O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) é um instrumento de coleta, processamento, sistematização e disseminação de informações, com a finalidade de realizar a identificação e a caracterização socioeconômica das famílias de baixa renda que residem no território nacional. Sobre as definições dispostas no CadÚnico, é correto afirmar que
é considerada família de baixa renda a unidade composta por um ou mais indivíduos que contribuam para o rendimento ou tenham suas despesas atendidas pela unidade familiar e que sejam moradores em um mesmo domicílio.
é considerado responsável familiar indivíduo não membro da família e que não seja morador do domicílio, legalmente responsável por pessoas menores de dezesseis anos ou incapazes e responsável por prestar as informações ao CadÚnico.
são grupos populacionais tradicionais e específicos, grupos, organizados ou não, identificados pelas características socioculturais, econômicas ou conjunturais particulares e que demandam estratégias diferenciadas de cadastramento no CadÚnico.
a renda familiar mensal é a soma dos rendimentos brutos auferidos por todos os membros da família, incluindo benefícios e auxílios assistenciais de natureza eventual e temporária.
é considerado representante legal indivíduo membro da família, morador do domicílio, com idade mínima de dezesseis anos e, preferencialmente, do sexo feminino.