Imagem de fundo

No trecho anterior,

Trecho para as questões 04 e 05



Infelizmente, a maioria das tarefas que geram esse tipo de reação não “se desfaz” com o simples passar do tempo. Os deveres permanecem por fazer e tendem a ocupar um espaço significativo em nossa mente, o que intensifica as sensações de culpa, medo e distração.

De forma alternativa, a maioria das pessoas espera que a sensação de pressão psicológica esteja em vigor, antes de começar a adotar qualquer medida para resolver a situação.


No trecho anterior,


A

o pronome “que” presente em “o que intensifica as sensações de culpa, medo e distração” é um pronome demonstrativo.


B

o “infelizmente” é um modalizador, pois toma por escopo toda a sentença incidindo sobre ela uma avaliação do falante.


C

o pronome “se” em “se desfaz” é índice de indeterminação do sujeito, motivo pelo qual o verbo está na 3ª pessoa do singular.


D

a preposição “para” em “para resolver a situação” pode ser substituída, sem alterar o sentido e sem erro gramatical, por “como”.


E

o verbo “intensificar” em “intensifica as sensações de culpa, medo e distração” é transitivo direto e indireto.