

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Indique a alternativa CORRETA, de acordo com os critérios adotados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, para colocação do menor em família substituta:
A lei confere preferência aos parentes mais próximos que mantenham vínculo de afinidade ou afetividade, em clara aproximação do conceito de família eudemonista.
A lei confere exclusivamente preferência aos parentes mais próximos, independentemente do vínculo de afinidade ou afetividade, a fim de garantir a permanência das relações socioafetivas.
A lei confere preferência aos irmãos e, na impossibilidade, a quaisquer dos parentes, com os quais a criança ou adolescente convive e mantém vínculo de afinidade e afetividade, adotando-se o conceito de família anaparental.
A lei não estipula diferenciação entre parentes e terceiros, utilizando como critério apenas o consentimento do maior de 12 (doze) anos de idade, colhido em audiência.
Em se tratando de criança ou adolescente indígena, a lei obriga que a colocação familiar ocorra exclusivamente no seio de sua comunidade ou junto a membros da mesma etnia.