Uma Escola Municipal de Educação Básica do município de São...
Imagem de fundo

Uma Escola Municipal de Educação Básica do município de São...

Uma Escola Municipal de Educação Básica do município de São Bernardo do Campo reuniu o corpo docente a fim de conhecerem mais a fundo a Lei Municipal no 6.316/ 2013, do citado município. Como abertura dos trabalhos, os professores debateram o quarto capítulo da obra de Alarcão (2011), intitulado “Gerir uma escola reflexiva”. Nesse capítulo, a autora discute “a organização da escola com vista à criação de condições de reflexibilidade individuais e coletivas e de requalificação profissional e institucional.” Na sequência, ao se dedicarem à Lei objetivo da reunião, os docentes tiveram suas atenções despertadas para o art. 53, o qual dispõe que “A Secretaria de Educação terá como atividade permanente o programa de qualificação profissional e funcional dos servidores efetivos dos Profissionais do Quadro do Magistério e Servidores da Educação Básica do Ensino Público Municipal” com seis objetivos, os quais explicita.


Analise a alternativa que apresenta, de forma correta, um dos objetivos enumerados no artigo em questão.


A

Busca de novos conhecimentos teórico-metodológicos para o desenvolvimento profissional e a transformação das práticas docentes, visando a obtenção de “bônus”.


B

Construção coletiva de estratégias para assegurar a aprendizagem dos alunos da rede municipal e o sucesso nas avaliações externas de todos os alunos da unidade escolar.


C

Formação permanente pautada no fortalecimento dos processos formativos na escola em sua relação com o coletivo da rede.


D

Aperfeiçoamento de habilidades importantes como comunicação, atualização de conhecimentos e até networking.


E

Inclusão de metodologias de ensino inovadoras nas propostas pedagógicas, em especial o ensino híbrido.