Questões de Concurso sobre Classificação dos verbos quanto à predicação (transitividade)

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
696 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

"Os professores também percebem que ela traz diversos desafios, como a dispersão dos alunos."


O verbo 'perceber' atua como transitivo direto, sem uso de complemento preposicionado. Agora, analise a regência de outros verbos nos trechos a seguir e complete-os adequadamente com os termos indicados na alternativa correta.


I.Ninguém ___responsabiliza pelos danos causados.

II.Dedicamos- ___a mais pura amizade.

III.Nós já ___ perdoamos a falta.

IV. Ensinei- ___ a falar inglês.


A sequência que completa corretamente as lacunas é:


A

lhe, lhe, o, lhe.


B

lhe, o, o, lhe.


C

o, lhe, lhe, o.


D

o, na, lhe, lhe.

No segmento "o espaço passou a ser também um local de visitação controlada", o verbo "passar" integra uma locução verbal. Sob o aspecto da sintaxe de regência e da predicação verbal neste contexto específico, o verbo destacado constitui uma estrutura de:


A

Ligação.


B

Transitividade indireta.


C

Transitividade direta.


D

Intransitividade relativa.

"Por isso, ela pede às pessoas que raspem a comida dos pratos, usem ralos nas pias e evitem despejar na pia cremes e alimentos líquidos, como molhos ou caldos."


Examine a transitividade do verbo 'pedir' e identifique a alternativa correta.


A

Atua como verbo transitivo direto, com objeto direto preposicionado, o que justifica o emprego da crase.


B

Atua como bitransitivo, possuindo tanto complementos diretos quanto indiretos.


C

Atua como verbo transitivo indireto, pois exige um complemento introduzido por preposição, sendo 'às pessoas' o objeto indireto.


D

Atua como verbo intransitivo e impessoal sem complementos expressos na oração.

"Diferentemente dos transtornos de comportamento alimentar do passado, a mudança levou esses jovens a comprar e consumir produtos cosméticos de forma compulsiva."


Os verbos podem apresentar diferentes transitividades, conforme o contexto em que são empregados. Considerando a regência do verbo 'levar', no contexto e fora dele, bem como a de outros verbos, assinale V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas.


(__) No contexto apresentado, o verbo 'levar' classifica-se como bitransitivo, por apresentar complemento direto e indireto.

(__) Na frase 'Não desistiu dos seus projetos; levou-os enquanto viveu', o verbo 'levar' atua como transitivo direto.

(__) O verbo 'confraternizar' é pronominal, podendo ser empregado com o pronome 'se', como em 'Após o campeonato, os atletas se confraternizaram até tarde'.

(__) O verbo 'custar', no sentido de 'ser custoso' ou 'difícil', pode ser empregado como transitivo indireto, regendo a preposição 'a', conforme se observa em 'Custou-me a descobrir seu telefone'.


Identifique a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.


A

V, V, F, V.


B

V, V, F, F.


C

V, V, V, V.


D

F, F, V, V.


E

F, V, F, V.

"O país colhe grãos, mas também amplia a oferta de matéria-prima para etanol, biodiesel, biometano e novas alternativas energéticas.


Analise a transitividade dos verbos 'colher' e 'ampliar' no trecho e nos diferentes contextos que serão apresentados. Assinale V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas.


(__) O verbo 'colher' atua como transitivo direto, podendo variar sua transitividade conforme o contexto, como na frase "Quando começou a chover, minha mãe colheu a roupa do varal para não molhar", em que assume função bitransitiva.

(__) O verbo 'colher', no contexto, atua com a mesma transitividade observada na frase "Quando era criança, o menino colhia passarinhos escondido dos pais".

(__) O verbo ampliar atua como transitivo direto, assim como na frase "A indústria faz campanha para ampliar o uso de seus produtos".

(__) O verbo 'ampliar', no contexto, apresenta transitividade distinta da apresentada na frase " Ampliara a fazenda com as terras que adquirira dos vizinhos".


Após análise das afirmativas, identifique a sequência CORRETA.


A

F, F, F, V.


B

F, V, V, F.


C

V, V, V, V.


D

F, F, V, V.


E

V, V, V, F.

De acordo com o contexto sintático, na oração “[...] cuja superfície pareceria intocada não estivesse ele a navegar”, como se classifica, quanto ao sentido, o verbo destacado?


A

Intransitivo.


B

Transitivo direto.


C

Transitivo indireto.


D

De ligação.


E

De ação.

"O primeiro foguete comercial lançado a partir de uma base brasileira explodiu minutos depois de decolar da Base de Alcântara, no Maranhão, na noite de segunda-feira (22/12)."


Analise a transitividade do verbo 'explodir' no trecho acima e, em seguida, observe seu emprego nos enunciados a seguir:


I.O Rio Grande do Sul é um barril de pólvora pronto a explodir novamente.

II.As flores explodiram coloridas.

III.A plateia explodiu em uma uníssona gargalhada.

IV.A população das cidades explodiu nos últimos tempos.


É correto afirmar que o verbo 'explodir' mantém a mesma transitividade apresentada no texto em:


A

I, II e IV, apenas.


B

I, II, III e IV.


C

II, apenas.


D

I e IV, apenas.

"Tramita" no Congresso proposta que exige autorização "explícita" para esse tipo de uso em edifícios residenciais.


Considerando a transitividade do verbo destacado e a função sintática do termo "explícita", é CORRETO afirmar que:


A

"Tramita" é verbo transitivo direto, tendo como objeto direto o termo "proposta", e "explícita" exerce função de predicativo do objeto, pois atribui qualidade à autorização resultante da ação verbal.


B

"Tramita" é verbo transitivo indireto, exigindo complemento regido por preposição, e "explícita" exerce função de complemento nominal por completar o sentido de "autorização".


C

"Tramita" é verbo intransitivo; "explícita" exerce função de adjunto adnominal do núcleo do objeto direto "autorização", qualificando substantivo ao qual se vincula na estrutura sintática do período.


D

"Tramita" constitui verbo de ligação, ligando o sujeito "proposta" ao predicativo "no Congresso", e "explícita" exerce função de predicativo do sujeito dentro da oração subordinada adjetiva.

No trecho acima, a regência do verbo “compreender” está descrita de forma CORRETA em qual alternativa abaixo?


A

Transitiva indireta [compreender a quem?].


B

Verbal.


C

Verbal.


D

Transitiva direta [compreender o que?].


E

Intransitiva [compreender e ponto].

Em "A missão Artemis 2 partiu com sucesso ontem", o verbo destacado é classificado como:


A

Transitivo direto.


B

Transitivo indireto.


C

Intransitivo.


D

De ligação.


E

Transitivo direto e indireto.

O verbo que possui o mesmo tipo de complemento que o da frase "as cidades ocidentais modernas sempre mantiveram vários sinais de abertura", está sublinhado em:


A

"As cidades modernas foram sempre marcadas por desigualdades sociais ... "


B

"As ruas abertas representam uma das imagens mais vivas da cidade moderna."


C

"Esses sinais contribuíram para manter o valor positivo ... "


D

"Essa ficção ajudou a destruir a ordem social estamental que a precedeu."


E

"O espaço da cidade é aberto para ser usado e usufruído por qualquer um..."

Observe os verbos destacados e, em seguida, assinale a opção que apresenta, respectivamente, a classificação correta, aplicada ao contexto da sentença.


Aquele homem era um visionário que vivia uma vida simples, pois acreditava que devia sua gratidão aos amigos antes de finalmente morrer em paz.


A

Transitivo direto; transitivo direto; intransitivo e transitivo direto e indireto.


B

Verbo de ligação; transitivo direto; transitivo direto e indireto e intransitivo.


C

Intransitivo; transitivo direto e indireto; transitivo direto e verbo de ligação.


D

Verbo de ligação; intransitivo; transitivo direto e indireto e transitivo direto.

“[...] garantindo-lhes segurança, respeito e condições dignas [...]”


O verbo “garantir”, nesse contexto, apresenta:


A

Bitransitividade, em que “segurança, respeito e condições dignas” são seus objetos diretos, e o pronome “lhes” é seu objeto indireto.


B

Transitividade indireta, em que o pronome “lhes” é seu objeto indireto.


C

Intransitividade, uma vez que apresenta autossuficiência sintático-semântica.


D

Transitividade direta, em que “segurança, respeito e condições dignas” são seus objetos diretos.

Para responder às questões 36 e 37, considere a tirinha abaixo:



Fonte: QUINO. Mafalda inédita. São Paulo: Martins Fontes, 1993.


Assinale a alternativa que indica, correta e respectivamente, a classificação da transitividade das formas verbais presentes nos trechos a seguir, considerando seu contexto de ocorrência na tirinha:


“Eu gosto do Natal”.

“Como eu fico feliz”.

“O quanto eu me amo”.


A

Transitivo direto – transitivo direto – transitivo direto.


B

Transitivo indireto – transitivo direto – transitivo indireto.


C

Transitivo direto – ligação – transitivo indireto.


D

Transitivo indireto – ligação – transitivo direto.

Analise as frases a seguir e classifique a transitividade dos verbos destacados:


I. Obedecemos às normas do regimento escolar.

II. O diretor informou a mudança aos pais.

III. O sol nasceu radiante nesta manhã.

IV. Encontramos a solução do problema pedagógico.


Assinale a alternativa que apresenta a classificação correta da transitividade verbal, na ordem em que os verbos aparecem:


A

VTI, VTDI, VI, VTD.


B

VTD, VTD, VI, VTI.


C

VTI, VTD e VTI, VI, VTI.


D

VTI, VTD, VI, VTD.


E

VTD, VTI, VI, VTD e VTI.

No trecho “O fórum contará com a participação de mais de 3 mil delegados” (2º parágrafo), a palavra em destaque é classificada como verbo:


A

intransitivo


B

transitivo direto


C

transitivo indireto


D

transitivo direto e indireto

Analise sintaticamente o verbo CONTAR na frase falada pelo pássaro engaiolado. De acordo com a gramática normativa, esse verbo classifica-se, neste contexto específico, como:


A

Transitivo direto, tendo o pronome Ihe como seu objeto e complemento direto, sem a exigência de preposição.


B

Intransitivo, pois a ação de relatar ou conversar com um animal não exige complementos obrigatórios na frase.


C

Transitivo direto e indireto (bitransitivo), apresentando a oração como é o mundo lá fora como objeto direto e o pronome oblíquo Ihe como objeto indireto.


D

Transitivo indireto exclusivo, visto que o ato de comunicação no discurso exige a presença de um interlocutor passivo.

Em “Não nos contaram que amor não é acionado [...]”, o verbo contar, quanto à regência, é:


A

transitivo indireto, em que o pronome nos é seu objeto indireto.


B

intransitivo, pois apresenta autossuficiência sintático-semântica no contexto em que se insere.


C

transitivo direto, em que a oração que amor não é acionado é seu objeto direto.


D

bitransitivo, em que a oração que amor não é acionado é seu objeto direto e o pronome nos é seu objeto indireto.

"Arqueólogos que trabalham na antiga cidade de Oxirrinco, no Egito, desenterraram uma múmia com uma passagem da "Ilíada" de Homero presa ao abdômen, numa descoberta inédita."


Considerando a regência do verbo 'trabalhar', no contexto, identifique a alternativa que apresenta o verbo destacado com a mesma transitividade.


A

Como guia turístico, sabe de tudo do continente europeu.


B

Ele nunca pode conversar com os filhos, pois está sempre envolvido com negócios.


C

Faça como seus vizinhos, que não cuidam da vida alheia.


D

Devia a todos os agiotas da cidade, mas continuava comprando em outras cidades.

Analise as frases a seguir e classifique a transitividade dos verbos destacados:


I. Os alunos precisam de orientação constante.

II. Marcelo comprou um carro.

III. A verdade apareceu inesperadamente.

IV. Confio em sua capacidade de superação.


Assinale a alternativa que apresenta a classificação correta da transitividade verbal, na ordem em que os verbos aparecem:


A

VTI, VTD, VI, VTI.


B

VTD, VTD, VI, VTI.


C

VTI, VTI, VI, VTI.


D

VTI, VTD, VI, VTD.


E

VTD, VTI, VI, VTD.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado