

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Saber se comunicar é ter a capacidade de escolher a variante linguística adequada a cada situação sociocomunicativa. Nas assertivas abaixo, as variantes linguísticas são comparadas ao gênero do texto indicado entre parênteses, à exceção de uma. Assinale-a.
"Os problemas mais graves de nossa vida social estão relacionados a problemas de educação". (Introdução a um texto dissertativo).
"Tu que tá querendo esculhamba a nossa festa, sabe que a coisa pode acabá pegando pra você" (Ameaça feita por um presidiário a um companheiro de cela).
"Não espere, esperando, espere vivendo". (Pensamento inserido num dicionário de citações).
"A história que começou há duas décadas se materializa hoje com a chegada definitiva deste programa social que vai retirar da miséria absoluta grande parte de nossa população". (Discurso de uma autoridade numa comunicação solene).
"Hoje, quando já fazem mais de dez anos que começamos esse programa de apoio a nossos universitários, chegamos nesta situação de conforto..." (Discurso de professor universitário a seus pares).