

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
TEXTO 1
TECNOLOGIA COM ALMA
ANDREA RAMAL
01 O universo virtual avança e a questão se coloca com mais força: a tecnologia vai tomar o lugar da
02 Humanidade? Com efeito, as relações interpessoais estão se modificando, e o elemento técnico já é
03 constitutivo da nova identidade humana.
04 Entretanto, por um certo prisma, nunca fomos tão humanos. Antes, nas empresas em que a
05 informação digital não circulava permanentemente e não era necessário renovar os conhecimentos a todo
06 instante, havia funções cristalizadas — chefes que detinham o poder e empregados que obedeciam
07 cumprindo rigorosamente seus papeis. Hoje, as empresas crescem na proporção em que são capazes de
08 criar novas redes de conhecimento entre funcionários e parceiros, e muitas o fazem por meio de ambientes
09 tecnológicos.
10 Isso exige mobilidade, troca, diálogo. Faz rever paradigmas e conceitos. Os projetos são assumidos
11 por equipes multidisciplinares, que precisam negociar com olhares diversos sobre o mesmo foco. Trabalhar
12 é marcar presença com sua identidade, é ser capaz de aprender e gerar mudanças. Tende a desaparecer
13 o trabalho-dependência do outro para surgir o trabalho-complementar ao do outro, que integra e associa
14 competências.
15 (...)
16 A palavra-chave deste momento é o link. “Laço”, em português. Laços entre sujeitos que só podem
17 entrar na roda, na rede, quando assumem o próprio papel e ganham lugar no mundo, mostrando sua cara.
18 Mais autônomos e também mais capazes de ser com o outro. Possivelmente, mais seguros. Certamente,
19 mais felizes. A tecnologia, o hipertextual, apenas materializa, com seus links, o que já estamos fazendo:
20 tornando-nos protagonistas da navegação no mundo e estabelecendo laços entre conhecimentos e
21 pessoas.
22 Não queremos nos tornar seres plugados em monitores; justamente por isso, parece que estamos
23 buscando maior qualidade ou, pelo menos, alternativas humanizadoras para nossas relações.
24 Os relacionamentos são agora mais complexos, devido à grande rede de pessoas com quem nos
25 comunicamos. O conceito de comunidade muda: de um bairro ou de uma cidade, ampliamos o horizonte
26 do local para o global. A tecnologia promove a criação de uma espécie de interdependência social.
27 O próximo passo: valer-nos da tecnologia para construir laços enquanto cidadãos, para que estas
28 identidades também ganhem espaço no jogo social, no qual ainda prevalece a relação bipolar obsoleta das
29 sociedades da era industrial, em que poucos possuem o saber, o capital e o poder
30 É preciso concretizar o link na vida cidadã para associar competências, estender o diálogo, garantir
31 o espaço do povo por meio desse vasto mundo cibernético de poder disseminado que se parece muito
32 mais com a democracia. Essa é uma das formas de utilização da Web ainda por explorar: seu enorme
33 potencial subversivo, contra a corrente da robotização.
34 É que queremos mais do que simplesmente tecnologia: buscamos um universo digital para servir
35 melhor a essas pessoas que, por meio dos links, dos hipertextos e das redes, expressam e acalentam um
36 único desejo: ser plenamente pessoas, com toda a humanidade que lhes foi destinada.
ANDREA RAMAL é doutora em educação pela PUC-Rio.
Disponível em: http://www.ipae.com.br/pub/pt/re/ae/89/materia7.htm. Acesso em: 29/11/2017.
TEXTO 2
A PROATIVIDADE NO AMBIENTE DE TRABALHO
Por José Roberto Marques
18/05/16
01 Hoje em dia, fala-se muito sobre proatividade e as vantagens de se ter alguém com essa
02 característica no trabalho. Mas, você sabe exatamente do que se trata? Consiste em
03 um comportamento de antecipação, em que a pessoa com essa qualidade toma a iniciativa na empresa,
04 seja na criação de projetos, seja na resolução de problemas, seja na organização de suas tarefas para que
05 elas sejam feitas antes do prazo final, caso haja algum imprevisto. Ser uma pessoa proativa não é esperar
06 receber ordens, é executar as atividades sem esperar o pedido superior. É buscar novos desafios a
07 procura de solucionar diferentes problemas e conseguir melhores resultados. Ao contrário do que muitos
08 pensam, esse profissional não quer passar por cima dos colegas, gestores e líderes. Na verdade, ele toma
09 a iniciativa, veste a camisa da empresa e tem coragem para prever e enfrentar novos desafios. No
10 ambiente de trabalho ele está sempre pesquisando, buscando coisas novas, realizando cursos,
11 especializações para agregar ainda mais a sua atuação profissional aos resultados da empresa. Visa ainda
12 ao bom andamento dos processos de trabalho, não só para ele como também para os demais
13 colaboradores. Pela sua positividade, sua dedicação e seu senso de coletividade, esses profissionais
14 conseguem envolver seus colegas, expressando assim mais uma qualidade muito buscada no mercado,
15 que é a capacidade de trabalhar em equipe, pois pessoas que conseguem trabalhar em conjunto sabem
16 como administrar conflitos, constroem confiança um ao outro e também promovem inovações dentro da
17 empresa. Além de todos esses benefícios, as pessoas proativas também conseguem destaque e
18 visibilidade de seus gestores.
19 Qualidades essenciais de uma pessoa proativa
20 Embora a proatividade possa se manifestar de diversas formas, existem algumas qualidades que são
21 fundamentais para uma pessoa que se antecipa às demandas e consegue ter um desempenho superior.
22 ∙ Conhecimento da cultura organizacional da empresa
23 Esse é o ponto fundamental, pois entender as normas de conduta, valores e crenças da organização é
24 essencial para que o colaborador consiga tomar decisões sem se distanciar dos objetivos da empresa e
25 sem esperar ordem de superiores.
26 ∙ 100% de dedicação à empresa
27 Buscar evoluir é desenvolver ainda mais a qualidade de ser um profissional proativo. Ficar se
28 preocupando em fazer apenas o que lhe é delegado e ficar na mesmice, é pensamento de pessoas que
29 não querem alcançar o sucesso. Mostrar capacidade e vontade de contribuir com a empresa faz muita
30 diferença na carreira de todo profissional.
31 ∙ Aperfeiçoamento dos conhecimentos
32 Especializar-se é sempre muito bom. Investir em cursos que podem ajudar ainda mais
33 no desenvolvimento é importantíssimo. Quanto mais qualificado, mais as oportunidades aparecerão e bem
34 mais preparado o profissional se sentirá.
35 ∙ Flexibilidade
36 Mostrar-se sempre aberto às novidades e pronto para colocá-las em prática demonstra flexibilidade.
37 Procurar ajuda de colegas também é imprescindível, uma vez que a colaboração de todos é fundamental
38 para o crescimento da empresa.
Disponível em: http://www.ibccoaching.com.br/portal/comportamento/proatividade-ambiente-trabalho/
Acesso em 25/10/2017 (Adaptado)
TEXTO 3

Disponível em: https://www.google.com.br/search?q=charge+trabalho&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjI8veq8 4zXAhWBEZAKHeCwAcUQ_AUICigB&biw=1280&bih=694#imgrc=wIL0At-99aIfnM. Acesso em: 29/11/2017.
Releia os Textos 1 e 3. A frase do Texto 1 que estabelece uma relação com a crítica feita pelo Texto 3 é, EXCETO:
“Isso exige mobilidade, troca, diálogo. Faz rever paradigmas e conceitos.” (linha 10)
“Os projetos são assumidos por equipes multidisciplinares.” (linhas 10 e 11)
“Essa é uma das formas de utilização da Web ainda por explorar: seu enorme potencial subversivo, contra a corrente da robotização.” (linhas 32 e 33)
“Tende a desaparecer o trabalho-dependência do outro para surgir o trabalho-complementar ao do outro, que integra e associa competências.” (linhas 12 a 14)