

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Medo da eternidade
Jamais esquecerei o meu aflitivo e dramático
contato com a eternidade. Quando eu era muito pe-
quena ainda não tinha provado chicles e mesmo em
Recife falava-se pouco deles. Eu nem sabia bem de
5 que espécie de bala ou bombom se tratava. Mesmo
o dinheiro que eu tinha não dava para comprar: com
o mesmo dinheiro eu lucraria não sei quantas balas.
Afinal minha irmã juntou dinheiro, comprou e ao
sairmos de casa para a escola me explicou:
10___—Tome cuidado para não perder, porque esta
bala nunca se acaba. Dura a vida inteira.
— Como não acaba? — Parei um instante na
rua, perplexa.
— Não acaba nunca, e pronto.
15___Eu estava boba: parecia-me ter sido transportada
para o reino de histórias de príncipes e fadas. Peguei
a pequena pastilha cor-de-rosa que representava o
elixir do longo prazer. Examinei-a, quase não podia
acreditar no milagre. Eu que, como outras crianças,
20 às vezes tirava da boca uma bala ainda inteira, para
chupar depois, só para fazê-la durar mais. E eis-me
com aquela coisa cor-de-rosa, de aparência tão inocente,
tornando possível o mundo impossível do qual
eu já começara a me dar conta.
25___Com delicadeza, terminei afinal pondo o chicle
na boca.
— E agora que é que eu faço? —Perguntei para
não errar no ritual que certamente deveria haver.
— Agora chupe o chicle para ir gostando do do-
30 cinho dele, e só depois que passar o gosto você co-
meça a mastigar. E aí mastiga a vida inteira. A menos
que você perca, eu já perdi vários.
Perder a eternidade? Nunca.
O adocicado do chicle era bonzinho, não podia
35 dizer que era ótimo. E, ainda perplexa, encaminhávamo-
nos para a escola.
— Acabou-se o docinho. E agora?
— Agora mastigue para sempre.
Assustei-me, não sabia dizer por quê Comecei a
40 mastigar e em breve tinha na boca aquele puxa-puxa
cinzento de borracha que não tinha gosto de nada.
Mastigava, mastigava. Mas me sentia contrafeita. Na
verdade eu não estava gostando do gosto. E a van-
tagem de ser bala eterna me enchia de uma espécie
45 de medo, como se tem diante da ideia de eternidade
ou de infinito.
Eu não quis confessar que não estava à altura da
eternidade. Que só me dava aflição. Enquanto isso,
eu mastigava obedientemente, sem parar.
50___Até que não suportei mais, e, atravessando o
portão da escola, dei um jeito de o chicle mastigado
cair no chão de areia.
— Olha só o que me aconteceu! — Disse eu em
fingidos espanto e tristeza. — Agora não posso mas-
55 tigar mais! A bala acabou!
— Já lhe disse, repetiu minha irmã, que ele não aca-
ba nunca. Mas a gente às vezes perde. Até de noite
a gente pode ir mastigando, mas para não engolir no
sono a gente prega o chicle na cama. Não fique triste,
60 um dia lhe dou outro, e esse você não perderá.
Eu estava envergonhada diante da bondade de
minha irmã, envergonhada da mentira que pregara
dizendo que o chicle caíra da boca por acaso.
Mas aliviada. Sem o peso da eternidade sobre
65 mim.
LISPECTOR, Clarice. Medo da eternidade. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, Caderno B, p.2, 6 jun. 1970.
No trecho “Agora não posso mastigar mais! A bala acabou!” (l. 54-55), o segundo período apresenta, em relação à informação explicitada no primeiro, uma noção de
causa
condição
consequência
modo
tempo