Imagem de fundo

O Estatuto do Idoso, Lei Nº 10.741/2003, destina-se a regular os direitos assegurados à...

O Estatuto do Idoso, Lei Nº 10.741/2003, destina-se a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos. Quanto aos direitos relativos à saúde, expressos nesse estatuto, assinale o item correto.


A

Caberá primeiramente ao médico assistente a decisão pelo tratamento de saúde que considerar mais favorável para o cuidado com o idoso.


B

Os maiores de setenta anos terão preferência especial sobre os demais idosos nos atendimentos de saúde, exceto em caso de emergência.


C

É facultada aos planos de saúde privados a cobrança de valores diferenciados em razão da idade, desde que informado aos órgãos competentes.


D

Caberá ao profissional de saúde responsável pelo tratamento conceder autorização para o acompanhamento do idoso ou, no caso de impossibilidade, justificá-la por escrito.