Questões de Concurso sobre Lei 11.705/2008 - Lei Seca

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
47 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Sobre a Lei Seca, julgue as assertivas:


I- Aplica-se aos crimes de trânsito de lesão corporal culposa.

II- Dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência é uma infração gravíssima multiplicada por 5.

III- A reincidência na lei seca é uma infração gravíssima multiplicada por 20.

IV- Recusar-se a ser submetido a teste, exame clínico, perícia ou outro procedimento que permita certificar influência de álcool ou outra substância psicoativa não caracteriza infração.

V- O condutor flagrado na Lei Seca terá sua carteira de habilitação cassada.


Estão CORRETAS


A

apenas II, III, e V.


B

apenas I e III.


C

apenas III, IV e V.


D

apenas I, II, IV e V.


E

todas.

Sobre a Lei Seca, lei nº 11.705, de 19 de junho de 2008, analise as afirmativas abaixo:


I - A Lei Seca foi criada com o objetivo de aumentar os acidentes de carro provocados por motoristas alcoolizados no Brasil;

II - A Lei Seca foi criada para reduzir o número de acidentes de trânsito provocados por bebidas alcoólicas que causaram milhares de mortes no país;

III - Conduzir o carro sob efeito de bebida alcoólica (0,3 mg de álcool por litro de ar) é infração gravíssima, o motorista tem sua carteira de habilitação suspensa por 12 meses e recebe multa;

IV - As recomendações são: se você bebeu, o ideal é pedir para que outra pessoa que não tenha bebido dirija, ou vá de carona.


Estão CORRETAS:


A

Apenas II e III estão corretas.


B

Apenas III e IV estão corretas.


C

Apenas II, III e IV estão corretas.


D

Nenhuma das alternativas.

As drogas e seus impactos sobre a sociedade são objeto de constantes debates – seja quanto à legalização das drogas ilícitas, seja quanto às formas de restrição ao seu uso e publicidade das drogas lícitas. Neste contexto, houve uma importante mudança no Código Nacional de Trânsito em decorrência da “Lei Seca” (Lei n.11.705/2008 e nova redação dada a esta pela Lei n. 12.760/2012).

Em relação à Lei Seca, assinale a opção incorreta.


A

O principal objetivo da lei é diminuir os acidentes de trânsito causados por motoristas embriagados.


B

Um fator que influenciou na mudança da redação original foi a polêmica quanto à obrigatoriedade do motorista se submeter ao teste do bafômetro.


C

A nova redação dada pela Lei n. 12.760/2012 determina que o motorista envolvido em acidente de trânsito ou que for alvo de fiscalização de trânsito poderá ser submetido a teste, exame clínico, ou outros procedimentos que permitam certificar cientificamente a influência de álcool.


D

A nova redação dada pela Lei n. 12.760/2012 admite a caracterização da infração mediante diferentes meios de prova, como imagem, vídeo ou outras maneiras de constatação de sinais que indiquem alteração da capacidade psicomotora.


E

A nova redação dada pela Lei n. 12.760/2012 manteve a concentração de álcool por litro de sangue definida na redação original para caracterizar a embriagues do motorista.

A chamada Lei Seca diz respeito à fiscalização de condutores sob efeito de álcool e também de qualquer outra substância psicoativa que cause dependência. Portanto, o condutor que apresentar sintomas de torpor ou euforia, mesmo que não se evidencie a existência de álcool em seu organismo pelo bafômetro, pode ser submetido a outros exames pelas autoridades de trânsito e sofrer as mesmas penalidades.


C
Certo

E
Errado

“Se beber, não dirija.” é o apelo da campanha nacional para a prevenção de acidentes de trânsito que se popularizou como a Lei Seca. Assinale a alternativa correta, com relação a essa campanha.


A

Trata-se de uma campanha que reproduz a política de tolerância zero utilizada nos Estados Unidos.


B

É uma campanha de tratamento e prevenção do alcoolismo — problema de saúde pública com altos custos sociais.


C

É uma campanha na perspectiva da redução de danos no trânsito pelo uso de bebidas alcoólicas, priorizada pela política nacional da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD).


D

É uma campanha desarticulada das políticas públicas da SENAD, pois aborda, de forma repressora, o problema dos dependentes de drogas, que são doentes e devem receber tratamento.


E

É uma campanha isolada, sem objetivos claros na Política Nacional sobre Drogas (PND/SENAD).

O exame para verificação de embriaguez de motoristas deve ser sempre laboratorial, sendo que o nível de alcoolemia considerado como de embriaguez é de 0,6 gramas por litro de álcool no sangue, de acordo com a lei em vigor.

C
Certo

E
Errado

O condutor que, ao receber ordem de um agente de trânsito, se nega a realizar teste em aparelho de ar alveolar para avaliar a concentração de álcool em seu organismo, não apenas pratica infração administrativa, mas também comete crime de desacato.


C
Certo

E
Errado
   
Gerar simulado