

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
De acordo com a norma NBR 6118/2014 - Procedimentos sobre projeto de estruturas de concreto, a agressividade do meio ambiente está relacionada às ações físicas e químicas que atuam sobre as estruturas de concreto, independentemente de outras ações. Nos projetos das estruturas correntes, a agressividade ambiental deve ser classificada de acordo com as classes de agressividade ambiental (CAA).
Considerando seus conhecimentos sobre projeto de estruturas de concreto, a alternativa que relaciona CORRETAMENTE o tipo de ambiente com a tipologia de agressividade está apresentada em:
Ambiente rural – Agressividade moderada.
Ambiente com respingos de maré – Agressividade moderada.
Ambiente industrial quimicamente agressivo – Agressividade muito forte.
Ambiente interno seco – Agressividade forte.
Ambiente industrial – Agressividade moderada.
Considere as afirmativas sobre o dimensionamento de um pilar de concreto armado, de acordo com a NBR 6118/2014:
I. A armadura longitudinal mínima e máxima para pilares de concreto armado são, respectivamente, 0,004 Ac e 0,08 Ac.
II. Todos os pilares dimensionados em concreto armado devem ter índice de esbeltez menor ou igual a 200.
III. Para pilares com índice de esbeltez menor ou igual a 90 não é obrigatório considerar a fluência no cálculo do elemento estrutural.
IV. Em qualquer caso, não se permite pilar com seção transversal com área inferior a 360cm².
V. O método geral consiste na análise não linear de 2ª ordem efetuada com discretização adequada da barra, consideração da relação momento-curvatura real em cada seção e consideração da não linearidade geométrica de maneira não aproximada. O método geral é obrigatório para índice de esbeltez >90.
Considerando as afirmações acima, assinale a alternativa CORRETA:
Todas as afirmativas estão CORRETAS.
Estão corretas apenas as afirmativas I, III, IV e V.
Estão corretas apenas as afirmativas I, II, III e IV.
Estão corretas apenas as afirmativas I, III e IV.
De acordo com a ABNT NBR 6118:2014, o projeto de estruturas de concreto, traz alguns símbolos-base a fim de contribuir para a compreensão de seu significado na elaboração dos cálculos.
Assim sendo, é CORRETO afirmar que o símbolo-base “f” representa o(a):
Altura útil.
Resistência.
Altura total da estrutura ou de um lance de pilar.
Espaçamento entre as barras da armadura.
Considerando-se a NBR 6118: Projeto de estruturas de concreto - Procedimento, sobre as diretrizes para durabilidade das estruturas de concreto, analisar a sentença abaixo:
As estruturas de concreto devem ser projetadas e construídas de modo que, sob as condições ambientais previstas na época do projeto e quando utilizadas conforme preconizado em projeto, conservem sua segurança, estabilidade e aptidão em serviço durante o prazo correspondente à sua vida útil (1ª parte). Por vida útil de projeto, entende-se o período de tempo durante o qual se mantém as características das estruturas de concreto, sem nenhuma intervenção (2ª parte). O conceito de vida útil aplica-se somente à estrutura como um todo (3ª parte).
A sentença está:
Totalmente correta.
Correta somente em sua 1ª parte.
Correta somente em suas 1ª e 2ª partes.
Correta somente em suas 2ª e 3ª partes.
Totalmente incorreta.
Com relação ao item 13.2 da ABNT NBR 6118:2014, “Dimensões-limites”, analise as afirmativas a seguir, considerando V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
(_) A seção transversal das vigas não pode apresentar largura menor que 15 cm e a das vigas-parede, menor que 20 cm.
(_) A espessura mínima das lajes maciças é a que suporta veículos de peso total maior que 30 kN.
(_) A espessura da mesa de lajes nervuradas, quando não existirem tubulações horizontais embutidas, deve ser maior ou igual a 1/10 da distância entre as faces das nervuras e não menor que 5 cm.
A sequência correta é:
V – F – V;
F – V – F;
V – V – F;
F – F – V;
F – V – V.
De acordo com a NBR 6118, qual o limite mínimo para a espessura de uma laje maciça em balanço?
7cm
10cm
12cm
16cm
Em conformidade com a ABNT NBR 6118:2014 – Projeto de estruturas de concreto, são ditas lajes nervuradas “as lajes moldadas no local ou com nervuradas pré-moldadas, cuja zona de tração para momentos positivos esteja localizada nas nervuras entre as quais pode ser colocado material inerte”. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo:
I. A presença de tubulações embutidas impacta diretamente nos valores mínimos exigidos para a espessura da mesa nas lajes nervuradas, todavia é possível inclusive prever o cruzamento destas tubulações.
II. O cálculo das lajes nervuradas unidirecionais deve ocorrer segundo a direção das nervuras, desprezadas a rigidez transversal e a rigidez à torção.
III. Além de proporcionar a redução do peso próprio das lajes pré-fabricadas nervuradas, os elementos de enchimento também são empregues com a função de servir como fôrma para o concreto complementar.
IV. No projeto de lajes nervuradas, as verificações necessárias são prescritas de acordo com o espaçamento entre eixos de nervuras.
Quais estão corretas?
Apenas I e III.
Apenas II e III.
Apenas I, II e IV.
Apenas I, III e IV.
I, II, III e IV.
Consideram-se em boa situação, quanto à aderência, os trechos das barras que estejam em uma das posições seguintes: l. Com inclinação menor que 45º sobre a horizontal; Il. Horizontais ou com inclinação menor que 45º sobre a horizontal, desde que para elementos estruturais com h < 60 cm, localizados no máximo 30 cm acima da face inferior do elemento ou da junta de concretagem mais próxima; llI. Horizontais ou com inclinação menor que 45º sobre a horizontal, desde que para elementos estruturais com h > 60 cm, localizados no mínimo 30 cm acima da face superior do elemento ou da junta de concretagem mais próxima.
Está(ão) CORRETA(S):
Apenas l.
Apenas ll.
Apenas Ill.
Apenas l e Il.
l, ll, e lll.
Considerando-se a NBR 6118, sobre algumas definições, analisar os itens abaixo:
I. Estado-limite último está relacionado ao colapso ou a qualquer outra forma de ruína estrutural, que determine a paralisação do uso da estrutura.
II. Admite-se que o estado-limite de formação de fissuras é atingido quando a tensão de tração máxima, na seção transversal, for igual à fct,f.
III. Estado-limite de descompressão é o estado no qual, em um ou mais pontos da seção transversal, a tensão é normal, havendo tração no restante da seção.
Está(ão) CORRETO(S):
Somente o item I.
Somente os itens I e II.
Somente os itens I e III.
Somente os itens II e III.
Todos os itens.
No que diz respeito às dimensões-limites, detalhadas na ABNT NBR 6118/2014 – Projeto de estruturas de concreto – Procedimento, a prescrição de valores-limites mínimos para as dimensões de elementos estruturais de concreto tem como objetivo evitar um desempenho inaceitável para os elementos estruturais e propiciar condições de execução adequadas. Em relação ao exposto, assinale a alternativa INCORRETA com relação aos limites mínimos de espessura em lajes maciças.
12 cm para lajes que suportem veículos de peso total maior que 30 kN.
10 cm para lajes que suportem veículos de peso total menor ou igual a 30 kN.
10 cm para lajes em balanço.
8 cm para lajes de piso não em balanço.
5 cm para cobertura não em balanço.
A Norma NBR 6118:2014 (Projeto de estruturas de concreto-Procedimento) estabelece requisitos de segurança e de bom desempenho das estruturas de concreto armado, os quais, se não atendidos, caracterizam o chamado estado-limite. Um “Estado-limite Último” está relacionado ao colapso ou a qualquer outra forma de ruína estrutural que determine a paralisação total ou parcial do uso da estrutura.
Nos exames periciais de Engenharia, o Perito Criminal pode se deparar com situações que caracterizam um estado-limite último, dentre as quais podem ser corretamente citadas, EXCETO:
Fissuração de uma viga do subsolo de um estádio de futebol.
Flambagem de um pilar da área de lazer de uma escola estadual.
Queda, decorrente de incêndio, de parte de uma laje do estacionamento do Instituto de Criminalística.
Tombamento de parte de um muro de arrimo de um posto de saúde estadual.
No projeto de estruturas de concreto armado é de fundamental importância para a durabilidade e estabilidade da edificação a utilização de concreto e cobrimento adequados ao grau de agressividade que a construção está sujeita. Neste ponto, a NBR 6118:2014 divide os diferentes graus de agressividade ambiental em classes, tal como segue apresentado na tabela:
Classe de agressividade ambiental | Agressividade | Classificação geral do tipo de ambiente para efeito de projeto | Risco de deterioração da estrutura |
I | Fraca | Rural/Submersa | Insignificante |
II | Moderada | Urbana a, b | Pequeno |
III | Forte | Marinha a Industrial a, b | Grande |
IV | Muito Forte | Industrial a, c Respingo de maré | Elevado |
(adaptado de ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2014)
A partir da classe de agressividade que a edificação, ou suas partes, se enquadram, dados parâmetros de qualidade do concreto, assim como o tamanho de cobrimento, são especificados, sendo correto afirmar que:
O concreto empregado em ambiente de agressividade baixa deve possuir a relação água/cimento menor do que aquele empregado em ambientes de agressividade moderada.
A resistência a compressão mínima do concreto para elementos estruturais depende da classe de agressividade ambiental em que a edificação se enquadra, podendo esta possuir valor igual ou superior a 20 MPa, conforme o risco de deterioração da estrutura estabelecido.
O cobrimento nominal a ser empregado nos elementos de concreto não possui distinção entre as estruturas de concreto armado e as de concreto protendido.
Concretos utilizados em ambientes de agressividade muito forte podem utilizar relação água/ cimento em massa com valores acima da utilizada em ambientes de agressividade forte.
O cobrimento nominal empregado em elementos estruturais (lajes, vigas, pilares, fundações) de concreto armado deve ser o mesmo para toda a edificação.
Junta de dilatação parcial é a redução de espessura igual ou maior que __ da seção de concreto. Qual alternativa preenche, CORRETAMENTE, a lacuna?
5%.
10%.
15%.
20%.
25%.
Dos mecanismos preponderantes de deterioração relativos ao concreto, é o responsável por dissolver e carrear os compostos hidratados da pasta de cimento por ação de águas puras, carbônicas agressivas e ácidas:
Lixiviação.
Expansão por sulfato.
Reação álcali-agregado.
Despassivação por carbonatação.
Despassivação por ação de cloretos.
A norma ABNT-NBR 6118 (2014) é uma das principais a reger a construção civil no Brasil, especialmente porque trata do projeto de estruturas armadas. Para os efeitos deste documento, aplicam-se alguns termos e definições. Relacione o termo ao seu significado.
TERMOS
(A) Armadura ativa
(B) Armadura passiva
(C) Concreto estrutural
(D) Concreto armado
SIGNIFICADOS
( ) Espectro completo das aplicações do concreto como material estrutural.
( ) Armadura constituída por barras, fios isolados ou cordoalhas, destinada à produção de forças de protensão.
( ) Qualquer armadura que não seja usada para produzir forças de protensão, isto é, que não seja previamente alongada.
( ) Depende da aderência entre concreto e armadura, e nos quais não se aplicam alongamentos iniciais das armaduras antes da materialização dessa aderência.
A sequência correta dos termos citados e de suas definições é
(C); (A); (B); (D).
(A); (B); (D); (C).
(C); (B); (A); (D).
(D); (C); (B); (A).
De acordo com a ABNT NBR 6118:2014, a espessura mínima das lajes maciças que suportam veículos de peso total menor ou igual a 30 kN e a espessura mínima das lajes maciças que suportam veículos de peso total maior que 30 kN são, respectivamente:
7 cm e 8 cm;
8 cm e 10 cm;
10 cm e 12 cm;
12 cm e 15 cm;
15 cm e 16 cm.
Considerando-se a NBR 6118, sobre algumas definições, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:
Elementos de concreto simples estrutural são elementos estruturais elaborados com concreto que __________ qualquer tipo de armadura, ou que a possuem em quantidade _________ ao mínimo exigido para o concreto armado.
não possuem | igual
não possuem | inferior
possuem | igual
possuem | inferior
Em conformidade com as prescrições da ABNT NBR 6118:2014, quanto à parâmetros que visam a durabilidade das estruturas de concreto, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Quanto maior é a agressividade ambiental do meio, maior é o cobrimento nominal exigido.
( ) Quanto maior é a agressividade ambiental do meio, maior é a relação água/cimento exigida.
( ) Quanto maior é a agressividade ambiental do meio, menor é a resistência mecânica mínima exigida.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
F – F – V.
F – V – V.
V – V – V.
V – F – F.
V – V – F.
Os principais tipos de emendas de armaduras para concreto armado são tratados na seção 9.5 da norma 6118 (ABNT, 2014). Sobre disposições normativas referentes a emendas de barras por transpasse, podemos afirmar:
O transpasse não pode ser superior a 20 cm.
Somente são permitidas em barras com diâmetro superior a 25mm.
Não são permitidas emendas por transpasse em armaduras com bitola superior a 32 mm.
Não são permitidas emendas por transpasse de barras comprimidas
Para barras comprimidas, podem ser emendadas por transpasse numa mesma seção até 30% das barras.
De acordo com a NBR 6118:2014 na seção 6.4.2, para o projeto de estruturas em concreto armado, deve-se levar em conta a agressividade, sendo essa classificada de acordo com a tabela 6.1 abaixo:
Tabela 6.1 Classes de agressividade ambiental (CAA)

Acerca dos critérios que visam manter a durabilidade e o desempenho das estruturas, marque a alternativa CORRETA.
Quanto maior a agressividade ambiental a que estará exposta a estrutura de concreto, maior o fator água/cimento a ser adotado em sua composição.
A tolerância máxima de execução do cobrimento mínimo da armadura, para nível rigoroso de controle, está normalizada em 20mm.
A durabilidade das estruturas depende da espessura, mas independe da qualidade do concreto do cobrimento da armadura.
A resistência característica (fck) mínima do concreto independe da classe de agressividade ambiental, seja para o concreto armado, seja para o concreto protendido.
Pode-se admitir um microclima com uma classe de agressividade mais branda (uma classe acima) para ambientes internos secos.