Imagem de fundo

Para o planejamento urbano com enfoque em pedestres e...

Para o planejamento urbano com enfoque em pedestres e ciclistas, é fundamental a apreensão de alguns conceitos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB):


1- Via

2- Logradouro Público

3- Calçada

4- Passeio


Relacione numericamente os conceitos acima com as afirmativas que estão inseridas abaixo:

( ) Parte do sistema viário, normalmente segregada e em nível diferente, não destinada à circulação de veículos e reservada exclusivamente ao trânsito de pedestres e, quando possível, à implantação de mobiliário urbano, sinalização, vegetação e outros fins.

( ) Espaço livre destinado pela municipalidade à circulação, parada ou estacionamento de veículos, ou à circulação de pessoas, tais como: calçadas, parques, áreas de lazer, calçadões.

( ) Parte da calçada destinada à circulação exclusiva das pessoas. Caso essa área seja na pista de rolamento, obrigatoriamente deverá estar separada por pintura ou elemento físico separador, livre de interferências.

( ) Superfície por onde transitam veículos, pessoas e animais, compreendendo a pista, a calçada, o acostamento, ilha e o canteiro central.


A sequência correta é:


A

2 – 3 – 4 – 1.


B

2 – 3 – 1 – 4.


C

3 – 1 – 4 – 2.


D

3 – 1 – 2 – 4.


E

3 – 2 – 4 – 1.