

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
“A sociedade do século XXI é ditada pelo acender e o apagar das luzes, pelo virtual representado nas telas dos computadores, de conexões hipertextuais, pelas características da sociedade tecidas nos ambientes digitais on-line; trata-se de uma sociedade assinalada por transformações intensas num novo contexto em que os gêneros do discurso assumem a configuração dos gêneros midiáticos. Esses gêneros ganharam os espaços não lineares e céleres da internet”. (Fonte: NOGUEIRA, F. C. Relações entre fazeres e saberes: gêneros midiáticos presentes na internet e contexto escolar. International Congress of Critical Applied Linguistics. Brasília, 19-21 outubro de 2015. Disponível em: https://www.uel.br/projetos/iccal/pages/https://arquivos.infra-questoes.grancursosonline.com.br/arquivos/ANAIS/DISCURSO/RELACOES%20ENTRE%20FAZERES%20E%20SABERES.pdf. Acesso em 29 mar. 2022).
Sobre os gêneros midiáticos, é correto afirmar que:
Os jovens não precisam de orientação dos professores para o uso produtivo dos gêneros disponíveis na internet, uma vez que os alunos passam grande parte do tempo navegando na internet.
Os gêneros midiáticos são elementos constituintes do universo informático e informacional nos dias atuais. Trata-se de um fenômeno sociocultural presente na internet [...]. Embora, a característica de permanência em muitos elementos, esses gêneros são dinâmicos e surgem em função das necessidades e atividades postas no contexto cibernético.
O sucesso da internet e dos gêneros midiáticos, ou, digitais, ou, eletrônicos, ou, virtuais deve-se ao fato de reunir num só meio apenas uma forma de expressão, que é o texto escrito por conta do status que a escrita assume na internet.
Os gêneros em ambientes virtuais estão em processo constante de interação, apresentando notável preferência pela escrita, em detrimento da fala, das imagens, das músicas e do movimento.
A existência dos diversos gêneros implica numa tomada de posição por educadores preocupados em compreender a realidade; uma postura no sentido de estabelecer uma leitura acrítica frente a essa nova configuração social. Textos diversos desprovidos de ideologias circulam nas mídias.