontram na via.
Nos locais em que houver sinalização semafórica de controle de passagem, será dada preferência aos pedestres que não tenham concluído a travessia, mesmo em caso de mudança do semáforo liberando a passagem dos veículos.