Imagem de fundo

A metodologia do ensino de Língua Portuguesa como língua...

A metodologia do ensino de Língua Portuguesa como língua materna passou por várias concepções de língua e linguagem, até chegarmos ao momento atual no seu desenvolvimento.


Nesse sentido, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas.


( ) A linguagem já foi entendida como a “expressão do pensamento”. Nesta concepção, atividades analíticas de descrição e estudo explícito da gramática seriam a base do bom raciocínio e por consequência formariam o bom leitor/escritor.

( ) De acordo com a concepção construtivista, para apropriar-se da escrita o estudante deve refletir sobre o sistema de escrita, seus usos e suas funções, trabalhando diversos gêneros em todas as etapas do ensino.

( ) A partir dos anos 70 a linguagem passa a ser compreendida como instrumento de comunicação. A partir disso, as aulas de língua portuguesa enfocavam aspectos normativos e descritivos da língua em gêneros literários.

( ) Com os estudos de Bakhtin/Volochinov a linguagem passa a ser compreendida em sua dimensão enunciativo-discursiva, a expressão é considerada uma representação da realidade e o aluno deve aprender a reconhecer e produzir textos a partir de modelos de gêneros textuais.


A sequência correta, de cima para baixo, é:


A

F – V – F – V


B

F – F – V – V


C

V – V – F – F


D

V – F – V – F