

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Texto 1 para responder as questões de 1 a 5.
Considerando os elementos responsáveis pela coesão e pela coerência do texto, assinale a alternativa correta.
A substituição do pronome destacado na oração “que tem como missão fiscalizar, orientar, disciplinar e defender o exercício profissional de assistente social no estado de Minas Gerais” (linhas de 2 a 4) pela construção a qual preservaria a relação entre as orações que compõem o primeiro período do texto.
O autor não poderia empregar a construção Esse documento no lugar do termo “O documento” (linha 7), pois a relação entre os dois primeiros parágrafos seria comprometida.
Caso o autor substituísse o trecho “O documento traz um pouco do histórico de lutas da profissão e destaca as principais bandeiras da categoria” (linhas 7 e 8) pela redação O documento não só traz um pouco do histórico de lutas da profissão, mas destaca as principais bandeiras da categoria, a relação de sentido entre as orações seria mantida.
Seria possível, desde que não houvesse prejuízo à mensagem original, substituir pela conjunção conforme o vocábulo destacado na oração “como a redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais, sem redução salarial, prevista pela Lei Federal nº 12.317.” (linhas de 8 a 10).
A coesão e a coerência seriam preservadas, caso o autor optasse por empregar a redação a fim de que possam atuar nas escolas estaduais, em todos os níveis e modalidades, de acordo com a Lei Estadual nº 16.683, de 10 de janeiro de 2007. no lugar da construção “para que possam atuar nas escolas estaduais, em todos os níveis e modalidades, em consonância com a Lei Estadual nº 16.683, de 10 de janeiro de 2007.” (linhas de 14 a 17).