Imagem de fundo

Sobre o emprego de alguns sinais de pontuação no Texto 1...

TEXTO 1


Os camelos do Islã

Por Reinaldo José Lopes


__Quando a gente pensa em eventos históricos, precisa sempre levar em conta um termo meio técnico, meio filosófico, sem o qual é muito fácil cometer escorregadas feias. O termo é contingência. Em outras palavras, o papel do que poderíamos chamar de coincidência ou acaso em mover as engrenagens da história, e o fato de que os eventos históricos são caóticos, quase que no sentido físico do termo: alterações minúsculas podem conduzir a efeitos gigantes.

__Por que estou me saindo com essa conversa mole? Bem, porque escrevi não faz muito tempo uma reportagem para esta Folha contando como uma série de alterações climáticas ligadas a erupções de vulcões a partir do século 6º d.C. parecem ter contribuído para acabar com o mundo antigo e “criar” a Idade Média.

__No texto original, acabou não cabendo um detalhe absolutamente fascinante: segundo os modelos computacionais climáticos usados pelos pesquisadores suíços que assinam o estudo, um dos efeitos do frio intenso trazido pela erupção vulcânica pode ter sido um considerável aumento da umidade — chuva, portanto — na Arábia. E daí, perguntará você?

__Bom, mais chuva = mais grama para os camelos e cavalos comerem. Mais camelos e cavalos = mais poderio militar para as tribos árabes. As quais, no período de que estamos falando, tinham acabado de adotar uma nova e empolgante ideologia religiosa trazida por um certo profeta chamado Maomé — uma ideologia que estava “pronta para exportação”, digamos assim.

__Aí a gente cai de novo na tal da contingência. A expansão árabe certamente não teria acontecido sem o surgimento do Islã — mas talvez não fosse viável sem aquele monte de camelos e cavalos que só nasceram graças a algumas erupções vulcânicas. Fatores assim interagem o tempo todo, e dificilmente a gente tem clareza suficiente para entendê-los na hora em que estão ocorrendo, ou mesmo muitos séculos depois.


In: http://darwinedeus.blogfolha.uol.com.br/2016/03/08/oscamelos-do-isla/ Acesso em: 30 set. 2016.

Sobre o emprego de alguns sinais de pontuação no Texto 1, assinale a alternativa correta.


A

A articulação de “O termo é contingência.” (1º parágrafo) ao período anterior por meio de vírgula, além de contrariar a norma-padrão vigente, daria um destaque desnecessário a esse período curto.


B

Em: “os eventos históricos são caóticos: alterações minúsculas podem conduzir a efeitos gigantes” (1º parágrafo), os dois-pontos introduzem uma espécie de explicação do que foi dito antes.


C

O emprego do sinal de interrogação em: “Por que estou me saindo com essa conversa mole?” (2º parágrafo) mostra-se inadequado, já que o autor não espera, de fato, obter uma resposta do leitor.


D

As vírgulas em: “As quais, no período de que estamos falando, tinham acabado de adotar uma nova e empolgante ideologia religiosa” separam um segmento que alude a uma circunstância de lugar.


E

Em: “A expansão árabe certamente não teria acontecido sem o surgimento do Islã — mas talvez não fosse viável sem aquele monte de camelos e cavalos” (5º parágrafo), a substituição do travessão por vírgula iria contrariar o que prescreve a norma vigente.