Questões de Concurso sobre Capítulo VII - Da Sinalização de Trânsito

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
2.773 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Ao caminhar nas vias de circulação, o pedestre, ao se deparar com a sinalização semafórica em focos de forma quadrada como a representada a seguir, deve tomar qual das ações indicadas?

Imagem associada para resolução da questão


A

O pedestre deve procurar por outro ponto de cruzamento da via.


B

O pedestre que já iniciou a travessia no tempo de verde deve retornar para o início do percurso.


C

O pedestre não deve iniciar a travessia.


D

O pedestre tem a permissão de iniciar a travessia.

Veja a imagem da placa de trânsito abaixo e marque a alternativa correta em relação à sua CATEGORIA e SIGNIFICADO.


Imagem associada para resolução da questão


A

Placa de regulamentação; Trânsito de tratores ou maquinaria agrícola.


B

Placa de Advertência; Trânsito de tratores ou maquinaria agrícola.


C

Placa de sinalização de obras; Área com desmoronamento.


D

Placa de regulamentação; Área com desmoronamento.

Ao regular a velocidade, o condutor deverá observar constantemente as condições físicas da via, do veículo e da carga, as condições meteorológicas e a intensidade do trânsito, obedecendo aos limites máximos de velocidade estabelecidos para a via, além de:


I - Obstruir a marcha normal dos demais veículos em circulação sem causa justificada, transitando a uma velocidade anormalmente reduzida.

II - Considerar sempre e priorizar suas necessidades particulares, fazendo com que seus compromissos individuais prevaleçam sobre as demais normas de trânsito.

III - Sempre que quiser diminuir a velocidade de seu veículo deverá antes certificar-se de que pode fazê-lo sem risco nem inconvenientes para os outros condutores, a não ser que haja perigo iminente.

IV - Indicar, de forma clara, com a antecedência necessária e a sinalização devida, a manobra de redução de velocidade.


Analisando as alternativas acima se concluí que:


A

As alternativas I e III são corretas.


B

As alternativas III e IV são corretas.


C

As alternativas I e II são corretas.


D

As alternativas II e III são corretas.


E

As alternativas I e IV são corretas.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não penaliza os condutores que fazem gestos manuais de indicação de direção, por isso é importante reconhecer esses gestos. Observe a imagem abaixo e marque a opção de descrição correta.


Imagem associada para resolução da questão


Após análise, marque a opção CORRETA.


A

Diminuir a marcha ou parar.


B

Dobrar à esquerda.


C

Dobrar à direita.


D

Acelerar.

Assinale a alternativa que não corresponde a um sinal de trânsito:


A

Área sem desmoronamento.


B

Curva acentuada.


C

Placas de serviços auxiliares.


D

Atrativos turísticos.

Com relação à importância dos sinais de trânsito, analise:


( ) - É por meio dos sinais de trânsito que o tráfego de veículos fica organizado;

( ) - Passam mais segurança, tanto para os pedestres, como para os condutores de automóveis;

( ) - Sem eles, todos ficariam desorientados, sem saber qual direção seguir, em qual velocidade, onde pedestres poderiam atravessar, entre outras situações que poderiam resultar em acidentes;

( ) -O CTB estipula 3 tipos de sinais de trânsito.


Levando-se em consideração que (V) significa Verdadeiro e (F) significa Falso, a sequência correta das proposições é, respectivamente:


A

F-V-V-V.


B

V-F-F-F.


C

F-F-F-V.


D

V-V-V-F.

Analise as opções abaixo e indique as placas que são consideradas uma indicação de serviço auxiliar:


A

São placas triangulares de cor preta que se diferenciam das outras pela sua forma e coloração diferente.


B

São consideradas placas de serviço auxiliar – placas de posto de combustível, restaurantes ou lanchonetes, atendimento médico ou hospitalar.


C

Todas as placas de trânsito em formato triangular ou retangular são indicativos de placas de serviço auxiliar.


D

São consideradas placas de serviço auxiliar – placas de trânsito no geral, placas de velocidade máxima e placas de área de descanso.

   
Gerar simulado