Imagem de fundo

Cabe ao agente público zelar pela ética em suas ações e atitudes. “Ética, do ponto de v...

Cabe ao agente público zelar pela ética em suas ações e atitudes. “Ética, do ponto de vista da função pública, é o dever de prestar serviços adequados e com qualidade à sociedade, tendo em vista a moralidade, os bons costumes, o bom comportamento e a boa fé.

O comportamento é a reação do servidor diante de situações habituais ou inesperadas, devendo proceder tanto na vida pública quanto na privada de forma a dignificar a função como agente público.”


Fonte: (https://www.administracao.pr.gov.br/Recursos-Humanos/Pagina/Etica-e-Comportamento).


Assinale a alternativa que indica apenas os comportamentos inadequados do servidor público, considerando a Constituição Estadual (1989) e o Estatuto dos Funcionários Civis do Paraná (1970) que estabelecem, respectivamente, os direitos e deveres dos servidores públicos do estado do Paraná.


I - Levar ao conhecimento de autoridades superiores irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo ou função.

II - Revelar fato ou informação de natureza sigilosa de que tenha ciência, em razão do cargo ou função.

III - Valer-se de sua qualidade de servidor para melhor desempenhar atividade estranha às suas funções.

IV - Cometer a pessoa estranha ao serviço do Estado, salvo nos casos previstos em lei, o desempenho de encargo que lhe competir ou a seus subordinados.

V - Zelar pela economia e conservação do material que lhe for confiado.


A

Apenas I e II estão corretas.


B

Apenas I e IV estão corretas.


C

Apenas I e III estão corretas.


D

Apenas I e V estão corretas.


E

Apenas I está correta.