Questões de Concurso sobre Direção Defensiva

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.742 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Considerando-se a direção defensiva, sobre algumas condições ambientais que podem afetar a segurança no trânsito, assinalar a alternativa INCORRETA:


A

É importante ter os limpadores de para-brisa sempre em bom estado de funcionamento, principalmente em casos de chuva forte.


B

O desembaçador e o sistema de sinalização do veículo não influenciam nas condições de segurança e conforto em caso de chuva forte ou granizo.


C

O estado de conservação dos pneus e a profundidade dos seus sulcos são muito importantes para evitar a perda de aderência sob a chuva.


D

No caso de chuva de granizo, o melhor a fazer é parar o veículo em local seguro e aguardar o fim da chuva.

Sobre atitudes do condutor de veículos automotores para colaborar com a diminuição da poluição do meio ambiente, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Não acelerar o motor sem necessidade ou com o veículo parado, principalmente em congestionamentos.

( ) Ao usar o freio, deve-se pisar suavemente a fim de reduzir a marcha ou parar.

( ) Em subidas, deve-se segurar o veículo no freio e não na embreagem e no acelerador.


A sequência está correta em


A

F, V, F.


B

V, F, F.


C

F, F, V.


D

V, V, V.

Observe os itens a seguir sobre direção defensiva e julgue a sua veracidade:


I.Os riscos e os perigos a que estamos sujeitos no trânsito estão relacionados com: Os veículos, os condutores, as vias de trânsito, o ambiente, e o comportamento das pessoas.

II.O condutor deve observar o funcionamento de seu veículo, seja pelas indicações do painel, ou por uma inspeção visual simples.

III.O hábito da manutenção preventiva e periódica gera gastos excessivos, mas evita acidentes de trânsito.


Dos itens acima:


A

I e III, estão corretos.


B

II e III, estão corretos


C

Apenas o item I, está correto.


D

I e II, estão corretos.

Um veículo de passeio, ano de fabricação 2010, quebrou, no sentido descendente em uma estrada em região de serra, onde não há acostamento. Um segundo veículo, indo no mesmo sentido, quase bateu no primeiro carro. O motorista desse segundo carro para e se oferece para rebocar o primeiro veículo, utilizando uma corda. O que deve ser feito nesse caso?


A

Amarrar a corda firmemente à barra de direção do carro danificado, com nós duplos e mantendo o cabo dobrado sobre si duas vezes, ligar ao pisca alerta dos dois veículos e trafegar lentamente.


B

Amarrar a corda firmemente a corda à barra de direção do carro danificado, ligar o farol do veículo da frente, manter o pisca alerta do veículo danificado ligado e trafegar lentamente, utilizando sinalização de braços e também buzina.


C

Amarrar a corda firmemente ao gancho para reboque existente na parte frontal do veículo danificado, ligar o farol do veículo rebocador e manter o pisca-alerta do veículo danificado ligado e trafegar lentamente, utilizando sinalização de braços e também buzina.


D

Amarrar a corda firmemente ao gancho para reboque existente na parte frontal do veículo danificado, deixando os dois veículos frente a frente, com o veículo rebocador ficando atrás do veículo danificado, ligar o farol do veículo rebocador, manter o pisca-alerta do veículo danificado ligado e trafegar lentamente.


E

Retirar as pessoas do local, sinalizar a posição do veículo, utilizando gravetos, galhos ou outros materiais e equipamentos, para alertar com antecedência os outros motoristas sobre a proximidade do local onde o veículo está, informar às autoridades responsáveis pela estrada e buscar equipamento e pessoal adequado para remoção ou reparo do veículo.

Ano: 2022
Banca: Consultoria e Concursos - IBRASP
Prova: IBRASP - - Prefeitura de Rianápolis - Operador de Máquinas - 2022

São condições adversas, relacionadas à possibilidade de acidentes de trânsito, por conta da via:


A

Ofuscamento por excesso de luz, natural ou artificial.


B

Falta de acostamento; Sinalização deficiente ou insuficiente.


C

Penumbra – falta de luz (transposição do dia para a noite).


D

Acomodação inadequada da carga.

Quanto a direção defensiva, assinale V para as afirmativas verdadeiras, ou F, para as afirmativas falsas.


(__)O consumo de algumas substâncias afeta positivamente o nosso estado físico e mental e o nosso modo de conduzir o veículo.

(__)Para que um condutor possa praticar a Direção Defensiva, ele precisa de certos elementos e conhecimentos, não só de legislação de trânsito, mas também de comportamentos que devem ser praticados no dia a dia, no uso do veículo.

(__)Uma das principais causas das colisões na traseira é motivada por condutores que dirigem "colados" e nem sempre pode-se escapar dessa situação, principalmente numa emergência.


Assinale a alternativa que apresenta a ordem CORRETA.


A

F, V, F.


B

F, V, V.


C

V, F, V.


D

V, V, V.

Os elementos básicos da direção defensiva são fundamentais para o trânsito seguro e o impedimento de qualquer acidente relacionado ao tráfego de veículos. Fazer a revisão do veículo e abastecer de combustível, são manifestações do seguinte elemento da direção defensiva:


A

atenção fixa.


B

previsão imediata.


C

planejamento estratégico.


D

manutenção corretiva.


E

previsão mediata.

A Direção Defensiva é o conjunto de técnicas e procedimentos utilizados, pelo motorista, com o objetivo de prevenir ou minimizar os acidentes de trânsito e suas consequências.


Está fundamentada sobre estes cinco fundamentos:


A

Habilidade, conhecimento, educação, atenção e perícia.


B

Conhecimento, habilidade, atenção, previsão e decisão.


C

Atenção, empatia, habilidade, educação e compromisso.


D

Decisão, educação, disciplina, conhecimento e cidadania.


E

Previsão, atenção, previsão, decisão e experiência.

Analise as afirmativas a seguir:


I. Uma via municipal pavimentada apenas deve receber as sinalizações vertical e horizontal passados oito meses da sua abertura para a circulação de veículos leves e pesados.

II. O Código de Trânsito Brasileiro determina que os usuários das vias terrestres devem abster-se de todo ato que possa constituir perigo ou obstáculo para o trânsito de veículos.


Marque a alternativa CORRETA:


A

As duas afirmativas são verdadeiras.


B

A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.


C

A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.


D

As duas afirmativas são falsas.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, analise as assertivas e identifique as CORRETAS.


Ao regular a velocidade, o condutor deverá observar constantemente as condições físicas da via, do veículo e da carga, as condições meteorológicas e a intensidade do trânsito, obedecendo aos limites máximos de velocidade estabelecidos para a via, além de:


I.Obstruir a marcha normal dos demais veículos em circulação sem causa justificada, transitando a uma velocidade anormalmente reduzida

II.Sempre que quiser diminuir a velocidade de seu veículo deverá antes certificar-se de que pode fazê-lo sem risco nem inconvenientes para os outros condutores, a não ser que haja perigo iminente.

III.Indicar, de forma clara, com a antecedência necessária e a sinalização devida, a manobra de redução de velocidade.


É CORRETO o que se afirma em:


A

III, apenas.


B

II e III, apenas.


C

I, apenas.


D

I, II e III.


E

II, apenas.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente as cautelas que devem ser adotadas pelo condutor ao determinar em qual velocidade deve transitar.


A

Observar as condições físicas da via, do veículo e da carga, as condições meteorológicas e a intensidade do trânsito, obedecendo aos limites máximos de velocidade.


B

Acelerar até o limite máximo sem observar situações atípicas.


C

Transitar abaixo dos limites mínimos.


D

Frear bruscamente.


E

Executar manobras sem sinalizar.

Conservar o pensamento em si mesmo como sendo o mais importante e não se preocupar com a segurança de todos, são comportamentos


A

aconselhados aos condutores no trânsito.


B

importantes de serem adotados no trânsito.


C

errados e inaceitáveis no trânsito.


D

esperados no trânsito.

Ao cruzar com um caminhão em sentido contrário ao seu em uma rodovia de pista simples, que está com os faróis altos acesos, o condutor deve:


A

Acionar a luz alta, para chamar a atenção do motorista em sentido contrário.


B

Ligar o sinal de alerta do veículo.


C

Buzinar com intervalo de 5 em 5 segundos.


D

Conduzir o veículo utilizando como referência as faixas pintadas no lado direito, caso a visão seja ofuscada pelo outro farol.

No caso de chuvas intensas, quando a visibilidade é ainda mais reduzida e a pista é recoberta por uma lâmina de água podendo aparecer muito mais poças, as seguintes recomendações devem ser seguidas:


I. redobrar sua atenção e acionar a luz baixa do farol.

II. aumente a distância do veículo à sua frente e reduza a velocidade até sentir conforto e segurança.

III. se o veículo tiver freios ABS (que não deixa travar as rodas), não aplique a força no pedal, pois não há necessidade de mantê-lo pressionado.


Está correto o contido em:


A

I e II, apenas.


B

I e III, apenas.


C

II e III, apenas.


D

I, II e III.

De acordo com a Lei nº 9.503/1997 - Código de Trânsito Brasileiro, o trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedecerá às seguintes normas:


I. A circulação far-se-á pelo lado esquerdo da via, admitindo-se as exceções devidamente sinalizadas.

II. O condutor deverá guardar distância de segurança lateral e frontal entre o seu e os demais veículos, bem como em relação ao bordo da pista.

III. O trânsito de veículos sobre passeios, calçadas e nos acostamentos só poderá ocorrer para que se adentre ou se saia dos imóveis ou áreas especiais de estacionamento.


Estão CORRETOS:


A

Todos os itens.


B

Somente os itens I e II.


C

Somente os itens I e III.


D

Somente os itens II e III.

O bom estado de conservação dos freios do veículo é extremamente importante para garantir a segurança dos usuários. Das opções abaixo qual é a única que NÃO representa um cuidado periódico com os freios do veículo:


A

Não realize frenagem agressiva desnecessária.


B

Observar vazamentos de fluido e realizar manutenção.


C

Não use freio motor.


D

O sistema de freio desgasta-se com o uso e deve ser verificado preventivamente.

Condições adversas constituem um conjunto de circunstâncias perigosas ou inesperadas que oferecem risco de acidentes durante uma viagem de carro. Os fatores que as envolvem costumam ser classificados em seis categorias: iluminação; tempo; via; trânsito; veículo; e condutor. A existência de neblina ou fumaça, por exemplo, pode ser classificada corretamente como condição adversa de:


A

Iluminação.


B

Trânsito.


C

Via.


D

Tempo.


E

Veículo.

De acordo com as diretrizes estabelecidas em manuais oficiais de Direção Defensiva, os riscos e perigos a que estamos sujeitos no trânsito estão relacionados com


A

os veículos, os condutores, o ambiente e os passageiros.


B

os veículos, os condutores, as vias de trânsito, o ambiente e o comportamento das pessoas.


C

os condutores, as vias de trânsito, o comportamento das pessoas e os animais transportados em compartimentos adequados.


D

o ambiente, os veículos, o comportamento das pessoas e o uso inadequado de combustíveis adulterados.


E

somente com os veículos, os condutores, as vias de trânsito e o ambiente.

Considerando-se a direção defensiva, sobre algumas condições ambientais que podem afetar a segurança no trânsito, analisar a sentença abaixo:


Deve-se usar a luz baixa do veículo nas rodovias durante o dia (1ª parte). Usar o farol alto ou o farol baixo desregulado ao cruzar com outro veículo pode ofuscar a visão do outro motorista (2ª parte).


A sentença está:


A

Totalmente correta.


B

Correta somente em sua 1ª parte.


C

Correta somente em sua 2ª parte.


D

Totalmente incorreta.

Em se tratando de Direção Defensiva, o termo PREVISÃO significa:


A

Buscar antecipar situações de perigo a fim de evitar possíveis acidentes.


B

Ter habilidade na condução do veículo.


C

Conhecimento em manutenção veicular.


D

Ter entendimento das condições climáticas, antes de utilizar o veículo.


E

Verificar a pressão dos pneus e temperatura, antes da utilização do veículo.

   
Gerar simulado