Imagem de fundo

Assinale a única alternativa CORRETA com relação à formação...

Assinale a única alternativa CORRETA com relação à formação do plural dos substantivos conforme a norma-padrão da língua portuguesa:


A

O plural do substantivo “peru” é “peruis”, pois o plural de substantivos terminados em “-ru” forma-se sempre com o acréscimo de “-is” ao singular.


B

O plural do substantivo “xadrez” é “xadrezes”, pois o plural de substantivos terminados em “-r”, “-z” e “-n” forma-se com o acréscimo de “-es” ao singular.


C

O plural do substantivo “balão” é “balãos”, pois o plural de substantivos terminados em “-ão” forma-se sempre com o acréscimo de “-s” ao singular.


D

O plural do substantivo “cidadão” é “cidadões”, pois o plural de substantivos terminados em “-ão” e iniciados por consoante forma-se a partir da mudança da terminação “-ão” para a terminação “-ões”.