Imagem de fundo

Em frente a uma unidade de saúde municipal, há faixa de pedestres e grande circulação d...

Em frente a uma unidade de saúde municipal, há faixa de pedestres e grande circulação de pessoas, incluindo idosos. O motorista de veículo oficial percebe um pedestre iniciando a travessia na faixa, enquanto o trânsito atrás pressiona por fluidez.


À luz das condutas previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) sobre prioridade de passagem a pedestres, assinale a alternativa correta.


A

O motorista pode prosseguir se o pedestre ainda estiver no primeiro terço da faixa, pois isso reduz congestionamento.


B

A preferência do pedestre só existe quando há semáforo exclusivo para pedestres em funcionamento.


C

A conduta adequada é reduzir e, se necessário, parar para dar preferência ao pedestre na faixa e permitir travessia segura.


D

Em veículos oficiais, a preferência do pedestre é relativa, pois o serviço público possui prioridade operacional.


E

O motorista deve buzinar para acelerar a travessia do pedestre, reduzindo o tempo de risco no local.