Imagem de fundo

“O conceito de aluno protagonista coloca a criança ou o adolescente como centro do proc...

“O conceito de aluno protagonista coloca a criança ou o adolescente como centro do processo de aprendizagem, desenvolvendo um papel ativo, no qual ele é incentivado a expor suas ideias, debater e pesquisar. É essencial que o professor tenha clareza das competências que pretende desenvolver e trace indicadores para acompanhar o avanço das aprendizagens. Luciana afirma que “trabalhar em grupo ou usar a monitoria dos estudantes que apresentam mais conhecimento sobre determinado conteúdo podem ser formas de organização dessas atividades””.


Fonte: (https://novaescola.org.br/conteudo/21187 – Fragmento retirado do texto “Escuta dos alunos e atividades interdisciplinares são opções para recompor a aprendizagem”).


Avalie as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas, considerando o que nos apresenta Cegalla.


( ) Em essencial, ocorrem dois dígrafos; em trabalhar ocorrem, dois encontros consonantais.

( ) O vocábulo aprendizagem é formado por parassíntese.

( ) criança e adolescente são cognatos.

( ) Nas palavras conceito e em criança, ocorrem dígrafo e ditongo.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

A

V – V – V – V.

B

F – F – V – V.

C

V – V – F – F.

D

F – F – F – F.

E

F – V – V – V.