Imagem de fundo

O transporte de cargas ou bicicletas nas partes externas...

O transporte de cargas ou bicicletas nas partes externas dos veículos é regulamentado por meio da Resolução CONTRAN nº 955/2022, que estabelece os critérios para que seja possível realizar o transporte com segurança em veículos dos tipos automóvel, caminhonete, camioneta e utilitário. Assinale a alternativa CORRETA quanto a este tipo de transporte.


A

A bicicleta poderá ser transportada também sobre o teto do veículo, desde que fixada em dispositivo apropriado, móvel ou fixo, aplicado diretamente ao veículo ou acoplado ao gancho de reboque.


B

O uso de régua de sinalização e da segunda placa traseira só é obrigatório quando se tratar do transporte de carga indivisível, sendo dispensado o uso no caso do transporte de bicicletas, mesmo encobrindo, total ou parcial, a sinalização traseira do veículo ou sua placa traseira.


C

As cargas transportadas na parte superior externa do veículo, já considerada a altura do bagageiro ou do suporte, deverão ter altura máxima de 1 (um) metro.


D

Os veículos que possuírem extensor de caçamba também estão obrigados a utilizar a régua de sinalização.


E

Acarga ou a bicicleta, transportada nas partes externas dos veículos, deverá estar devidamente acondicionada, amarrada e ancorada de modo que só exceda a largura máxima do veículo em até 1 (um) metro, a partir do espelho retrovisor externo.