

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
“(...) a prática de análise linguística constitui-se um trabalho de reflexão sobre a organização do texto, resultado de opções temáticas e estruturais feitas pelo autor. Sob essa ótica, o texto deixa de ser o ponto de partida para se estudar “gramática”, e sua construção passa a ser objeto do ensino.
É importante que os alunos reconheçam a gramática não como um aglomerado de inadequações explicativas sobre os fatos da língua, mas como um documento de consulta, auxílio para dirimir as dúvidas que temos sobre como agir em relação aos padrões normativos.”
Estebán, Maria Teresa. In: Orientações Curriculares – Língua Portuguesa, 2016
Atividade(s) de Língua Portuguesa que NÃO apresenta(m) conformidade com a prática pedagógica descrita nesse fragmento é/são a(s) de:
análise de diversos gêneros textuais, buscando comparar as construções utilizadas por cada um dos autores
produções textuais coletivas, nas quais os elementos gramaticais são utilizados e mediados pelo professor durante o processo de criação
listas de exercícios para enumerar, nomear, classificar e repetir elementos da classe gramatical
leitura em suportes textuais variados, observando a variação na sua construção, para atender a comunicação em cada suporte