Imagem de fundo

Conforme o Currículo de Guararema, o aluno pode ser...

Conforme o Currículo de Guararema, o aluno pode ser considerado autônomo quando tiver habilidades que facilitem a autoaprendizagem e, para isso, é fundamental o engajamento do estudante em novas experiências, exercitando a liberdade de escolha e a autonomia na tomada de decisões. O referido documento especifica que “os métodos ativos incentivam o protagonismo do aluno”. Nesta perspectiva, o Currículo de Guararema afirma que são exemplos de métodos ativos:


A

a sequência didática, os projetos, os centros de experiência, o livro da vida, a heteronomia, o jornal mural e os seminários.


B

a sala de aula invertida, a aprendizagem baseada em problemas, a gamificação e o ensino híbrido.


C

a cultura maker, o positivismo, a contação de história (storytelling), a imprensa escolar, a escola-oficina, as artes cênicas e a dança.


D

a aula-conferência ou expositiva, os estudos do meio, o trabalho intradisciplinar, a realidade aumentada, a brincadeira, a cópia e a sala ambiente.


E

a aula-compartilhada, o design thinking, a midialogia e o tecnicismo, a correspondência escolar, o portfólio e a livre expressão.