Questões de Concurso sobre Decreto n 89.817/1984 - Estabelece as Instruções Reguladoras das Normas Técnicas da Cartografia Nacional.

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
6 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

O Decreto nº 89.817, de 20 de junho de 1984, estabelece as Instruções Reguladoras das Normas Técnicas da Cartografia Nacional. Em seu artigo 9, esse decreto classifica as cartas, segundo a sua exatidão, nas Classes A, B e C.


Quanto às especificações dessas classes e quanto à exatidão de uma carta, analise as afirmativas a seguir.


I. A Classe C é a mais exigente quanto ao padrão de exatidão cartográfica, sendo o planimétrico de 0,5 mm na escala da carta, e sendo de 0,2 mm na escala da carta o erro-padrão correspondente.

II. O padrão de exatidão cartográfica altimétrico para a Classe C é de três quartos da equidistância entre as curvas de nível, sendo de metade desta equidistância o erro-padrão correspondente.

III. O padrão de exatidão cartográfica é um indicador estatístico de dispersão, relativo a 80% de probabilidade, que define a precisão de trabalhos cartográficos.

IV. O erro-padrão isolado num trabalho cartográfico, não deve ultrapassar 60,8% do padrão de exatidão cartográfica.


Estão corretas as afirmativas


A

I, II e IV.


B

I e III, apenas.


C

II e III, apenas.


D

II e IV, apenas.

Qual é o decreto que apresenta a classificação de uma carta analógica quanto à sua exatidão (Padrão de Exatidão Cartográfico – PEC)?



A

Decreto nº 89.817, de 20 de junho de 1984.


B

Decreto nº 13.133, de 09 de maio de 1988.


C

Decreto nº 14.166, de 11 de agosto de 1988.


D

Decreto nº 10.267, de 28 de agosto de 2001.


E

Decreto nº 8.764, de 31 de maio de 2016.

De acordo com o Decreto nº 89.817/84, as cartas, segundo sua exatidão, são classificadas nas classes A, B e C. Para uma carta ser classificada como A, para a altimetria, ela deve atender ao critério a seguir. Assinale a opção que indica o critério altimétrico que uma carta deve atender para ser classificada como classe A.

A
Apresentar metade da equidistância entre as curvas de nível, sendo de um terço desta equidistância o erro padrão correspondente.

B
Apresentar três quartos da equidistância entre as curvas de nível, sendo de metade desta equidistância o erro padrão correspondente.

C
Apresentar três quintos da equidistância entre as curvas de nível, sendo de dois quintos o erro padrão correspondente.

D
Apresentar um quarto da equidistância entre as curvas de nível, sendo de um terço desta equidistância o erro padrão correspondente.

E
Ter 0,5 mm, na escala da carta, sendo de 0,3 mm, na escala da carta, o erro padrão correspondente.

A legislação que rege o mapeamento sistemático brasileiro, especificamente o Decreto-Lei nº 243, de 28 de fevereiro de 1967, e o Decreto nº 89.817, de 20 de junho de 1984, estabelece a qualidade geométrica das cartas topográficas de acordo com o padrão de exatidão cartográfico (PEC) planimétrico e altimétrico. Ainda, de acordo com o art. 9º do Decreto no 89.817/84, as cartas topográficas, segundo sua exatidão, são classificadas nas Classes A, B e C. Com relação ao assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) Para as cartas topográficas na escala 1:50.000, classe A, o PEC altimétrico é 15 metros, sendo 10 metros o erro padrão.

( ) Para as cartas topográficas na escala 1:50.000, classe A, o PEC planimétrico é 25 metros, sendo 15 metros o erro padrão.

( ) Para as cartas topográficas na escala 1:10.000, classe A, o PEC planimétrico é 5 metros, sendo 3 metros o erro padrão.

( ) Para as cartas topográficas na escala 1:25.000, classe A, o PEC planimétrico é 10 metros, sendo 5 metros o erro padrão.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


A
V – V – F – F.

B
F – F – F – V.

C
F – V – V – F.

D
V – F – F – V.

E
F – V – V – V.
O Decreto no 89.817/1984 estabeleceu critérios para a classificação de cartas quanto à sua precisão e à distribuição de erros ao longo delas, utilizando um indicador estatístico da qualidade posicional denominado

A
Correção Diferencial.

B
Ajustamento de observações.

C
Padrão de Exatidão Cartográfica.

D
GeodataBase.

E
Referências de Nível.

A Presidência da República, através do Decreto No 89.817 de 20 de junho de 1984, estabeleceu as Instruções Reguladoras das Normas Técnicas da Cartografia Nacional onde, entre outros assuntos, dispõem sobre o Padrão de Exatidão Cartográfica ou PEC de uma carta.


Sobre esse tema, a alternativa correta é:


A

As cartas, segundo sua exatidão, são classificadas nas Classes “” ou “” ou “”.


B

80% dos pontos bem definidos numa carta, quando testados no terreno, não deverão apresentar erro superior ao PEC - planimétrico - estabelecido.


C

95% dos pontos isolados de altitude, obtidos por interpolação de curvas-de-nível, quando testados no terreno, não deverão apresentar erro superior ao PEC - altimétrico - estabelecido.


D

Padrão de Exatidão Cartográfica é um indicador estatístico de dispersão, relativo a 90% de probabilidade, que define a exatidão de trabalhos cartográficos.


E

Não é obrigatória a indicação na folha da Classe de exatidão da carta, uma vez que essa informação é de uso exclusivo dos produtores do material.

 
 
Gerar simulado